A incorporação de saberes e de tecnologias populares como, por exemplo, a obtenção do sabão de cinzas, a partir de uma mistura de lixívia de madeira queimada com grandes quantidades de gordura animal sob aquecimento, demonstra que já se sabia como controlar uma reação química, cuja finalidade, neste caso, era produzir sabão.
De acordo com o conhecimento químico, o sabão de cinzas se forma mediante a ocorrência de reações químicas entre a potassa, que é obtida das cinzas, e a gordura animal. A palavra potassa é usada em geral para indicar o carbonato de potássio (K2CO3), que, em meio aquoso, sofre hidrólise.
Disponível em: www.if.ufrgs.br. Acesso em 21 set. 2012 (adaptado).
A hidrólise da potassa é condição necessária para a saponificação por
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto para responder à questão.
O Abecê da escrita A escrita é [...] uma invenção decisiva para a história da humanidade. Ela é a representação do pensamento e da linguagem humana por meio de símbolos. Um meio durável e privilegiado de comunicação entre as pessoas. Por meio de registros escritos há milhares de anos, ficamos sabendo como era a vida e a organização social de povos que viveram muito antes de nós. A invenção não surgiu por acaso, mas como consequência das mudanças profundas nas sociedades durante o período do surgimento das primeiras cidades. Pelo menos quatro sistemas de escrita foram inventados de forma independente em épocas diferentes, por quatro povos distintos, na Mesopotâmia, Egito, China e América Central. Os mais antigos testemunhos escritos encontrados são provenientes da região da Mesopotâmia (atual Iraque), feitos 3.300 anos antes de Cristo. Os sumérios, que habitavam a Mesopotâmia (povos que viveram antes dos assírios e babilônios na mesma região), desenvolveram a escrita cuneiforme. O termo vem de cunha, que era uma pequena ferramenta de entalhe, a “caneta” daquele tempo, que gravava símbolos em plaquinhas de cerâmica. Com ela, não era preciso ser um grande desenhista para compor todos os caracteres. Não muito longe dali, e pouco depois, os egípcios criaram os hieróglifos, a escrita das pirâmides. Nos seus primeiros tempos, a escrita no Egito era reservada a uma classe de especialistas, os escribas. Eles ocupavam uma posição de destaque, passavam por um processo de formação e eram o elo entre o faraó, outros funcionários do governo, os sacerdotes e o povo. Até a Idade Média, quando foi criada a imprensa, em 1450, as pessoas comuns ainda não aprendiam a ler e escrever. A ideia de que todas as crianças devem aprender a ler e escrever só foi difundida no século XIX [...] BATALHA, Elisama. O abecê da escrita.
Disponivel em: www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=911&sid=7. Acesso em: 7 fev. 2019.
A frase adequada para indicar as ideias principais dos 1º e 2º parágrafos seria:
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UNICAMP) O acidente radioativo na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, exigiu a evacuação de mais de 100 mil pessoas em um raio de 30 km. Até hoje, a região é isolada e o acesso público, restrito. Pouco tempo após o acidente, muitos estudos indicaram que vários organismos, entre os quais aranhas e insetos, haviam sofrido efeitos negativos da radiação. Porém, estudos recentes, utilizando armadilhas fotográficas e imagens aéreas, mostraram que a cidade-fantasma foi ocupada por diversas espécies de plantas e animais, cuja abundância tem aumentado na região.
(Roland Oliphant, 30 years after Chernobyl)
Assinale a alternativa que fornece uma explicação correta para o fenômeno descrito no texto anterior.
- Matemática - Fundamental | 3.7 Maior que, Menor que
O gráfico a seguir está representando a quantidade de bonecas produzidas em uma fábrica durante uma semana.
De acordo com os dados representados no gráfico verificamos que:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
55. Texto base: 10510004
Lee el texto. La natalidad sólo repunta un 11,5% en China un año después del fin de la política del “hijo único” De los 18,46 millones de nacimientos, el 45% tuvieron lugar en familias que ya contaban con un menor en su seno. Los especialistas advertían hace un año de que la modificación de la política del hijo único llegaba demasiado tarde. El fin de la política del hijo único decretado en China hace poco más de un año ha dado sus primeros frutos. En 2016, el país registró el mayor aumento de la tasa de natalidad, con casi dos millones más de nacimientos que en 2015. Un buen dato que, sin embargo, no parece suficiente para paliar los efectos de la pérdida de población activa y del rápido envejecimiento de su sociedad. En total, en el país nacieron 18,46 millones de bebés durante los pasados 12 meses, un incremento del 11,5% con respecto al periodo anterior, según informó la Comisión de Salud Nacional y Planificación Familiar (NHFPC, en inglés). [...] La natalidad sólo repunta un 11,5% en China un año después del fin de la política del “hijo único”.
Disponible en: <www.elmundo.es/sociedad/2017/01/23/58861f29e5fdea05028b45bd.html>.
Acceso el 29 de enero de 2017. Adaptado. Glosario
Repuntar – repontar; começar a surgir.
Paliar – abrandar; atenuar; amenizar.
Enunciado:
Lee la frase.
De los 18,46 millones de nacimientos, el 45% tuvieron lugar en familias [...]
El verbo en negrita es
- História - Fundamental | 03.1. Os imigrantes
Leia um trecho do relato de um imigrante japonês.
Nesse trecho, o entrevistado fala sobre um triste episódio vivido por muitos japoneses no Brasil.
“O maior problema para os japoneses era a comida, a feijoada com orelha de porco, rabo de porco e japonês nunca tinha visto aquilo não conhecia, era chouriço, salsicha, tudo salgado, o maior problema foi comida, sofreram muito, depois começaram a comprar arroz e plantar a verdurinha. No Japão, não existia couve, aqui já tinha, os imigrantes começaram a vir e trazer arroz verduras essas coisas, exemplo a comunidade japonesa de Araçatuba começa a fazer aqui porque ajuntava a comunidade japonesa. Conversar com os brasileiros, não tinha condições então no fim de semana ajuntava com o japonês e ficava lembrando as coisas do Japão né.” [...] Sr. Massuji Wakimoto
Disponível em: <http://www.researchgate.net/publication/282818048_A_IMIGRAO_JAPONESA_E_O_DESENVOLVIMENTO_REGIONAL_HISTRIAS_E_MEMRIAS_DO_ALTO_TIET>. Acesso em: 30 out. 2015.
a) Além da língua, quais foram as outras dificuldades de adaptação que os imigrantes japoneses enfrentaram no Brasil?
b) O imigrante japonês enfrentou o preconceito por parte dos brasileiros? Justifique a sua resposta.