Uma das principais ferramentas de irrigação, o pivô central é cada vez mais utilizado com o intuito de agilizar as produções em grande escala. Quem viaja muito de avião, ao passar por zonas como essa, logo identifica a existência desse equipamento, pois são vistos grandes círculos gerados pela passagem do aparelho sobre aquela região. O pivô central é constituído, de modo geral, por uma grande tubulação por onde passa a água, e onde uma peça dotada de rodas, para facilitar o seu deslocamento, é aspergida sobre a plantação que se deseja irrigar, conforme é possível observar na figura 1. Durante o movimento, essa grande tubulação se move de forma com que todos os pontos se movam alinhadamente com o centro do círculo descrito, conforme pode-se observar na figura 2.
Figura 1
Figura 2
Considerando-se, após a estabilização de seu funcionamento, que esse movimento seja circular e uniforme, tomando-se dois pontos distintos, entre o centro e a extremidade dessa tubulação possuem frequências
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Como ganhar qualquer discussão
A verdade nem sempre depende de fatos — nos jornais, no Congresso ou no boteco, ela é frequentemente empacotada com táticas perversas e milenares. Conhecer essas técnicas é um bom jeito de se defender contra elas (e fazer a sua opinião prevalecer).
1. Capte a benevolência — Siga a dica da retórica romana (captatio benevolentiae) e adule o interlocutor.
2. Exagere o argumento do adversário — É a “técnica do espantalho”, também chamada de ampliação indevida pelo filósofo Arthur Schopenhauer.
3. Entre na onda — Concorde com parte dos argumentos do outro para, a partir daí, traçar a própria conclusão.
Outras dicas do mal:
• Mantenha a calma (o tom de fala vale mais que bons argumentos).
• Invalide as opiniões do adversário, desqualificando-o sem questioná-lo.
• Repita o argumento do outro, mas agora a seu favor.
• Revele que está usando uma tática para ganhar a discussão (aproveite para fingir que você venceu).
NARLOCH, L. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).
O fragmento, retirado de uma revista de divulgação científica, constrói-se em tom de humor, a partir de uma linguagem lúdica e despojada. O apelo a esse recurso expressivo é adequado para essa situação comunicativa, porque:
- Literatura
(UFSM) O poeta árcade Cláudio Manuel da Costa valeu-se, em alguns momentos, da natureza brasileira para compor sua poesia, fugindo, assim, pelo menos em parte, do convencionalismo neoclássico. A partir dessa ideia, leia o poema a seguir.
LVIII
1Altas serras, 3que ao Céu estais servindo
De muralhas, que o tempo não profana,
Se Gigantes não sois, que a forma humana
Em duras penhas foram confundindo;
Já sobre o vosso cume se está rindo
O 4Monarca da luz, que esta alma engana;
Pois na face, que ostenta, soberana,
O rosto de meu bem me vai fingindo.
Que alegre, que mimoso, que brilhante
Ele se me afigura! Ah qual efeito
Em minha alma se sente neste instante!
Mas ai! a que delírios me sujeito!
Se quando no Sol vejo o seu semblante,
Em vós descubro 2ó penhas o seu peito?
Acerca do poema, assinale a alternativa INCORRETA.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Pontuação
Leia-a e observe-a com atenção.
Gabriel Chalita
Bullying: a solução é o diálogo e o bom exemplo
O Bullying é um tema que tem sido discutido cada vez mais em escolas do Brasil e do mundo. O termo compreende vários tipos de agressões entre crianças, jovens e até mesmo entre adultos. Essas agressões não são apenas físicas, mas também psicológicas, como colocar apelidos, humilhar, discriminar, isolar, intimidar, fazer sofrer, ofender, aterrorizar, assediar, roubar, dominar.
De acordo com o membro da Academia Paulista de Letras, professor universitário [...], Gabriel Chalita, o bullying é prejudicial porque marca a vida da pessoa para sempre.
Chalita ainda orienta que, para evitar este mal, é fundamental a participação dos pais, tendo em vista que, na maioria dos casos, o bulliyng é praticado por crianças e jovens em idade escolar. Diálogo, orientação e bons exemplos são as dicas do professor para resolver este problema.
TV Canção Nova – O que é bullying?
Chalita – A definição mais fácil para bullying é uma agressão à alma, é um ato de covardia que se faz repetidamente contra uma criança, um adolescente, contra um jovem. Por exemplo, uma criança que sofre preconceito na sala de aula porque é negra, gorda, é mulher ou homem; um preconceito porque alguém é estrangeiro ou tem dentes feios, mau hálito ou é pobre. O bullying, às vezes, é até um tipo de "brincadeira", mas uma brincadeira covarde, pois é sempre o mais forte fazendo com que o mais fraco sofra numa relação de sala de aula ou profissional.
TV Canção Nova – Esta prática é prejudicial às crianças?
Chalita – Ele é prejudicial porque marca a vida da pessoa para sempre. Há muitos casos de jovens, em muitos países do mundo, que se matam por causa do bullying, como essas histórias americanas de um jovem que entra no teatro e mata outros jovens e depois se mata. Isso é um tipo de culminância do bullying. É alguém que não aguentava mais sofrer, por isso acabou matando outras pessoas e destruindo a própria vida.
TV Canção Nova – Quais são os tipos mais comuns?
