Na margem de um rio, fica uma roda-gigante, conforme mostram a figura e o diagrama a seguir.
Essa roda-gigante tem um diâmetro de 140 m e seu ponto mais alto está 150 m acima do leito do rio, em uma de suas margens. Ela gira na direção indicada pela seta com velocidade constante e faz uma rotação completa em exatamente 40 minutos. Gustavo inicia o passeio na plataforma de embarque P.
Desse modo, após meia hora
Questões relacionadas
- Física | 3.2 Dilatação
(IFSUL) A cada ano, milhares de crianças sofrem queimaduras graves com água de torneiras fervendo. A figura a seguir mostra uma vista em corte transversal de um dispositivo antiescaldante, bem simplificado, para prevenir este tipo de acidente.
Dentro do dispositivo, uma mola feita com material com um alto coeficiente de expansão térmica controla o êmbolo removível. Quando a temperatura da água se eleva acima de um valor seguro preestabelecido, a expansão da mola faz com que o êmbolo corte o fluxo de água. Admita que o comprimento inicial L da mola não tensionada seja de 2,40 cm e que seu coeficiente de expansão volumétrica seja de 66,0 x 10-6 °C-1
Nas condições acima propostas o aumento no comprimento da mola, quando a temperatura da água se eleva de 30°C, é de
- Literatura | 5.2 Modernismo
(...) procurei adivinhar o que se passa na alma duma cachorra. Será que há mesmo alma em cachorro? Não me importo. O meu bicho morre desejando acordar num mundo cheio de preás. Exatamente o que todos nós desejamos. A diferença é que eu quero que eles apareçam antes do sono, e padre Zé Leite pretende que eles nos venham em sonhos, mas no fundo todos somos como a minha cachorra Baleia e esperamos preás. (...)
Carta de Graciliano Ramos a sua esposa.
(...) Uma angústia apertou-lhe o pequeno coração. Precisava vigiar as cabras: àquela hora cheiros de suçuarana deviam andar pelas ribanceiras, rondar as moitas afastadas. Felizmente os meninos dormiam na esteira, por baixo do caritó onde sinhá Vitória guardava o cachimbo.
(...)
Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.
Graciliano Ramos, Vidas secas.
(FUVEST 2018 1ª FASE) As declarações de Graciliano Ramos na Carta e o excerto do romance permitem afirmar que a personagem Baleia, em Vidas secas, representa
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Leia os contos a seguir e responda à questão.
― Eu não te amo mais.
― O quê? Fale mais alto,
A ligação está horrível!
(FURTADO, J. Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. p. 43)
A VIDA
É UM JOGO DE APARÊNCIAS
Num suspiro
vislumbra dois vazios:
começo e fim.
(JATOBÁ, R. Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. p. 43)
No primeiro conto, a palavra MAIS serve para enfatizar as ações de amar e falar. Sintaticamente, esse vocábulo cumpre qual função?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Solve the crossword.
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
(UEL)
A figura mostra um modelo de organismo com simetria bilateral. Nos grupos animais, o aparecimento da bilateralidade está associado às seguintes características morfofisiológicas: