Mas, sendo minha intenção escrever algo de útil para quem por tal se interesse, pareceu-me mais conveniente ir em busca da verdade extraída dos fatos e não à imaginação dos mesmos, pois muitos conceberam repúblicas e principados jamais vistos ou conhecidos como tendo realmente existido.
MAQUIAVEL, N. O príncipe. Disponível em: www.culturabrasil.pro.br. Acesso em: 4 abr. 2013.
A partir do texto, é possível perceber a crítica maquiaveliana à filosofia política de Platão, pois há nesta a
Questões relacionadas
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(UFPR) Ervilhas lisas e rugosas foram estudadas por Gregor Mendel e a característica ervilha rugosa é dita recessiva, uma vez que esse fenótipo não ocorre no heterozigoto, que sempre exibe ervilhas lisas. A mutação presente no alelo recessivo, que determina ervilhas rugosas, é uma inserção de 800 pares de bases na região codifi cadora de aminoácidos do gene que codifica a enzima ramificadora de amido, gene SBE1. A inserção é transcrita juntamente com a região codifi cadora do gene e passa a fazer parte do RNA mensageiro. Texto adaptado do artigo “Dominante ou Recessivo?”, de Regina Célia Mingroni Netto, Genética na Escola, v. 7, n. 2, 2012.
A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A proteína traduzida a partir do alelo recessivo é uma enzima ramificadora de amido não funcional.
2. O alelo dominante é transcrito e traduzido, enquanto no alelo recessivo a tradução está bloqueada.
3. O fenótipo recessivo só pode se manifestar em homozigose, pois há o bloqueio da sua tradução pela presença do alelo dominante.
4. Nos heterozigotos, mesmo com metade da quantidade da enzima funcional, a ramificação do amido ocorre normalmente e não há alterações perceptíveis na forma dos grãos de ervilha.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 09. Botânica
(Ufsm) "Outra fruta se cria numas árvores grandes (...) depois de madura é muito amarela. (...) chamam-lhes cajus, têm muito sumo e cria-se na ponta dessa fruta (...) um caroço como castanha, e nasce diante da mesma fruta."
Observe as figuras a seguir e tente entender, botanicamente, a descrição pouco científica de uma de nossas frutas nativas, feita por Pero de Magalhães Gândavo, em 1500.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Sinal fechado
(...)
– Me perdoe a pressa,
é a alma dos nossos negócios...
– Oh, não tem de quê,
eu também só ando a cem...
(...)
– Tanta coisa que eu tinha a dizer,
mas eu sumi na poeira das ruas...
– Eu também tenho algo a dizer,
mas me foge à lembrança...
– Por favor, telefone, eu preciso
[beber alguma coisa rapidamente...
– Pra semana...
– O sinal...
– Eu procuro você...
– Vai abrir! Vai abrir!
– Prometo, não esqueço...
– Por favor, não esqueça...
– Não esqueço, não esqueço...
– Adeus...
Paulinho da Viola.
Juarez Machado
(FUVEST 2007 1ª FASE) No trecho da canção de Paulinho da Viola e nos quadrinhos de Juarez Machado, representa-se um desencontro, cuja razão maior está
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
A transparência na administração pública tem um lado positivo, ao permitir o acompanhamento das ações e das despesas dos governos por parte dos cidadãos. Por outro lado, a divulgação indiscriminada de informações, especialmente associadas a indivíduos, pode levar a maledicências, chantagens e exposição da privacidade em aspectos irrelevantes para o interesse público.
Considerando-se as informações apresentadas, defende-se a divulgação de dados referentes aos indivíduos quando:
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Antes de pintar a sala de sua casa, Luiz realizou todas as medições necessárias. São quatro paredes, duas com área de 8,8 m 2 cada e duas com área de 16,1 m 2 cada. A sala tem duas portas de 1,9 m 2 cada e uma janela de 2,8 m 2, que não serão pintadas.
O rendimento da tinta indicado na lata é de 12 m 2 por litro.
Com base nessas medidas, quantos litros de tinta Luiz vai gastar?