Entre os vários impactos das queimadas, dois são os mais evidentes, conforme explica André Guimarães, representante da Colizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e diretor-executivo do IPAM:
I. Perdas de biodiversidade: tanto a vegetação quanto os animais sofrem com destruição;
II. Perdas de qualidade do solo: a terra fica menos fértil e gradualmente mais frágil.
Um outro impacto direto da perturbação ambiental abordada no texto é o aumento da(s)
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Em uma visita a Altamira, na Espanha, Beatriz fez uma excursão a um sítio arqueológico onde foram encontradas algumas pinturas rupestres em cavernas. Estima-se que tenham sido feitas entre 5000 e 10000 anos atrás. A foto de uma delas (imagem abaixo) foi distribuída aos turistas como lembrança.
As alternativas abaixo apresentam hipóteses feitas por Beatriz sobre os habitantes retratados na pintura. Assinale a única que podemos considerar como altamente provável.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia um trecho de uma reportagem a seguir.
Decibel é uma medida usada para a intensidade do som.
RUÍDO DO MAL
O silêncio é um ilustre desconhecido das grandes cidades. Até nos momentos em que os serviços públicos param, os sons urbanos permanecem. E eles fazem mal à saúde. Pelos critérios da Organização Mundial de Saúde, ruídos constantes acima de 55 decibéis durante o dia e 40 decibéis durante a noite são prejudiciais. No cotidiano, um cidadão enfrenta diversas situações que ultrapassam esses limites, de restaurantes cheios a ruas movimentadas. (...)
Disponível em <http://veja.abril.com.br/231209/ruido-mal-p-150.shtml> Acesso em 10/04/2010 - adaptação
Com relação aos ruídos mostrados na reportagem, podemos dizer que o maior e o menor ruído são provocados por:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UNEAL)
A figura representa o esquema do arranjo de uma experiência, utilizado pelo físico inglês Thomas Young, em 1801, para demonstrar que a luz é uma onda.
Com base nos conhecimentos de Física e sabendo-se que a velocidade de propagação da luz no vácuo é igual a 3,0. 10-5 km/s e que a faixa de frequência da radiação visível é da ordem de 10-15 Hz, é correto afirmar que a ordem de grandeza da largura das fendas f, f1 e f2, no Sistema Internacional de Unidades, é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Texto base: Leia o texto. Ciência da Natureza e Meio Ambiente Raquel Beer em 30/04/2015 às 15:45 Pesquisa divulgada hoje na revista americana Science mostra que, se as emissões de gás carbônico continuarem no mesmo ritmo, levando a um aumento de até 4,3 graus de temperatura em 90 anos, uma em cada seis espécies de animais e de plantas deve ser extinta. Caso os esforços globais de mitigação surtam efeito e consiga-se limitar o aquecimento a apenas dois graus até o fim do século, o risco passaria a ser 10% menor. As espécies que têm como hábitat a América Latina, Nova Zelândia e Austrália serão as mais ameaçadas. Isso porque uma das consequências do aquecimento global é o aumento do nível do mar, que faria com que a área dos territórios diminuísse. Para agravar a situação, muitas dessas regiões têm terrenos acidentados, cortados por rios, montanhas ou florestas densas, que funcionam como barreiras e dificultam a migração dos animais. “É importante ressaltar que os modelos utilizados para prever os riscos de extinção são bastante completos, mas não são perfeitos”, disse à Veja o americano Mark Urban, professor de Biologia da Universidade de Connecticut e autor do estudo. “Não é analisado, por exemplo, o potencial que as espécies têm de se adaptar às mudanças climáticas. Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”. [...] Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/uma-em-cada-seis-especiespodem-ser-extintas-devido-as-mudancas-climaticas>. Acesso em: abr. 2015.
Enunciado:
Em “ Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”, o termo em destaque opõe a frase à ideia de que:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho abaixo.
A Democracia não tem ponto final
[...] até o último instante o próprio Collor não acreditou que poderia ser derrubado [...] Protestou contra as denúncias e encerrou o discurso convocando a população a vestir-se de verde e amarelo e sair às ruas, e o domingo foi dia de manifestações. Com um detalhe: as pessoas se vestiram de preto. Os estudantes convocaram a população para protestar e sacudiram as manifestações com palavras de ordem “Fora Collor” e “ Impeachment já!”.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma Biografia. 2. ed.
São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 494.
O processo de impeachment de Fernando Collor foi em razão