Para subir de nível em um jogo de RPG (role-playing game), o jogador depende da acumulação de pontos de experiência – usualmente abreviados pela sigla XP. Para adquirir esses pontos, o participante precisa vencer batalhas dentro do jogo. A cada batalha ganha, o jogador recebe certa quantidade de pontos de experiência; caso seja derrotado, não ganha nem perde ponto.
O nível do jogador é determinado pelos seus pontos de experiência (XP) acumulados. À medida que sobe de nível, a quantidade de XP requerida para alcançar o nível seguinte aumenta progressivamente, de modo que o participante inicia o jogo no nível 0, com 0 XP; assim, para passar do nível 0 ao nível 1, são requeridos 10 XP, e, a partir de então, para passar a cada nível seguinte, a quantidade de XP requerida é o dobro da quantidade requerida para a transição de nível imediatamente anterior. O quadro ilustra as transições de nível iniciais do jogo.
Transição de nível | XP requeridos | XP acumulados |
0 → 1 | 10 | 10 |
1 → 2 | 20 | 30 |
2 → 3 | 40 | 70 |
3 → 4 | 80 | 150 |
Nesse jogo, a quantidade de pontos de experiência que o jogador precisa acumular para atingir o nível 10 é