Foi lento o processo de transferência da população para as cidades, pois durante séculos o Brasil foi um país agrário. Foi necessário mais de um século (século XVIII a século XIX) para que a urbanização brasileira atingisse a maturidade; e mais um século para que assumisse as características atuais.
ENDLICH, A. M. Perspectivas sobre o urbano e o rural. In: SPOSITO, M. E. B.;WHITACKER, A. M. (Orgs.). Cidade e campo: relações e contradições entre
o urbano e o rural. São Paulo: Expressão Popular, 2006 (adaptado).
A dinâmica populacional descrita indica a ocorrência do seguinte processo:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
O gráfico abaixo representa a relação entre uma reação que ocorre em alguns seres vivos e a concentração do gás carbônico. De acordo com o gráfico e os dados nele indicados, assinale a alternativa INCORRETA:
- Matemática | 10. Estatística
Suponha que a etapa final de uma gincana escolar consista em um desafio de conhecimentos. Cada equipe escolheria 10 alunos para realizar uma prova objetiva, e a pontuação da equipe seria dada pela mediana das notas obtidas pelos alunos. As provas valiam, no máximo, 10 pontos cada. Ao final, a vencedora foi a equipe Ômega, com 7,8 pontos, seguida pela equipe Delta, com 7,6 pontos. Um dos alunos da equipe Gama, a qual ficou na terceira e última colocação, não pôde comparecer, tendo recebido nota zero na prova. As notas obtidas pelos 10 alunos da equipe Gama foram 10; 6,5; 8; 10; 7; 6,5; 7; 8; 6; 0.
Se o aluno da equipe Gama que faltou tivesse comparecido, essa equipe
- Química | 2.4 Cinética Química
Baseado nos conceitos sobre cinética das reações químicas, analise as afirmações a seguir.
I. Catálise heterogênea pode ser caracterizada quando existe uma superfície de contato visível entre os reagentes e o catalisador.
II. A energia de ativação (Ea) varia com a concentração dos reagentes.
III. A constante de velocidade (k) pode variar com a temperatura.
IV. A energia de ativação (Ea) varia com a temperatura do sistema.
Todas as afirmações corretas estão em:
- Língua Espanhola | 2.02 Substantivos
(UFRGS) La literatura también termina permaneciendo en el lenguaje corriente. La palabra nínfula, por ejemplo, se convirtió en un aporte al español tras Ia ola de reacciones 4suscitadas por la novela Lolita, de Nabokov. Se aplica a una niña que es 6especialmente atractiva. 1........, es una palabra que se pronuncia con una 10intención socarrona y 9que viene acompañada por una sonrisa que demanda del oyente un exceso de complicidad.
Por cierto, la palabra y el concepto remiten a las míticas ninfas, 15adorables 16deidades de La antigüedad dispersas por los bosques, el mar, los ríos y los 17pequeños 18arroyos. Se trata de niñas más imaginarias que reales.
De cualquier forma, causa más asombro que nosotros 24hayamos adoptado la palabra lolita para designar 7informalmente a Ias quinceañeras. De lolita derivan minilola (preadolescente), lolosaurio, 12alolado y hasta lolísimo, 11que fue el nombre de un programa de rock transmitido en la televisión.
2........, las 19bellas 20letras 5se afincan también en el uso linguístico a través de Ia adjetivación Del 23apellido de algunos autores para calificar 22situaciones 21cotidianas. De ahí que todo incendio sea dantesco, como kafkiano todo trámite burocrático. Borges, quien detestaba ese tipo de 14términos, 25ha proporcionado 8contra su voluntad, 3........ , el vocablo borgiano, utilizado para referirse a riñas de compadritos y a pródigos metafísicos librescos. En un ámbito menos popular 13los encontramos también en expresiones como un cosmos cervantino, un hambre rabelesiana y una lata heideggeriana.
Adaptado de: El Mercurio, 31 juI. 2011. p. E 21.
As palavras deidades (ref. 16) e apellido (ref. 23) significam em português, respectivamente,
- Física | 3.6 Termodinâmica
Em quase todas as cozinhas existe um refrigerador. De 30 em 30 minutos você escuta o motor ligando e é o que mantém os produtos resfriados. Sem o refrigerador, teríamos que jogar fora todas as sobras de comida ao invés de guardar para uma outra refeição. O mecanismo geral do funcionamento de um refrigerador consiste em:
1. O compressor comprime o gás refrigerante. Isto eleva a pressão e temperatura do fluido refrigerante de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluido refrigerante dissipe o calor devido à pressurização;
2. À medida que esfria, o fluido refrigerante se condensa em forma líquida e flui pela válvula de expansão;
3. Quando passa pela válvula de expansão, o líquido refrigerante se move da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão, e se expande e evapora;
4. As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria. Então, o ciclo se repete.
De forma simplificada o funcionamento de um refrigerador é representado por: