No xadrez, normalmente, a torre se move em linha reta horizontal ou vertical, sem poder pular outras peças.
Diz-se que uma torre está confrontando outra peça se esta se encontra alinhada horizontal ou verticalmente com a torre.
Em um tabuleiro de xadrez com 64 casas, de quantas maneiras é possível dispor uma torre branca e uma preta sem que ambas se confrontem?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: A imagem a seguir é uma foto do Monumento aos Soldados Mortos na Intentona Comunista de 1935. A obra fica no Rio de Janeiro, junto a uma instituição militar. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/69/Monumento_intentona_comunista_1935.jpg.
Acesso em: 12 dez. 2017. (adaptado)
Enunciado:
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
Hindus voltam gradativamente à Caxemira para recuperar raízes.
Casta pandit começa a voltar à região após conflitos ocorridos há 20 anos. Atualmente, apenas três mil deles ainda vivem no Vale da Caxemira. (Manchete publicada no G1 mundo em 26/06/2010.)
Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/06/hindus-voltam-gradativamente-caxemira-para-recuperar-raizes.html Acesso em:28 mar. 2012.
Hindus da casta Pandit em ritual no templo Vichar Nag, Caxemira (Foto: Kuni Takashi/The New York Times)
Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/06/hindus-voltam-gradativamente-caxemira-para-recuperar-raizes.html.Acesso em:28 mar. 2012.
Cite duas justificativas para a origem do conflito na Caxemira.
- História | 2.3 Segundo Reinado
Lei n. 3 353, de 13 de maio de 1888A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia-Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:
Art. 1º: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art. 2º: Revogam-se as disposições em contrário.
Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.
Dada no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888, 67º ano da Independência e do Império.
Princesa Imperial Regente.
Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 6 fev. 2015 (adaptado).
Um dos fatores que levou à promulgação da lei apresentada foi o(a)
- História | 3.1 Antiguidade Oriental
Poder-se-ia dizer — escreveu A. Abu Bakr, ex-professor da Universidade do Cairo — que a partir da III dinastia o chefe do Estado não era um egípcio do Norte ou do Sul, mas um deus. Como tal, acreditava-se que o espírito de Hórus nele penetrava quando era coroado e com ele permanecia para guiá-lo nas sendas da deusa Maat, ou seja, nos caminhos da verdade. Após sua morte o faraó residiria junto com os demais deuses e se identificaria tanto com o deus-Sol (Hórus ou Rá) quanto com Osíris e, então, poderia guiar seus sucessores.
Disponível em:https://www.fascinioegito.sh06.com. Acesso em: 1º fev. 2020.
Até 3200 a.C. não havia uma unidade política entre os egípcios. Norte e Sul guerrearam por mais de 800 anos. Menés conseguiu unificar as duas regiões tornando-se o primeiro faraó. De acordo com o texto o faraó
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a seguir. A preocupação com os direitos do cidadão é claramente uma resposta ao período histórico diretamente anterior ao da promulgação da constituição, a chamada ‘ditadura militar’. Durante vinte anos o povo foi repetidamente privado de várias garantias. O presidente da república devia ser necessariamente membro das forças armadas (exemplo disso foi o que ocorreu com Pedro Aleixo, o vice-presidente civil de Artur da Costa e Silva, que foi sumariamente impedido de assumir a presidência quando da morte deste). Somado às restrições e proibições, tínhamos ainda graves casos de tortura e perseguição política. Disponível em: <http://www.infoescola.com/direito/constituicao-de-1988/>. Acesso em: 17 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Explique porque a Constituição de 1988 é considerada uma resposta ao período da Ditadura Militar.