[...] o aumento demográfico, ocorrido do século XI ao XIV, permitiu uma multiplicação da nobreza cada vez mais parasitária. Seus hábitos de consumo tornaram-se mais exigentes e maiores, o que determinava uma necessidade de renda cada vez mais elevada. Segue-se, pois, uma superexploração do trabalho dos servos, exigindo-se destes um maior tempo de trabalho [...]
Disponível em: http://colegioacademia.com.br. Acesso em: 3 maio 2021. VOT2021
A baixa Idade Média foi marcada por profundas transformações que alteraram a economia e a sociedade europeia. O texto descreve uma das causas, na Europa, da
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Lee el texto a seguir. Mientras se discute en la Cumbre del Clima en París qué medidas a gran escala pueden tomar los países para frenar el calentamiento global, cada vez son más las personas de a pie -como tú- que gradualmente introducen cambios en sus vidas por el bien del planeta. Y no se trata de poner la vida patas arriba de un día para otro. "Esto no se decide en un día, sino que se va construyendo", le aclara a BBC Mundo Yvelice Ramírez, una venezolana que empezó a cambiar sus hábitos después de emigrar a España hace unos 15 años. "Al ver que en las calles había tres contenedores, te cambia el chip completamente", agrega. Sin embargo, Ramírez comenta que con el tiempo se dio cuenta que reciclar es solo un granito de arena en el mar de cosas que se pueden hacer. Así que la primera medida "drástica" que tomó junto con su familia fue cambiar la manera de comer. "Al nacer nuestra hija queríamos comer más sano. Y nos dimos cuenta que algo no puede ser sano si no es medioambientalmente sostenible". Disponible en:<http://elcomercio.pe/ciencias/planeta/lo-que-cambie-mi-vida-no-contribuir-al-cambio-climatico-noticia-1861136> Acceso el: 03 dic. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Y no se trata de poner la vida patas arriba de un día para otro. "Esto no se decide en un día, sino que se va construyendo", le aclara a BBC Mundo Yvelice Ramírez, una venezolana que empezó a cambiar sus hábitos después de emigrar a España hace unos 15 años. La expresión destacada significa lo mismo que
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Eu também já tive turma, ou melhor, fiz parte de turma e sei como é importante em certa idade essa entidade, a turma. A gente é um ser racional, menos quando em turma. Existe, por exemplo, alguma razão para um grupo de pessoas sentar todo dia numa escadaria ou meio-fio e passar horas conversando? Você pode falar a um filho, por exemplo, que refrigerantes engordam e chocolates dão mais espinhas em quem já está na idade das espinhas. Ele nem ouvirá. Mas, se um dia a turma resolver, ele passará a tomar só água com limão e pegará nojo de chocolate. Você pode falar que cabelo tão comprido é incômodo, calorento, atrapalha, mas que nada, ele te pedirá dinheiro para comprar mais xampu. Agora, se a turma resolver cortar careca, ele aparecerá de repente careca no café da manhã e nem quererá falar no assunto – qual o problema em cortar careca? Você pode dizer que bossa nova é bom, e mostrar jornais e revistas, provar que só “Garota de Ipanema” já recebeu centenas de gravações em todo o mundo, mas ele aumentará o volume do rock pauleira ou da tecno-bost. Até o dia em que alguém da turma aparece com um CD de bossa nova e ele troca Axel Rose por Tom Jobim de um dia para o outro. A turma tem modas, como quando resolvem todos arregaçar as barras das calças, que usavam arrastando pelo chão. A turma tem traumas, como quando o namoradinho de uma se apaixona pela namoradinha de outro e ... A turma tem linguagem própria, uma variante local de um ramal regional da vertente adolescente da língua.
PELEGRINI, D. Ladrão que rouba ladrão e outras crônicas. São Paulo: Ática, 2004.
A reflexão trazida pelo texto, que aborda uma fase da vida em que o comportamento individual é direcionado pela turma a que se pertence, estrutura-se por meio de elementos coesivos que apresentam funções distintas. Os termos “você pode”, no texto,
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(UEL) A cavalgada, que lenta 8subira a encosta, 9descia-3a rapidamente enquanto Atanagildo, visitando os muros, 1exortava os guerreiros da cruz a 2pelejarem esforçadamente. Quando 4estes souberam quais eram as intenções dos árabes acerca das virgens do mosteiro, a atrocidade do sacrilégio afugentou-5lhes dos corações a menor sombra de hesitação. Sobre as espadas juraram 6todos combater e morrer como godos. Então o quingentário, a 6quem parecia animar sobrenatural ousadia, correu ao templo.
HERCULANO, A. Eurico, o presbítero. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2014. p.107.
Sobre os verbos “subira” (ref. 8), “descia” (ref. 9) e “exortava” (ref. 1), presentes no trecho, assinale a alternativa correta:
- Matemática | 15.1 Ponto
Uma família resolveu comprar um imóvel num bairro cujas ruas estão representadas na figura. As ruas com nomes de letras são paralelas entre si e perpendiculares às ruas identificadas com números. Todos os quarteirões são quadrados, com as mesmas medidas, e todas as ruas têm a mesma largura, permitindo caminhar somente nas direções vertical e horizontal. Desconsidere a largura das ruas.
A família pretende que esse imóvel tenha a mesma distância de percurso até o local de trabalho da mãe, localizado na rua 6 com a rua E, o consultório do pai, na rua 2 com a rua E, e a escola das crianças, na rua 4 com a rua A.
Com base nesses dados, o imóvel que atende as pretensões da família deverá ser localizado no encontro das ruas:
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
Analise as seguintes afirmativas referentes às células nervosas e suas sinapses:
I – As sinapses nervosas podem ser elétricas ou químicas, sendo essa última caracterizada pela ausência de contato físico entre as células.
II – Os dendritos são ramificações dos corpos dos neurônios responsáveis por conduzir o impulso nervoso para outras células.
III – Corpos de neurônios estão localizados exclusivamente no cérebro e cerebelo.
IV – As fibras nervosas podem ser mielinizadas ou amielinizadas; nesse último caso, a propagação do impulso nervoso é mais lenta.
Assinale a alternativa CORRETA.