As populares pilhas zinco-carbono (alcalinas e de Leclanché) são compostas por um invólucro externo de aço (liga de ferro-carbono), um ânodo (zinco metálico), um cátodo (grafita) e um eletrólito (MnO2 mais NH4Cl ou KOH), contido em uma massa úmida com carbono chamada pasta eletrolítica. Os processos de reciclagem, geralmente propostos para essas pilhas usadas, têm como ponto de partida a moagem (trituração). Na sequência, uma das etapas é a separação do aço, presente no invólucro externo, dos demais componentes.
Que processo aplicado à pilha moída permite obter essa separação?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia a tirinha a seguir com atenção.
a) Qual a brincadeira retratada na tirinha?
_____________________________________________________________________________________
b) Antigamente as meninas não costumavam brincar com meninos. Havia brinquedos e brincadeiras só para meninos e outras só para meninas. Podemos observar esse fato na tirinha?
_____________________________________________________________________________________
c) Desenhe um brinquedo que antigamente era só de meninos e outro que era só de meninas.
d) Hoje em dia você acha que ainda existem brinquedos e brincadeiras só para meninos e só para meninas e que eles não podem brincar juntos? Justifique.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- História | Geral
(UPF) Com relação à civilização hebraica é incorreto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia um trecho da reportagem a seguir.
GORJETA
Quando e quanto dar
Todo mundo quer um serviço rápido e atencioso. Quando ele é oferecido, é natural que haja uma retribuição. A prática da gorjeta varia de país para país. Nos Estados Unidos e na França, por exemplo, ela é uma obrigação social: negar-se a dá-la num restaurante, por exemplo, é um ato de grosseria extrema. Já no Japão, oferecer gratificação em dinheiro a garçons e taxistas é uma ofensa. No Brasil não existe obrigação, mas a gorjeta é com frequência esperada. (...)
Com ajuda de entidades de classe e consultores de etiqueta, VEJA chegou a situações e valores que bonificam sem exagero – ou sem ofender quem prestou o serviço.
No Brasil
Fonte: Revista Veja – 10/03/2010
Renata é dona de casa e teve um dia cheio. Ela saiu de casa e passou no posto de gasolina para encher o tanque e lavar o carro. Depois, passou no supermercado. Para terminar, foi a uma loja comprar um presente e deixou seu carro em um estacionamento. Ela deu gorjetas no posto de gasolina, no supermercado e no estacionamento.
De acordo com a tabela, qual seria o valor máximo e o valor mínimo que ela poderia ter gasto com gorjetas ao longo desse dia.
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UPE) Carl Von Linné (1707-1778) considerou a existência de apenas dois reinos biológicos em nosso planeta: Animal e Vegetal. Posteriormente, o zoólogo Ernst Haeckel criou o termo Protista, para designar um conjunto de organismos, que não eram caracterizados nem como plantas nem como animais. Uma nova proposta surgiu incorporando o reino Monera, representado pelas bactérias e cianobactérias. Por fim, Robert Whittaker, em 1960, propôs elevar os fungos a reino, aumentando para cinco. Assinale a alternativa CORRETA que justifique a não inclusão dos vírus no sistema de classificação
- Geografia | 6.5 Indústria
A geografia mundial da inovação sofreu uma reviravolta que mobiliza fatores humanos, financeiros e tecnológicos.
Esforço humano: com
Esforço financeiro: em 2009, pela primeira vez, a China apresentou um orçamento para pesquisa que a colocou em segundo lugar no mundo – ainda bastante longe dos Estados Unidos, mas à frente do Japão.
Esforço tecnológico: em 2011, o país se tornou o primeiro depositante mundial de patentes, graças a uma estratégia nacional que visa passar do Made in China (produzido na China) para o Designed in China (projetado na China).
CARROUÉ, L. Desindustrialização. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).
O texto apresenta um novo fator a ser considerado para refletir sobre o papel produtivo entre os países, representado pela