Um vendedor de pastéis resolveu expandir suas vendas para aplicativos de delivery. No primeiro mês, ele arrecadou R$ 312,00 com a venda do seu principal produto. No mês seguinte, devido ao aumento no preço dos ingredientes necessários, ele precisou aumentar o preço desse item em R$ 0,50, o que ocasionou uma redução de 4 unidades no número mensal de vendas.
Sabendo que a arrecadação mensal foi a mesma nos dois meses, quantos pastéis foram vendidos no segundo mês?
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UEMG) Em “Você Verá”, Luiz Vilela valoriza os animais. Por exemplo, no conto “Quando fiz sete anos”, ele se lembra de uma bússola estragada, e de como voou “como um alegre pássaro da manhã”, ao ir para casa, doido para abrir o embrulho onde estava uma bússola estragada, que ganhara do avô. Mas, por que a bússola estava estragada? Alguns candidatos aos cursos da UEMG fizeram algumas hipóteses para responder a essa pergunta:
Leonardo: um fio solto fez com que o contato elétrico da bússola estragasse e, por isso, a bússola deixou de funcionar.
Lorena: o Polo Norte da agulha da bússola apontava para o Polo Norte geográfico, e isto estava errado, pois ele deveria apontar para o Polo Sul geográfico, pois um Polo Norte é atraído por um Polo Sul.
Amanda: a agulha magnética poderia ter se desprendido de seu apoio, e não estava girando livremente para se orientar, segundo o campo magnético da Terra.
Fez (fizeram) comentários apropriados
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
ESCOLA DE VÁRIOS TIPOS
Disponível em <http://www.inclusive.org.br/?p=14986> Acesso em 01/07/2010
Essa é uma escola indígena.
a) Descreva essa escola.
b) Que semelhanças e que diferenças você pode apontar entre sua escola e essa escola?
- História | 2.1 Primeiro Reinado
Eu gostaria de entrar nua no rio, mas estou aqui entre homens, somos todos soldados. Os portugueses de uma canhoneira bombardearam Cachoeira, então um bando de Periquitos, e entre eles eu e mais cinco ou seis mulheres, entramos no rio, de culote, bota e perneira, capa abotoada e baioneta calada. Pensei outra vez no sítio. Ali tudo era cálido, os panos convidavam ao sono. Aqui, luta-se pela vida, pela Pátria. Minha baioneta rasga o ventre de um português que não quer reconhecer a Independência do Brasil gritada, la no Sul, pelo Imperador D. Pedro.
MARIA QUITERIA, s/d. Disponível em: www.vidaslusofonas.pt. Acesso em: 31 jan. 2012 (adaptado).
A análise do texto revela um processo de emancipação política do Brasil que supera o marco do Grito do Ipiranga e da figura de D. Pedro I, pois a luta pela independência
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia a notícia a seguir:
Após forte chuva, rodovia volta a romper e cidade fica isolada no Piauí
As fortes chuvas que caem no Sul do Piauí, a região mais castigada pela seca nos últimos quatro anos, têm causado transtornos em algumas cidades. Em Betânia do Piauí, localizada a 400 km de Teresina, a rodovia PI-459 se rompeu na manhã desta quarta-feira (19) e deixou a cidade isolada. Com o rompimento, o município está sem ligação com Paulistana, principal polo comercial e de saúde da região. De acordo com o prefeito do município, José Filho (PDT), somente nos últimos três dias já choveu cerca de 120 milímetros. Esta é a segunda vez somente este ano que a estrada rompe após fortes chuvas.
Disponível em: <http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/11/apos-forte-chuva-rodovia-volta-romper-ecidade-fica-isolada-no-piaui.html>. Acesso em: 20 jan. 2015. Adaptado.
Notícias assim são constantes em épocas de chuvas em várias partes do Brasil. No entanto, é raro observarmos algo semelhante na Europa. Isso porque
- Física
Numa filmagem, no exato instante em que um caminhão passa por uma marca no chão, um dublê se larga de um viaduto para cair dentro de sua caçamba. A velocidade v do caminhão é constante e o dublê inicia sua queda a partir do repouso, de uma altura de 5 m da caçamba, que tem 6 m de comprimento. A velocidade ideal do caminhão é aquela em que o dublê cai bem no centro da caçamba, mas a velocidade real v do caminhão poderá ser diferente e ele cairá mais à frente ou mais atrás do centro da caçamba. Para que o dublê caia dentro da caçamba, v pode diferir da velocidade ideal, em módulo, no máximo: