O tenentismo veio preencher um espaço: o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha. Os “tenentes” substituíram os inexistentes partidos políticos de oposição aos governos de Epitácio Pessoa e de Artur Bernardes.
PRESTES, A. L. Uma epopeia brasileira: a Coluna Prestes. São Paulo: Moderna, 1995 (adaptado).
Um dos objetivos do movimento político abordado no texto era
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem do jornal publicado em 16 de novembro de 1889 e leia o texto a seguir.
Disponível em: <http://www.gazetadenovo.com/?edicao=5/8/2010>. Acesso em: 16 out. 2012.
"Aristides Lobo, escrevendo no "Diário Popular" de São Paulo três dias após a Proclamação da República, […] Descrevendo os eventos do dia 15, no Rio de Janeiro, disse: "O povo assistiu àquilo bestializado". […] E naquele tempo, como agora, o selo do "deu no ‘New York Times’" parecia valer, pois o correspondente do jornal comentava no dia 16 de dezembro de 1889 a falta de empolgação com o evento histórico: ” [...] não houve demonstração de esfuziante alegria. O povo, como de hábito, mostrava-se um tanto constrangido, parecia e agia de uma forma apática e aturdida”.
Disponível em <http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas_sesc/pb/artigo.cfm?Edicao_Id=339&breadcrumb=1&Artigo_ID=5295&IDCategoria=6068&reftype=1>. Acesso em: 16 out. 2012.
A Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889,
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Atlas geográfico escolar. 4.ed.Rio de Janeiro: IBGE, 2007.
Esse mapa nos dá uma ideia aproximada da localização das primeiras nações indígenas. Cada uma delas compreendia vários grupos menores, chamada tribos. A nação tupi, por exemplo, abrangia as tribos Caetés, Carijós, Potiguares, Tabajaras, Tamoios, Tupiniquim e dezenas de outros menores. O mesmo acontecia com as demais nações.
Qual das nações indígenas teve o primeiro contato com os portugueses? Justifique.
- Física | 2.6 Hidrostática
(UEFS) Considere um objeto imerso no ar e preso na extremidade de um dinamômetro que registra peso igual a 500,0 gf e quando esse objeto é completamente submerso na água, a leitura do dinamômetro passa a ser de 350,0 gf. Nessas condições, desprezando-se o empuxo exercido pelo ar sobre o objeto e considerando-se 1 kgf igual a 10 N, a densidade da água igual a 1,0 g/cm³ e o módulo da aceleração da gravidade local, 10,0 m/s², é correto afirmar que a densidade desse objeto é aproximadamente igual, em g/cm³, a
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
(UPE) A relação entre textos sempre existiu como retomada de um texto mais novo de outro que o antecede, contudo o termo intertextualidade foi usado pela primeira vez por Julia Kristeva, que, baseando-se nos estudos de Bakhtin sobre o discurso, concluiu: “todo texto se constrói como mosaico de citações, todo texto é absorção e transformação de um outro texto”.
(Fonte: KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974. p.72.)
Sobre intertextualidade, analise os textos 1 e 2.
Texto 1
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece
O amor é o fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria
É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder
É um estar-se preso por vontade
É servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrário a si é o mesmo amor
[...]
(Renato Russo, Monte Castelo)
Texto 2
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
(Camões)
Assinale a alternativa CORRETA.
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
O homem ocidental aprende pouco a pouco o que é ser uma espécie viva num mundo vivo, ter um corpo, condições de existência, probabilidade de vida, saúde individual e coletiva, forças que se podem modificar, e um espaço em que se pode reparti-las de modo ótimo. Pela primeira vez na história, sem dúvida, o biológico reflete-se no político; o fato de viver não é mais esse sustentáculo inacessível que só emerge de tempos em tempos, no acaso da morte e de sua fatalidade: cai, em parte, no campo de controle do saber e de intervenção do poder.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988. p. 134.
A reflexão do filósofo Michel Foucault, citada anteriormente, refere-se ao conceito de