Os tempos gastos por três alunos para resolver um mesmo exercício de matemática foram: 3,25 minutos; 3,4 minutos e 191 segundos.
O tempo gasto a mais, em segundo, pelo aluno que concluiu por último a resolução do exercício, em relação ao primeiro que o finalizou, foi igual a
Questões relacionadas
- Física | 3.2 Dilatação
Dilatação dos sólidos e líquidos isotrópicos
Com relação à dilatação dos sólidos e líquidos isotrópicos, analise as proposições a seguir e dê como resposta a soma dos números associados às afirmações corretas.
(01) Um recipiente com dilatação desprezível contém certa massa de água na temperatura de 1°C quando é, então, aquecido lentamente, sofrendo uma variação de temperatura de 6°C Nesse caso, o volume da água primeiro aumenta e depois diminui.
(02) Quando se aquece uma placa metálica que apresenta um orifício, verifica-se que, com a dilatação da placa, a área do orifício aumenta.
(03) Quando um frasco completamente cheio de líquido é aquecido, este transborda um pouco. O volume de líquido transbordado mede a dilatação absoluta do líquido.
(04) O vidro pirex apresenta maior resistência ao choque térmico do que o vidro comum porque tem menor coeficiente de dilatação térmica do que o vidro comum.
(05) Sob pressão normal, quando uma massa de água é aquecida de 0°C até 100°C sua densidade sempre aumenta.
(06) Ao se elevar a temperatura de um sistema constituído por três barras retas e idênticas de ferro interligadas de modo a formarem um triângulo isósceles, os ângulos internos desse triângulo não se alteram.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(FUVEST 2018 1ª FASE) No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que
- História - Fundamental | 04. Expansão Marítima Europeia
Texto base: Analise o mapa a seguir. DUBY, Georges. Atlas histórico mundial. Barcelona Larousse Editorial, 2007.
Enunciado:
- A) Identifique quais são os dois países considerados pioneiros nas grandes navegações e que recebem destaque no mapa.
- B) Destaque duas (2) das principais razões que fizeram destes países os pioneiros nas grandes navegações dos séculos XV e XVI.
- C) Aponte quais locais podem ser identificados como os principais alvos das navegações destacadas no mapa.
- D) Quais consequências geográficas e comerciais das grandes navegações europeias poderiam ser destacadas a partir da análise desse mapa?
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte em pontos
Materiais:
- Imagem da obra Alguns Círculos do artista russo Wassily Kandinsky
- Papéis colorset ou fantasia de cores variadas
- Cartolina branca para composição da colagem recortada em diferentes formatos e tamanhos
- Cola e tesoura
Desenvolvimento:
Sugiro para a sensibilização desta atividade a apresentação da obra Alguns Círculos, do artista russo Wassily Kandinsky:
Alguns Círculos – Wassily Kandinsky - 1926
Esta obra certamente despertará questões curiosas no grupo de alunos. Passada a euforia inicial e as primeiras discussões, o professor deverá retomar o conceito do ponto como possibilidade de construção de uma imagem recordando com os alunos o que já foi visto e realizado por eles em sala de aula. Em seguida poderá encaminhar algumas reflexões a partir de perguntas, tais como:
- Como Kandinsky usou os pontos nesta composição?
- O que ela faz lembrar? O que você sente ao vê-la?
- Será que a maneira como o artista posiciona as formas é pensada por ele?
- Se as cores fossem outras, o resultado seria o mesmo?
- Se a posição dos pontos fosse outra, o resultado seria o mesmo?
Enquanto desenvolve as questões o professor poderá ilustrar seus argumentos invertendo a composição de Kandinky, por exemplo, de cabeça para baixo; o que poderá ser enriquecedor na elaboração das idéias sobre composição pelos alunos.
Em seguida, o professor convidará os alunos para a realização de um trabalho que faça uso apenas do ponto como elemento composicional. Distribuirá aos alunos as folhas de papel coloridas e pedirá a eles que recortem círculos coloridos de diferentes cores e tamanhos (se julgar conveniente leve os círculos recortados!).
Terminados os recortes, peça a seus alunos que façam algumas pesquisas com os círculos sobre a carteira posicionando-os de diferentes formas em busca do resultado que esperam alcançar.
Em seguida ofereça ao aluno duas opções de papéis em tamanhos, cores e formas diferentes para que ele cole seus círculos/pontos. Use o bom senso de acordo com a maturidade da turma.
Ao final da atividade uma roda de novas perguntas (as mesmas perguntas feitas sobre o trabalho de Kandinsky podem servir de referência) devem ser discutidas pelo grupo e as conclusões registradas.
Observações:
- As cartolinas recortadas que servirão de suporte à colagem podem obedecer ao formato geométrico, orgânico e devem variar os tamanhos.
- Se o professor julgar conveniente esta atividade poderá ser feita por grupos ou duplas.
- Seria enriquecedora a possibilidade de variação das cores do suporte e, neste caso, a cartolina branca poderia ser substituída ou acompanhada de colorset colorido. (a cartolina colorida não é adequada a esta experiência).
Referências:
- Sobre Kandinsky:
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1433-biografia-9,00.jhtm
http://www.infoescola.com/artes/kandinsky/
mestres.folha.com.br/pintores/18/
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Enunciado:
Read the text and fill in the blanks with the words in the Box. There are two extra items.
Last Updated: Wednesday November 11 2009 15:51 GMT
Staying safe in chatrooms
1. If you're asked for a screen name to use in a chatroom, use a 1. ______________ - never your real name.
2. If you're in a chatroom and you start 2. ______________ uncomfortable about what someone's saying, get out of there and tell an 3. ______________.
3. People may not be 4. ______________ they say they are.
4. If you get an email telling you not to tell your 5. ______________ about it, don't reply and tell an adult straight away.
Available at: http://news.bbc.co.uk/cbbcnews/hi/newsid_1600000/newsid_1607200/1607267.stm. Accessed on Dec 04th 2011.