Apesar de ser estratégica para a integração sul-americana, a Faixa de Fronteira configura-se como uma região pouco desenvolvida economicamente, historicamente abandonada pelo Estado, marcada pela dificuldade de acesso a bens e serviços públicos, pela falta de coesão social, pela inobservância de cidadania e por problemas peculiares às regiões fronteiriças.
Ministério da Integração Nacional. Faixa de fronteira, 2009 (adaptado).
Sob o ponto de vista do território brasileiro, configuram exemplos de problemas peculiares às regiões destacadas no texto a
Questões relacionadas
- Matemática
Um professor de Educação Física organizará a quadra da escola para um exercício com cones esportivos. A quadra tem formato retangular e é delimitada pelas grades da arquibancada, como mostra a figura.
Os cones serão enfileirados em cima das linhas de quadra e na região delimitada por elas, em um arranjo retangular, de modo que a distância entre dois cones consecutivos, em uma mesma linha ou coluna, seja sempre igual a três metros. A distância entre uma grade e a linha de quadra paralela mais próxima também mede três metros. Nessas condições, quantos cones esportivos o professor deverá utilizar?
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Régua
- Lápis HB
- Caneta hidrocor preta
- Lápis de cor
- Papel formato A4 de gramatura alta (Canson, Cartão)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai apresentar alguns trabalhos de Bridget Riley para os alunos.
- Disponível: <http://nadav.harel.org.il/Bridget_Riley/>
- Explicar que este tipo de arte que a artista faz, se chama Op-Art – vem do inglês (optical-art) e significa “arte óptica”. É uma arte com ênfase na visualização. Mesmo com todo o rigor com que é construída, simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Uma arte aproximada da ciência e da tecnologia.
- Ressaltar que os efeitos desse tipo de pintura é puramente visual e afeta a percepção óptica. Gera a sensação de movimento, de aproximações e distanciamentos puramente ópticos e não cinéticos.
- Provocar com o grupo uma discussão sobre a capacidade da arte criar ilusão, enganar os olhos e induzir o pensamento.
- Destacar para os alunos como a artista faz uma sequência de formas ou linhas propondo uma dinâmica com essa repetição de preto, branco e cinza.
- Inspirando-se nos efeitos produzidos na pintura de Bridget Riley, propor que os alunos realizem um desenho que explore os efeitos de contraste entre as cores preto e branco e compreendam que a artista diminui propositalmente os espaços dos retângulos para que produzam a sensação de que o desenho está sendo sugado para dentro do papel, e assim gera movimento visual.
- Oriente o aluno para traçar as linhas horizontais e verticais com a régua, pois a arte óptica exige precisão no traçado. O colorido poderá ser feito com lápis de cor ou caneta hidrocor preta.
- Ressalte a necessidade de que o colorido seja também preciso e respeite os limites da forma (as linhas de contorno).
- O grupo perceberá que o desenho é até relativamente simples, mas o acabamento exigirá muita atenção e calma na execução.
- Oportunize um momento (ou vários) para que o grupo manifeste suas impressões sobre o trabalho. Se conseguiram ou não das efeito óptico em seus desenhos. Se não, o que faltou para alcançar o efeito.
- No final, é possível montar um painel com todos os desenhos que poderá ser dentro da sala de aula ou nos corredores da escola.
Fonte: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25139>
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
O Inmetro procedeu à análise de garrafas térmicas com ampolas de vidro, para manter o consumidor informado sobre a adequação dos produtos aos Regulamentos e Normas Técnicas. Uma das análises é a de eficiência térmica. Nesse ensaio, verifica-se a capacidade da garrafa térmica de conservar o líquido aquecido em seu interior por determinado tempo. A garrafa é completada com água a 90ºC até o volume total. Após 3 horas, a temperatura do líquido é medida e deve ser, no mínimo, de 81ºC para garrafas com capacidade de 1 litro, pois o calor específico da água é igual a 1 cal/gºC.
Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/garrafavidro.asp. Acesso
em: 3 maio 2009 (adaptado)Atingindo a água 81ºC nesse prazo, a energia interna do sistema e a quantidade de calor perdida para o meio são, respectivamente,
- Literatura
(UEL) Leia o texto a seguir e responda à questão.
Lira 83
Que diversas que são, Marília, as horas,
que passo na masmorra imunda e feia,
dessas horas felizes, já passadas
na tua pátria aldeia!
Então eu me ajuntava com Glauceste;
e à sombra de alto cedro na campina
eu versos te compunha, e ele os compunha
à sua cara Eulina.
Cada qual o seu canto aos astros leva;
de exceder um ao outro qualquer trata;
o eco agora diz: Marília terna;
e logo: Eulina ingrata.
Deixam os mesmos sátiros as grutas:
um para nós ligeiro move os passos,
ouve-nos de mais perto, e faz a flauta
cos pés em mil pedaços.
— Dirceu — clama um pastor — ah! bem merece
da cândida Marília a formosura.
E aonde — clama o outro — quer Eulina
achar maior ventura?
Nenhum pastor cuidava do rebanho,
enquanto em nós durava esta porfia;
e ela, ó minha amada, só findava
depois de acabar-se o dia.
À noite te escrevia na cabana
os versos, que de tarde havia feito;
mal tos dava e os lia, os guardavas
no casto e branco peito.
Beijando os dedos dessa mão formosa,
banhados com as lágrimas do gosto,
jurava não cantar mais outras graças
que as graças do teu rosto.
Ainda não quebrei o juramento;
eu agora, Marília, não as canto;
mas inda vale mais que os doces versos
a voz do triste pranto.
(GONZAGA, T. A. Marília de Dirceu & Cartas Chilenas. São Paulo: Ática, 1997. p. 126-127.)
Com base no poema de Tomás Antônio Gonzaga, considere as afirmativas a seguir:
I. Na primeira estrofe do poema, o eu-lírico coloca lado a lado sua situação de prisioneiro político no presente da elaboração do poema e sua situação de estrangeiro no passado vivido em ambiente urbano.
II. Na quinta estrofe do poema, há o registro da “porfia”, ou seja, da disputa obstinada efetivada por meio de palavras, de dois pastores: Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga) e Glauceste (Cláudio Manuel da Costa).
III. Nas estrofes de números 7 e 8, depara-se o leitor com ambiente distinto daquele compartilhado com Glauceste, pois agora o ambiente é fechado e restrito ao convívio com a mulher amada.
IV. Na última estrofe do poema, o eu-lírico afirma continuar cantando as graças de outros rostos, embora só consiga sentir o ambiente fétido e repugnante da prisão.
Assinale a alternativa correta.
- Física
Analise o gráfico a seguir, que indica a variação da capacidade térmica de um corpo C em função da temperatura T
A quantidade de calor absorvida pelo material até a temperatura de 50ºC em calorias, é igual a: