Os solos tropicais são naturalmente ácidos, em razão da pobreza do material de origem ou devido aos processos de gênese. Além disso, o manejo das áreas agrícolas pode conduzir os solos à acidificação.
SOUZA, H. A. et al. Calagem e adubação boratada na produção de feijoeiro.Revista Ciência Agronômica, v. 42, n. 2, abr.-jun. 2011.
Em solos ácidos como os brasileiros, o método mais indicado, com o elemento utilizado para a correção do problema descrito no texto é o(a)
Questões relacionadas
- História | 3.2 Era Vargas
(FUVEST 2012 1ª FASE) O Estado de compromisso, expressão do reajuste nas relações internas das classes dominantes, corresponde, por outro lado, a uma nova forma do Estado, que se caracteriza pela maior centralização, o intervencionismo ampliado e não restrito apenas à área do café, o estabelecimento de uma certa racionalização no uso de algumas fontes fundamentais de riqueza pelo capitalismo internacional(...).
Boris Fausto. A revolução de 1930. Historiografia e história. São Paulo: Brasiliense, 1987, p.109-110.
Segundo o texto, o Estado de compromisso correspondeu, no Brasil do período posterior a 1930,
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
. Texto base: Leia o texto a seguir. A origem do Dia das Crianças A data se popularizou por iniciativa de Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Estrela – que queria vender mais brinquedos. Em 1955, Goldberg idealizou uma promoção batizada de Semana do Bebê Robusto. No ano seguinte, a empresa decidiu repetir a empreitada, agora sob o nome de Semana da Criança. O mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. Essa campanha foi tão bem-sucedida que a empresa resolveu criar um dia fixo para o evento. Para a Justiça, o Dia da Criança é 25 de março (Decreto nº 2.024, de 1940), mas o dia 12 de outubro se tornou mais popular com o passar dos anos. A data coincide com o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A origem do dia das crianças. Disponível em: <http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/4978/1/criancas.html>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
1. Complete o quadro com as informações do texto.
2. Qual o número, presente no texto, que não se refere a nenhuma das informações do quadro?
- Química | 2.5 Oxirredução
(UEFS)
IO3– (aq) + HSO3–(aq) → I2(aq) + SO42 – (aq) + H+(aq) + H2O(l)
O iodato de sódio, NaIO3, é utilizado como aditivo de sal de cozinha, NaCl, com objetivo de prevenir o bócio, uma doença provocada pela deficiência de iodo na alimentação. A equação química não balanceada representa a reação do íon iodato com o íon hidrogeno-sulfito, na determinação de iodo, I2.
A partir do balanceamento da equação química com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, é correto afirmar:
- Química | 2.3 Termoquímica
(UFSM) O alumínio reage com o óxido de ferro, a altas temperaturas, de acordo com a seguinte reação:
2Al(s) + Fe2O3(s) -> 2Fe(s) + Al2O3(s)
Assinale a alternativa que apresenta a entalpia padrão dessa reação, em kJ/mol.
Dados: 2Fe(s) + 3/2 O2(g) →Fe(s)O3(s) ΔH0 = – 824 kJ/ mol
2Al(s) + 3/2 O2(g) →Al2O3(s) ΔH0 = – 1676 kJ / mol
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(Uefs) Todas as células vivas, mesmo em princípio, são muito mais complexas do que qualquer gene ou vírus. As células intercambiam suas partes; elas se mantêm continuamente por meio de nutrientes e energia retirados do ambiente. Até uma minúscula esfera fechada por membrana, uma célula bacteriana sem paredes, precisa de uma equipe de interações moleculares, mais de 15 tipos de DNA e RNA, cerca de quinhentos e, mais geralmente, até quase cinco mil tipos diferentes de proteínas. (MARGULIS, 2001, p. 82).
A presença de nutrientes e energia retirados do ambiente é fundamental para a manutenção dessa complexidade celular, como citado no texto.
É possível afirmar a respeito desse fluxo de alimento que