No xadrez, normalmente, a torre se move em linha reta horizontal ou vertical, sem poder pular outras peças.
Diz-se que uma torre está confrontando outra peça se esta se encontra alinhada horizontal ou verticalmente com a torre.
Em um tabuleiro de xadrez com 64 casas, de quantas maneiras é possível dispor uma torre branca e uma preta sem que ambas se confrontem?
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UDESC) Analise as proposições, em relação aos ácidos nucleicos, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes formadas por unidades chamadas de nucleotídeos.
( ) O RNA transportador é formado a partir de regiões específicas do DNA.
( ) O RNA ribossômico associado com proteínas forma os ribossomos.
( ) O DNA apresenta-se altamente condensado nas células procarióticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- História | 3.4 Ditadura Militar
(FUVEST 2012 1ª FASE) No início de 1969, a situação política se modifica. A repressão endurece e leva à retração do movimento de massas. As primeiras greves, de Osasco e Contagem, têm seus dirigentes perseguidos e são suspensas. O movimento estudantil reflui. A oposição liberal está amordaçada pela censura à imprensa e pela cassação de mandatos.
Apolônio de Carvalho. Vale a pena sonhar. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p.202.
O testemunho, dado por um participante da resistência à ditadura militar brasileira, sintetiza o panorama político dos últimos anos da década de 1960, marcados
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Você sabia que as cores possuem personalidade? É como se elas fossem vivas e possuíssem vibrações. Cada cor transmite uma sensação diferente. O vermelho, por exemplo, é uma cor forte, vibrante que nos transmite a idéia de energia e calor. O amarelo é agressivo, o azul nos refresca e nos dá a sensação de espaço, o laranja é uma cor cheia de energia, o verde é uma cor que nos acalma, o branco nos proporciona a sensação de vazio e de descanso, o marrom é uma cor pesada e o preto nos transmite uma sensação de escuridão. Vamos experimentar essas sensações diferentes utilizando uma música? Escolha uma música que você goste, dê preferência a uma música instrumental. Que partes da música correspondem ás diferentes cores? Como você escuta cada uma delas? Pegue agora as cores que correspondem aos diferentes momentos da música e tente desenhá-la.
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Interbits) Leia.
Mama África
A minha mãe é mãe solteira
E tem que fazer mamadeira
Todo dia
Além de trabalharComo empacotadeira
Nas Casas BahiaMama África – Chico César (Adaptado)
O trecho da canção Mama África, de Chico César, apresentado acima, faz referência à posição da mulher negra na sociedade brasileira. Considerando os estudos sobre o negro no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Quando eu falo com vocês, procuro usar o código de vocês. A figura do índio no Brasil de hoje não pode ser aquela de 500 anos atrás, do passado, que representa aquele primeiro contato. Da mesma forma que o Brasil de hoje não é o Brasil de ontem, tem 160 milhões de pessoas com diferentes sobrenomes. Vieram para cá asiáticos, europeus, africanos, e todo mundo quer ser brasileiro. A importante pergunta que nós fazemos é: qual é o pedaço de índio que vocês têm? O seu cabelo? São seus olhos? Ou é o nome da sua rua? O nome da sua praça? Enfim, vocês devem ter um pedaço de índio dentro de vocês. Para nós, o importante é que vocês olhem para a gente como seres humanos, como pessoas que nem precisam de paternalismos, nem precisam ser tratadas com privilégios. Nós não queremos tomar o Brasil de vocês, nós queremos compartilhar esse Brasil com vocês.
TERENA, M. Debate. MORIN, E. Saberes globais e saberes locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2000 (adaptado).
Na situação de comunicação da qual o texto foi retirado, a norma padrão da língua portuguesa é empregada com a finalidade de: