A mulher
A mulher sem amor é como o inverno,
Como a luz das antélias no deserto,
Como espinheiro de isoladas fragas,
Como das ondas o caminho incerto.
A mulher sem amor é mancenilha
Das ermas plagas sobre o chão crescida,
Basta-lhe à sombra repousar um’hora
Que seu veneno nos corrompe a vida.
De eivado seio no profundo abismo
Paixões repousam num sudário eterno...
Não há canto nem flor, não há perfumes,
A mulher sem amor é como o inverno.
Su’alma é um alaúde desmontado
Onde embalde o cantor procura um hino;
Flor sem aromas, sensitiva morta,
Batel nas ondas a vagar sem tino.
[...]
VARELA, F. Poemas. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 16 maio 2021.
A definição da mulher, nos versos do poema de Fagundes Varela, deixa claro que uma mulher sem amor
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
O sítio arqueológico mexicano mais conhecido do mundo, Teotihuacán começa a revelar seus segredos após cinco anos de explorações. (...) Os resultados são exibidos no Museu Nacional de Antropologia e, entre eles, se destacam várias reproduções de enterros, correspondentes a homens que foram sacrificados e enterrados (...) com jóias e, em dois casos, acompanhados de animais que foram sepultados vivos, segundo as investigações.
Esta forma de enterro não corresponde aos teotihuacanos, mas aos maias, cujas principais cidades se encontram a quase mil quilômetros de distância, na direção leste. "Isto comprova que a relação entre ambos (os povos) foi ao nível de política, de governo", disse Rubén Cabrera, arqueólogo responsável pelo sítio.
Os vínculos entre estas duas culturas poderosas, com influência sentida do centro do México até Honduras, eram representados até agora por pinturas murais, objetos artísticos ou enterros de pouca importância. (...) Está demonstrado que "Teotihuacán não foi apenas um centro religioso, mas uma formidável máquina de guerra".
Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI308095-EI295,00.html. Acesso em: 01 nov. 2011.
Explique a necessidade de preservação do sítio arqueológico de Teotihuacan tendo em vista sua importância histórica.
- Química | B. Espacial
Os feromônios são substâncias utilizadas na comunicação entre indivíduos de uma espécie. O primeiro feromônio isolado de um inseto foi o bombicol, substância produzida pela mariposa do bicho-da-seda.
O uso de feromônios em ações de controle de insetos-praga está de acordo com o modelo preconizado para a agricultura do futuro. São agentes altamente específicos e seus compostos químicos podem ser empregados em determinados cultivos, conforme ilustrado no quadro.
Química Nova na Escola FERREIRA, J. T. B.; ZARBIN, P. H. G. Amor ao primeiro odor: a comunicação química entre os insetos.
Considerando essas estruturas químicas, o tipo de estereoisomeria apresentada pelo bombicol é também apresentada pelo feromônio utilizado no controle do inseto
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
As secas e o apelo econômico da borracha — produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais — motivaram a movimentação de massas humanas oriundas do Nordeste do Brasil para o Acre. Entretanto, até o início do século XX, essa região pertencia à Bolívia, embora a maioria da sua população fosse brasileira e não obedecesse à autoridade boliviana.
Para reagir à presença de brasileiros, o governo de La Paz negociou o arrendamento da região a uma entidade internacional, o Bolivian Syndicate, iniciando violentas disputas dos dois lados da fronteira. O conflito só terminou em 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil comprou o território por 2 milhões de libras esterlinas.
DISPONÍVEL em: www.mre.gov.br. Acesso em: 03 nov. 2008 (adaptado)
Compreendendo o contexto em que ocorreram os fatos apresentados, o Acre tornou-se parte do território nacional brasileiro
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(UECE) Os oceanos correspondem à maior área superficial do planeta. Possuem uma profundidade média de aproximadamente 3.700 metros, e suas margens continentais representam cerca de 20% do total da área por eles ocupada. Considerando essas feições, analise as afirmações a seguir, e escreva (1) se a afirmação fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Pacífico, e (2) se fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Atlântico.
( ) Plataforma, talude e elevação continental são algumas das feições típicas deste tipo de margem, que são definidas a partir do gradiente batimétrico.
( ) As fossas oceânicas são as feições mais características deste tipo de margem. Pelo fato de não receberem quantidades significativas de sedimentos, normalmente não desenvolvem um sopé continental.
( ) Esta margem se desenvolveu a partir do rifteamento e separação de um continente, dando origem a um novo oceano e dois blocos continentais. A margem leste da América do Sul e América do Norte, e as margens leste e oeste da África são exemplos deste tipo de margem.
( ) A margem do tipo ativa localiza-se nas regiões de convergência das placas litosféricas, onde ocorre a subducção de uma placa sob a outra.
( ) Nesta margem concentram-se as principais atividades vulcânicas e sísmicas da Terra.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
(UERJ) Esponjas e mexilhões podem ser considerados bioindicadores, uma vez que a análise de seus tecidos revela a concentração de poluentes na água. Isso ocorre porque, no meio aquático, esses animais são caracterizados, em sua maioria, como: