No centro de sua família, o senhor de engenho devia irradiar autoridade, respeito e ação. Sob seu comando dobravam-se filhos, parentes pobres, irmãos, bastardos, afilhados, agregados e escravos. Uma esposa, às vezes bem mais jovem, movia-se a sua sombra. Ela vivia para gerar filhos, desenvolvendo também uma atividade doméstica. Na ausência do senhor, contudo, assumia as responsabilidades de trabalho com vigor igual ao do marido.
DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma Breve História do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010. VOT2021
A sociedade açucareira do Brasil colonial reproduzia certos valores que estavam enraizados desde os tempos do Antigo Testamento, como podemos deduzir no texto o (a)
Questões relacionadas
- Química | B. Espacial
Várias características e propriedades de moléculas orgânicas podem ser inferidas analisando sua fórmula estrutural. Na natureza, alguns compostos apresentam a mesma fórmula molecular e diferentes fórmulas estruturais. São os chamados isômeros, como ilustrado nas estruturas.
Entre as moléculas apresentadas, observa-se a ocorrência de isomeria
- Química | 3.7 Polímeros
(UNEB) Pesquisas baseadas em alta tecnologia e inovação têm sido capazes de criar uma nova geração de biopolímeros, com características “ambientalmente amigáveis” e que serão a base da química não poluente do futuro. A não biodegradabilidade dos polímeros usualmente empregados na indústria do plástico tem incentivado pesquisas não só para o desenvolvimento de processos de reciclagem mais eficazes, como para a criação de produtos menos danosos ao ambiente e também à saúde humana.[...] Ao contrário de biopolímeros que não se degradam como os plásticos “verdes”, uma empresa americana de plásticos renováveis criou a primeira resina compostável dos Estados Unidos, fabricada a partir de amido de milho, de trigo e de mandioca.Os plásticos “verdes” são aqueles obtidos a partir de matérias-primas renováveis, geralmente vegetais, cujo desenvolvimento consome gás carbônico, um gás produtor de efeito estufa. Observa-se que, nesse caso, apenas a matéria-prima é de fonte renovável, o plástico em si não é biodegradável. Um exemplo bastante interessante consiste na confecção de próteses a partir de polímeros preparados tendo como matéria-prima o óleo da mamona.
(RIBEIRO, 2010, p.30-35)
A substituição de plástico derivado de matéria-prima petroquímica por materiais biodegradáveis renováveis conhecido atualmente como “plásticos verdes” tem sido a intenção de biotecnologias inovadoras capazes de criar novas gerações de biopolímeros que não agridam a saúde e não causem danos ao ambiente.
A partir dessas considerações, é correto afirmar:
- Química | 3.8 Bioquímica
(Unit) A cicatrização reconstitui a integridade de tecidos lesados por ferimentos arranhões e cortes no corpo. O processo depende da reação do tecido conjuntivo, ao iniciar o processo de coagulação. A carência de oxigênio e a lesão das terminações nervosas, no local do ferimento, causam respostas do cérebro, que reduz a abertura de pequenos capilares. O aumento do fluxo sanguíneo na região determina os sintomas, as características da inflamação, vermelhidão e liberação de calor com a intensa formação de colágeno, proteínas fibrosas, mais abundantes no tecido conjuntivo. Tem início a cicatrização, que leva cerca de 10 dias para se completar.
Considerando-se resumidamente o processo de cicatrização de ferimentos, com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza, é correto afirmar:
- Física
Um menino deseja deslocar um bloco de madeira sobre o chão horizontal puxando uma corda amarrada ao bloco. Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre a madeira e o chão vale 0,4, que a massa do bloco é 42 kg e que a aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2, e considerando = 1,7, qual a intensidade da força que o menino deve puxar a corda para deslocar o bloco, se a direção da corda forma com o chão um ângulo de 60°?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto e observe a imagem:
Presente odioso, futuro incerto
O sonho não era apenas fazer uma reforma ou uma reforma nas opressivas estruturas existentes. O poder da imaginação tinha sido liberado. Os estudantes, que ergueram barricadas no Centro de Paris e nas aleias* das bem cuidadas universidades americanas e tomaram as ruas na bela e secular Praga e em muitas outras cidades, queriam uma nova vida. Seus cantos, suas palavras de ordem, suas bandeiras e cartazes não vinham do passado. Representavam o futuro. Contra o centralismo, queriam autogestão. Contra o autoritarismo, propunham assembleias gerais. Rebelião e revolução nunca estiveram tão próximas.
ZAPPA, R.; SOTO, E. 1968: eles só queriam mudar o mundo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. p. 13.
Glossário
Aleias – rua ou caminho ornado de árvores ou arbustos; alameda.
O ônibus mágico
Considerando a tendência do movimento de contracultura da década de 1960, é possível traduzi-lo como uma busca
pela militarização irrestrita da população para combate na Guerra Fria.