Disponível em: https://twitter.com. Acesso em: 13 jul. 2021.
Considerando-se as normas sanitárias defendidas pelas autoridades ao redor do mundo, o cartum tem objetivo de criticar a
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Tribus urbanas, ¿Te identificas?
Mechones de colores, piercings, tatuajes, maquillaje facial, patinetas, tenis, estos elementos integran la personalidad de 20 millones de jóvenes en el país, la cifra más alta de este sector de la población alcanzada en años.
En otras palabras, en México predominan los jóvenes, no así los programas federales destinados a su atención. Cada año, miles de ellos son rechazados de las universidades públicas, con lo que queda descartada la consecución de un proyecto escolar; y si a eso le sumamos el desempleo juvenil por falta de experiencia o la contratación con sueldos miserables, se agudiza la crisis entre los chavos de diversas edades.
La comprensión de la problemática por la que atraviesan debería comenzar con el respeto a sus identidades, aquellas que el sociólogo italiano Michel Maffesoli nombró como “tribus urbanas”, mejor llamadas identidades urbanas. En entrevista, el antropólogo y director de UFM Alterna de la UAEM, Francisco López, habla de estos grupos y cómo es posible atenderlos desde el sector gubernamental.
Concepto
Paco López define a las identidades urbanas como “las formas que los jóvenes tienen de distinguirse y de marcar una diferencia entre el mundo adulto, para vivir su tiempo”. Para comenzar a hablar de la presencia de las identidades urbanas en Cuernavaca, el antropólogo precisa que nuestra ciudad siempre se ha visto influenciada por lo que se desarrolla en las grandes urbes, como lo es el Distrito Federal. Por ello, hay que echar un vistazo a lo que sucede en ellas.
Disponible en:http://www.diariodemorelos.com/index.php?option=com_content&task=view&id=85902&Itemid=80.Acceso el 22 de agosto de2011. Fragmento
Lee una vez más el fragmento del texto: “En otras palabras, en México predominan los jóvenes, no así los programas federales destinados a su atención. Cada año, miles de ellos son rechazados de las universidades públicas,...”En el contexto las palabras destacadas se refieren a
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UNIT) Em relação à gametogênese humana, é correto afirmar:
- Geografia | 5.1 População
Examine o gráfico.
Sobre a evolução da mortalidade infantil no Brasil e suas possíveis causas, é correto afirmar que, no período analisado:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UNESP) Aristóteles procurou explicar os fenômenos naturais a partir de argumentos teleológicos. A palavra teleologia provém de dois termos gregos, telos (fim, meta, propósito) e logos (razão, explicação), ou seja, uma “razão de algo em função de seus fins” ou uma “explicação que se serve de propósitos ou de fins”. Na explicação teleológica, se algo existe e tem uma finalidade, é porque existe uma razão para essa finalidade. Neste sentido, uma explicação teleológica estará centralizada na finalidade de alguma coisa. Por exemplo, na explicação teleológica, nossos dedos são articulados para que possamos manipular objetos, ao contrário da explicação não teleológica, que afirma que manipulamos objetos porque nossos dedos são articulados.
(Matheus de M. Silveira. Argumentos – Revista de Filosofia, julho/dezembro de 2016. Adaptado.) et al.
Considerando as características adaptativas dos organismos, a teleologia
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia um texto sobre a importância das histórias contadas nas sociedades africanas do passado.
Antes da chegada dos árabes e dos europeus à África Subsaariana (ao Sul do deserto do Saara) – os primeiros em torno do século X e os demais na metade do século XV –, as sociedades africanas da região não conheciam a escrita. Por isso, todo conhecimento era guardado na memória de “especialistas”, os griôs, que transmitiam o que sabiam a seus sucessores. Eles desempenhavam o papel de guardiões das histórias dos reis e de seus grandes feitos; das migrações dos povos; do passado das famílias, e também das explicações sobre a criação e a organização do mundo.
A arte de memorizar narrativas aprendidas com os mais velhos e de contar histórias, prendendo a atenção da plateia, é muito mais desenvolvida nas comunidades em que a palavra escrita e os livros não têm grande presença e função social. E essa é uma marca das sociedades africanas tradicionais.
BADOE, Adwoa. Histórias de Ananse. São Paulo: Edições SM, 2006. p.89 – 90.
A partir da leitura do texto, pode-se concluir que