Chalita – Os tipos mais comuns são as brincadeiras; os pequenos tapas. É um menino que não joga bola muito bem e todo mundo bate na cabeça dele. O obeso também sofre muito na escola, pois há até uma brincadeira em que a pessoa [obesa] senta e todos se levantam, como se fosse uma gangorra. Uma fofoca em que os meninos inventam alguma coisa e todo mundo fica olhando de uma forma estranha para alguém. Esses são os tipos mais comuns, mas há situações complexas que são os de violência propriamente dita. Hoje, há um tipo de bullying chamado cyberbullying, ou seja, as pessoas fazem uma filmagem ou, às vezes, uma montagem de alguma coisa ruim da vida de alguém e coloca na internet. Todos começam a ver cenas, que, muitas vezes, não são verdadeiras, mas que destroem a imagem de quem foi vitimizada na internet.
TV Canção Nova – O que o senhor acha que está faltando na educação de nossas crianças?
Chalita – As famílias não estão cumprindo o papel delas. Se houvesse diálogo nas famílias, se os pais orientassem os filhos... mais do que isso, se eles dessem bons exemplos a seus filhos isso não aconteceria. Muitas vezes, as palavras comovem, mas são os exemplos que arrastam, como diz o ditado. Então, se o pai e a mãe têm uma postura correta, digna, nobre, eles ajudam os filhos a ter valores. Pais religiosos que rezam e conversam juntos ajudam a acabar com o bullying tanto do agressor quanto da vítima. O problema da vítima do bullying ocorre quando ela não conta o que está acontecendo, porque tem medo dos pais; não tem diálogo em casa. Então, é algo que precisa acontecer dos dois lados: a pessoa não agride, porque aprende em casa que não deve agredir; e o outro não é uma vítima calada que sofre sozinha, porque pode contar com a amizade dos pais.
TV Canção Nova – Essa prática pode marcar a vítima durante toda a vida?
Chalita – Sim, por isso é importante que os pais percebam as reações de seus filhos. Observar se o filho gostava de ir à escola, mas já não gosta mais; se a filha, que era muito participativa, agora fica quieta, tímida. Se o filho está escondendo alguma coisa, isso quer dizer que algo estranho está acontecendo na vida deles. Para termos uma idéia do elemento assustador que é o bullying, hoje, há um relato, nos países que fizeram uma pesquisa sobre este assunto, de que 40% das crianças, em idade escolar, sofrem desse mal. Quase metade da população escolar passa por isso. Daí a importância do tema e dos pais estarem bem preocupados em como orientar seus filhos para que eles não sofram as consequências do bullying.
TV Canção Nova – Uma criança que pratica o bullying na infância pode se tornar um adulto agressivo e violento?
Chalita – Uma criança que sofre de bullying ou o pratica aprende a bater. Fiz uma pesquisa sobre esse assunto e muita gente respondeu que era um agressor do bullying. E como eles começaram a ser agressores? Há um caso em que o filho chegou para o pai, em casa, e disse que apanhou na escola. Daí, este pai deu uma surra nele para ele aprender a ser homem, porque homem não apanha. A partir disso, a criança começou a bater nos colegas, na escola, para contar ao pai que, agora, ele batia e não apanhava mais. Então, veja como o mau exemplo destrói a pessoa para a vida toda. Ele chegou a ser preso por agressão, lesão corporal dolosa, quase foi condenado por tentativa de homicídio por causa de uma coisa que aprendeu na infância. Temos que tomar cuidado, porque a criança é como uma esponja. Se você coloca uma esponja numa água limpa, ela vai sugar coisas boas e limpas; mas, numa água suja, ela vai sugar sujeira.
TV Canção Nova – Você acredita que a maioria das pessoas foram influenciadas pelo bullying?
Chalita – Sim, porém não conhecíamos muito sobre isso. Parece que é normal, mas ele começou a ser estudado na década de 70 na Noruega. No Brasil, faz cinco que se estuda bullying. Há muitas pessoas que são tímidas e não conseguem falar em público, porque têm medo de se expor. As pessoas têm sérios problemas por causa de coisas que sofreram na escola. Eu acho que as vítimas de bullying precisam se libertar disso. Nós devemos prevenir para que outras pessoas não sofram a mesma coisa. Educação, já dizia Dom Bosco, é a arte do coração. Se educarmos com amor, não existirá bullying nem preconceito; não existirá discriminação, maldade. Quem ama cuida; quem ama prepara alguém para a vida.
TV Canção Nova, 15/12/2008: www.cancaonova.com
Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/entrevista/entrevistas.php?id=929 – 21/5/2010 – adaptado.
O bullying, às vezes, é até um tipo de "brincadeira", mas uma brincadeira covarde [...]
No contexto, conforme oração acima, para explicar o que pode causar um tipo de bullying, colocou-se no enunciado a palavra “brincadeira” com sinal de pontuação entre aspas (“ ”) no intuito de
- Matemática | 18. Polinômios
(AFA) Considere os polinômios Q(x) = x² - 2x + 1 e P(x) = x³ - 3x² - ax + b, sendo a e b números reais tais que a² - b² = -8.
Se os gráficos de Q(x) e P(x) têm um ponto comum que pertence ao eixo das abscissas, então é INCORRETO afirmar sobre as raízes de P(x) que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Texto base: Observe o texto e o cartaz. A Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1315460 km2 e estendia-se originalmente ao longo de 17 Estados (RS, SC, PR, SP, GO, MS, RJ, MG, ES, BA, AL, SE, PB, PE, RN, CE e PI). Hoje, restam 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%. Disponível em: <www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica/>.
Acesso em: 17 jan. 2017. Disponível em: <https://comunicacaointegrada2nb.wordpress.com>.
Acesso em: 2 jul. 2015.
Enunciado:
Sobre a finalidade do texto e do cartaz, é correto afirmar que ambos