TEXTO I
Em denúncia recebida pela Inquisição de Lisboa, em 1715, aparece como réu Vicente Morais, negro umbundu, forro, soldado, natural de Angola. Ele foi acusado de guardar com ele um “santinho” de igreja e produzir “bolsas de mandingas” feitas de chita. Nunca tirava uma delas da cintura, por acreditar que o protegia dos perigos.
PANTOJA, S. Terra do Pecado. Revista Nossa História. São Paulo: Editora Vera Cruz,2006.
TEXTO II
O capitão Manoel de Freitas, branco, português, na tentativa de curar-se de uma enfermidade, seguia os preceitos de um feiticeiro ambundo, participando de rituais que incluíam a adoração a bode e o sacrifício de um bezerro. Testemunhas confirmaram que o militar tentava curar uma perna doente, mal que o feiticeiro atribuía à alma penada de sua falecida mulher.
O Capitão e o Mandingueiro. Revista Nossa História. Ano 3, nº 32, junho de 2006 (adaptado). VOT2021
A mistura de práticas religiosas no Brasil colonial foi uma estratégia utilizada pela sociedade da época para