Utilizando palitos de fósforos de igual comprimento, construiu-se uma sequência de figuras composta de triângulos equiláteros congruentes entre si, conforme indicado a seguir.
Mantendo-se o padrão de construção, a quantidade de palitos necessária para construir a décima figura
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- Química | 3.8 Bioquímica
(Bahiana)
A fonte principal de energia para o movimento do corpo e a sobrevivência das células são carboidratos, a exemplo da glicose e da frutose. Esses monossacarídeos são abundantes na natureza, apresentam a mesma fórmula molecular e estruturas químicas diferentes e têm grande importância no metabolismo energético de animais, plantas e micro-organismos.
Com base nessas informações, na análise das estruturas químicas da glicose e da frutose e nos conhecimentos de Química, é correto afirmar:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
A ilustração seguinte representa uma cadeia alimentar.
Nessa cadeia, os insetos classificam-se em:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
No jogo de batalha naval abaixo, o último tiro, no ponto B4, está marcado com um X em negrito. Os outros tiros que já foram dados estão marcados com um X normal e os retângulos representam navios a serem afundados.
Para um navio ser afundado, todos os seus quadrinhos devem ser atingidos. Sabendo disso, um tiro que poderia afundar um dos navios seria no ponto:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UESB) Com os conhecimentos de grandezas dinâmicas e a aplicação do teorema trabalho-energia, é possível resolver muitos problemas do dia a dia. Considere um veículo de massa igual a 1,5 ton que se move a uma velocidade de 93,6 km/h, ao longo de uma estrada plana horizontal, quando seus freios são acionados. Se o veículo chegou ao repouso, após percorrer uma distância igual a 84,5m, com aceleração constante, então o coeficiente de atrito entre os pneus do veículo e a estrada é igual a
- Física | A. Leis de Newton
(CPS) Vinícius observa duas crianças, Caio e João, empurrando uma caixa de brinquedos. Relembrando a aula de Ciências que teve pela manhã, ele observa o deslocamento da caixa e faz um desenho representando as forças envolvidas nesse processo, conforme a figura.
Considerando que a caixa esteja submetida a duas forças horizontais, nos sentidos representados na figura, de intensidades F1= 100N e F2= 75N ficou pensando em como poderia evitar o deslocamento da caixa, fazendo com que ela ficasse em equilíbrio (parada).Concluiu, então, que para isso ocorrer, uma outra criança deveria exercer uma força de intensidade igual a