Os ônibus A e B operam em um mesmo terminal e realizam rotas distintas. O ônibus A completa sua rota e retorna ao terminal em 60 minutos. Já o ônibus B consegue completar a rota e retornar em 90 minutos. Todos os dias, os dois ônibus partem juntos do terminal, às 5h da manhã, e encerram seu expediente à meia-noite.
Diariamente, após a partida e até o fim do expediente, quantas vezes os ônibus A e B se encontram no terminal e qual o último horário em que isso ocorre?
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UPE) Como era a higiene no Palácio de Versalhes no século XVII?
Na época, os cuidados com a limpeza eram precários na Europa. Até mesmo o Palácio de Versalhes tinha a fama de ser imundo e habitado por moradores que não tinham higiene. Sem saneamento básico, a população vivia em meio à sujeira e a roedores. Essa condição também foi uma das causadoras da pandemia de peste bubônica, ou peste negra, como ficou conhecida. Anteriormente, a doença, transmitida pela picada de pulga, dizimou um terço da população europeia, entre a realeza e a plebe, no século XIV. Antes considerada um castigo de Deus, a peste trouxe o conceito de higiene pessoal ao mundo e, a passos lentos, mudou hábitos até chegar às pessoas limpas e cheirosas que conhecemos hoje.
Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/como-era-a-higiene-no-palacio-de-versalhes-no-seculo-17/ (Adaptado)
Considerando o que foi exposto no texto em relação à Europa no passado e comparando-se à realidade atual das políticas públicas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
- Biologia | 09. Botânica
Hormônios vegetais atuam em concentrações muito reduzidas sobre grupos de células específicas. Sobre os hormônios vegetais são feitas as seguintes afirmativas:
I. Auxina é importante na dominância apical e no desenvolvimento de frutos
II. Giberelinas estimulam o alongamento do caule
III. Citocininas estimulam divisões celulares e o desenvolvimento de gemas
IV. Ácido abscísico promove a dormência de gemas e o fechamento de estômatos
V. Etileno estimula o amadurecimento de frutos
São CORRETAS:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIFACS) As fábricas que produzem gasolina, óleo diesel e combustível para jatos são enormes aglomerados de dutos de aço e tanques que consomem quantidades prodigiosas de energia, liberam vapores tóxicos e funcionam com base em um recurso finito: petróleo. Mas elas poderão ser microscópicas e talvez alimentadas pelo lixo que nos cerca por toda a parte — o papel, madeiras descartáveis de um projeto de construção, ou as folhas e o que rastelou do gramado dos jardins. Quando plantas captam energia do Sol transformam essa energia em energia química, que fica armazenada nos açúcares das partes lenhosas. Pesquisadores estão descobrindo meios de extrair os açúcares dessas “fontes celulósicas” e os transformar em etanol. Cientistas e engenheiros esperam produzir substâncias químicas mais úteis diretamente desses açúcares. Em julho de 2011, cientistas de uma empresa, na Califórnia, informaram ter modificado a bactéria Escherichia coli para permitir que os organismos transformassem açúcares em alcanos. Com mais algumas modificações no genoma, o combustível no tanque de seu carro poderá até provir de açúcares extraídos de um monte de sucata.
(WALD, 2011, p. 86)
A produção de combustíveis a partir da transformação de açúcares é um procedimento realizado por processo:
- Física | 3.6 Termodinâmica
Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combustão não pode ser utilizada para a realização de trabalho. Isso significa dizer que há vazamento da energia em outra forma.
CARVALHO, A. X. Z. Física Térmica. Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado).
De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decorrentes da
- Física | 3.2 Dilatação
(UPF) O diâmetro externo de uma arruela de metal é de 4,0 cm e seu diâmetro interno é de 2,0 cm. Aumentada a temperatura da arruela de ΔT, observase que seu diâmetro externo aumenta em Δd. Então, podese afirmar que seu diâmetro interno: