Em uma corrida seletiva para uma maratona, existem 2.500 atletas inscritos. Metade desses atletas são homens. Além disso, sabemos que são profissionais 4/5 dos homens e 7/10 das mulheres. Sabemos, também, que foram classificados para a maratona olímpica, entre os homens, apenas 1/4 dos atletas profissionais e 3/25 dos atletas amadores. Entre as mulheres, só 9/35 das profissionais e 13/75 das amadoras conseguiram classificação.
O número total de atletas classificados nessa corrida é
Questões relacionadas
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
A coluna da esquerda, abaixo, lista dois grupos dos Artrópodos; a da direita, características que os distinguem.
Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
1. Insetos
( ) respiração branquial
2. Crustáceos
( ) desenvolvimento direto e indireto
( ) glândulas antenais
( ) três pares de pernas
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Geografia | 8. Regionalização
TEXTO I
Em março de 2004, o Brasil reconheceu na Organização das Nações Unidas a existência, no país, de pelo menos 25 mil pessoas em condição análoga à escravidão ― e esse é um índice considerado otimista. De 1995 a agosto de 2009, cerca de 35 mil pessoas foram libertadas em ações dos grupos móveis de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.
Mentiras mais contadas sobre trabalho escravo. Disponível em: www.reporterbrasil.com.br.Acesso em: 22 ago. 2011 (adaptado).
TEXTO II
O Brasil subiu quatro posições entre 2009 e 2010 no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento. Mas, se o IDH levasse em conta apenas a questão da escolaridade, a posição do Brasil no ranking mundial ficaria pior, passando de 73 para 93.
UCHINAKA, F.; CHAVES-SCARELLI, T. Brasil é o país que mais avança, apesar davariável “educação” puxar IDH para baixo.
Disponível em: http://noticias.uol.com.br.Acesso em: 22 ago. 2011 (adaptado).
Estão sugeridas nos textos duas situações de exclusão social, cuja superação exige, respectivamente, medidas de
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Leia o texto a seguir para responder as questões.
A namorada
Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por
um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.
BARROS, Manoel. Tratado geral das grandezas do ínfimo. Rio de Janeiro: Record, 2001, p.17.
Leia o verso a seguir.
“Não havia e-mail.”
Com esse verso o eu lírico revela
- Língua Portuguesa
Acauã
Luiz Gonzaga
Acauã, acauã vive cantando
Durante o tempo do verão
No silêncio das tardes agourando
Chamando a seca pro sertão
Chamando a seca pro sertão
Acauã,
Acauã,
Teu canto é penoso e faz medo
Te cala acauã,
Que é pra chuva voltar cedo
Que é pra chuva voltar cedo
Toda noite no sertão
Canta o João Corta-pau
A coruja, mãe da lua
A peitica e o bacurau
Na alegria do inverno
Canta sapo, gia e rã
Mas na tristeza da seca
Só se ouve acauã
Só se ouve acauã
Acauã, Acauã...
Julgue as proposições, a seguir, quanto às relações sintático-semânticas estabelecidas tanto dentro de um mesmo período quanto entre os períodos constantes no texto.
I. No trecho “Te cala acauã” (nono verso), deveria ser acrescentada uma vírgula antes de “acauã”, uma vez que essa palavra desempenha o papel de vocativo.
II. No verso “A coruja, mãe da lua”, a vírgula foi utilizada, justamente, para isolar o aposto “mãe da lua”.
III. Por se tratar de sujeito posposto, seria provocado um erro de concordância se, em “Canta o João Corta-pau / A coruja, mãe da lua / A peitica e o bacurau”, fosse pluralizado verbo.
IV. Em “Na alegria do inverno / Canta sapo, gia e rã”, deveria ser acrescentada uma vírgula depois de “inverno” para isolar um adjunto adverbial.
V. No verso “Mas na tristeza da seca”, a conjunção foi utilizada para estabelecer uma relação de concessão com os dois versos anteriores.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Vamos a trabajar ahora con la canción “¿Dónde estarás?, de Gonzalo Horna, como base para contestar a las cuestiones 29 y 30. Él es un cantautor de la República de Panamá, en la ciudad de Colón. ¿Qué ________ haciendo?
¿________ encontrado paz?
¿________ donde recuerdo,
o te habrás mudado a otro lugar?
¿Dónde estarás esta mañana?
¿_________ el sol por tu ventana,
despertándote...acariciándote...
A veces me transporto por instantes
y todo es como antes, o mejor que ayer
mucho mejor que ayer...
A veces me transporto por instantes y recuerdo qué es tocarte
me trato de aferrar, pero vuelvo a la realidad...
¿Dónde estarás?
¿Dónde estarás esta noche?
¿Algún lugar que deba evitar?
¿Estoy aún entre tus recuerdos,
o ya me has logrado olvidar?
¿Qué estarás haciendo?
¿Habrás encontrado el amor
o vivirás una ficción...igual que yo?...igual que yo...
Disponible en: <http://www.gonzalohorna.com/> Acceso el 28 sept.2012. Fragmento
Enunciado:
Completa las primeras dos estrofas de la canción ¿Dónde estarás? (Gonzalo Horna) con las palabras del recuadro. ¡Ojo! Completar con los verbos.
Ayer
Amor
Instantes
Mejor
Estarás
Realidad
Lugar
Vivirás
Entrarás
Ficción
Recuerdos
Habrás Antes