Prever a dinâmica populacional de um país é de extrema importância, pois com esse conhecimento as políticas públicas em saúde, educação, habitação e infraestrutura poderão ser executadas sem atraso e de forma eficiente. A linha cheia no gráfico mostra a evolução da população brasileira desde 1950 até 2010, e a extrapolação (previsão) até o ano 2050, representada pela linha tracejada, foi feita com base nos censos demográficos realizados até 2010.
Fonte: IBGE. Projeção da população do Brasil, 2010.
Pelo gráfico apresentado, o intervalo em que se observa aumento da população é
Questões relacionadas
- História | 1.1 Pré-Colonial
(UECE) “(...) é junto ao papado que os reinos ibéricos buscam autoridade para dirimir as disputas pela partilha dos mundos a descobrir; e, a partir daí, a legitimação da conquista pela catequese (...)
”NOVAIS, Fernando A. In SOUZA, Laura de Mello. História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
A partir do excerto acima, considere as seguintes afirmações:
I. A cristianização interligou-se às necessidades do desenvolvimento mercantil e aos interesses políticos, assumindo uma importância decisiva no projeto português para o novo mundo.
II. A religião forneceu a base ideológica da conquista e da colonização brasileira; além disso, a catequese possibilitou algumas atrocidades cometidas em nome da fé.
III. A colonização foi motivada por questões materiais e políticas, e o discurso universalista da Igreja, de conversão dos povos, pouco contribuiu para o projeto da colonização.
Está correto o que se afirma somente em
- História | 2.3 Segundo Reinado
SCHWARCZ, L. M. As barbas do imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia. Das Letras, 1998 (adaptado).
Essas imagens de D. Pedro II foram feitas no início dos anos de 1850, pouco mais de uma década após o Golpe da Maioridade. Considerando o contexto histórico em que foram produzidas e os elementos simbólicos destacados, essas imagens representavam um
- Língua Inglesa
(UNIOESTE-PR) Microsoft is buying Skype
One is the giant business, whose software powers more than 90% of the world's computers. The other is the firm, which has revolutionised the way many communicate. Now Skype is being swallowed up by Microsoft.
It's just eight years since Skype started helping people to make calls over the internet for nothing, and this is the third time it's been bought and sold.
Microsoft has been struggling to prove it can compete with the likes of Google and Apple. Now as it tries to make an impact on the mobile-phone world, it wants Skype to help it become a bigger force.
Skype is now used by 170 million people around the world (each month), not just on their computers, but on the move – on their mobile phones and even on their tablet devices.
Microsoft wants to tap in to this connected community, but it's paying a huge price for a business that isn't even profitable.
Rory Cellan-Jones, BBC News. Fonte: http://www.bbc.co.uk/worldservice/
learningenglish/language/wordsinthenews/2011/05/110511witn_skype_page.shtml
Em “it’s been bought and sold”, tem-se uma construção verbal no tempo:
- Física | B. Vetorial
(IFCE) Considere a figura abaixo, na qual Michele utiliza uma bola de tênis para brincar com seu cãozinho, Nonô.
Nesta situação, Michele arremessa a bola na direção horizontal para que Nonô corra em sua direção e a pegue. Ao ser arremessada, a bola sai da mão de Michele a uma velocidade de 14,4 km/h e uma altura de 1,80m do chão. Nesse instante, Nonô encontra-se junto aos pés de sua dona.
Dadas estas condições, o tempo máximo que Nonô terá para pegar a bola, antes que a mesma toque o chão pela primeira vez, é: (Despreze o atrito da bola com o ar e considere a aceleração da gravidade com o valo g= 10m/s²).
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Ao longo de uma evolução iniciada nos meados do século XIV, o tráfico lusitano se desenvolve na periferia da economia metropolitana e das trocas africanas. Em seguida, o negócio se apresenta como uma fonte de receita para a Coroa e responde à demanda escravista de outras regiões europeias. Por fim, os africanos são usados para consolidar a produção ultramarina.
ALENCASTRO, L. F. O trato dos viventes. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).
A atividade econômica destacada no texto é um dos elementos do processo que levou o reino português a