Associados a atividades importantes e variadas na evolução das sociedades americanas modernas, os africanos conseguiram impor sua marca nas línguas, culturas, economias, além de participar, quase invariavelmente, na composição étnica das comunidades do Novo Mundo. A sua influência alcançou mais fortemente as regiões do latifúndio agrícola, em comunidades cujo desenvolvimento ocorreu às margens do Atlântico e do mar das Antilhas, do sudeste dos Estados Unidos até a porção nordeste do Brasil, e ao longo das costas do Pacífico, na Colômbia, no Equador e no Peru.
KNIGHT, F. W. A diáspora africana. In: AJAYI, J. F. A. (Org.). História geral da África:
África do século XIX à década de 1880. Brasília: Unesco, 2010 (adaptado).
Uma das contribuições da diáspora descrita no texto para o continente americano foi o(a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
O texto I, a seguir, é um sumário da revista Ciência Hoje para Crianças do mês de março de 2012. O texto II é um verbete do Dicionário de Gêneros Textuais, de Sérgio Roberto Costa. Analise os dois textos para responder à questão
TEXTO I
TEXTO II
SUMÁRIO (v. ABSTRATO/ABSTRACT, CATÁLOGO, ÍNDICE, GLOSSÁRIO, LISTA, RELAÇÃO, RESUMO, ROL, SINOPSE, TÁBUA, TABELA): resumo (v.) dos pontos principais de livro, discurso (v.), exposição (v.), dissertação (v.), tese (v.) etc. Resumo (v.), indicação de poucas linhas, no início de um capítulo, do assunto nele tratado. Como sinônimo de índice (v.), discriminação das principais divisões de uma obra, documento (v.), etc. (com títulos, seções, etc.), dentro da mesma ordem em que a matéria aí aparece, geralmente acrescida da indicação dos números de páginas em que as divisões estão respectivamente localizadas.
O texto I se estrutura por meio
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Quinta-feira, 3 de maio de 2012.
Após quase um século, o Povo Pataxó Hã Hã Hãe obteve nesta quarta-feira, dia 2, o reconhecimento de seu legítimo direito à Terra Indígena no sul da Bahia.
Ao longo das últimas décadas os Pataxó Hã Hã Hãe deram exemplo de resistência na luta por seu território tradicional.
Segundo o ministro Celso de Mello, no caso desse povo, isso não significa um direito de propriedade comum. “Trata-se de proteção ao habitat e à cultura de um povo”, declarou.
Disponível em: <http://blogapib.blogspot.com.br/>. Acesso em: 4 maio 2012. (Adaptado)
O Povo Pataxó Hã Hã Hãe se organizou a fim de lutar por um objetivo comum a todos e, por diversas vezes, foi vítima de violência e perseguição promovidas pelos invasores, mas nunca desistiu. Considerando o exemplo desse povo, pode-se afirmar que ele
- Química | 1.3 Classificação Periódica
O fleróvio (Fℓ) é um elemento químico artificial, de número atômico 114. Na tabela periódica, está situado imediatamente abaixo do elemento de número atômico 82, que é o chumbo (Pb), como é mostrado na figura a seguir:
Até o momento, só foi possível sintetizar poucos átomos de fleróvio na forma dos isótopos 288 e 289, pela fusão dos elementos plutônio e cálcio em um acelerador de partículas. Para o fleróvio – 289, o processo de síntese pode ser representado pela equação nuclear a seguir:
24494Pu + 4820Ca -> 288114Fℓ + 3n
Considere as seguintes afirmações:
I. A aparência macroscópica do fleróvio é desconhecida, mas, provavelmente, será a de um sólido metálico.
II. Na formação do fleróvio – 288, por processo análogo ao da síntese do fleróvio – 289, são liberados 3 prótons.
III. No grupo da tabela periódica ao qual pertence o fleróvio, há elementos que formam óxidos covalentes.
É correto o que se afirma apenas em
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNEB) Para que ocorra a visão, é necessário que exista uma fonte de luz. [...] A luz entra pela pupila e atravessa o cristalino, o qual projeta uma imagem na retina. Esta funciona como um conjunto de células fotoelétricas, que recebem a energia luminosa e a transformam na energia elétrica levada pelos nervos ópticos até o córtex visual, parte do cérebro responsável pela visão. [...]
Na produção de filmes 3D, a câmara estereoscópica simula a visão do olho humano. Cada lente é colocada acerca de seis centímetros uma da outra. Nesse processo ainda devem ser controlados zoom, foco, abertura, enquadramento e o ângulo relativo entre elas. [...] Um truque utilizado pela indústria é filmar através de uma lente e usar um espelho para projetar uma imagem deslocada em uma segunda lente. A imagem refletida é girada e invertida antes da edição do filme. (KILNER, 2010).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre Óptica Geométrica, é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 2.07 Advérbios e Adjetivos
(UNISC) HISTORIA DO SUDOKU
Este tipo particular de rompecabezas, tal y como lo conocemos, se publicó por primera vez al final de la década de los 170 en la revista Math Puzzles and Logic Problems (Rompecabezas matemáticos y problemas lógicos) de Dell Magazines. Este nombre que Dell le dio a estos rompecabezas fue Number Place, que es como dicha compañía los ha seguido nombrando hasta hoy. Dell tomó el concepto de Cuadrado Latino de Euler y lo aplicó a una 2rejilla de con la adición de nueve cajas, cada una de las cuales contiene todos los números del al
Como vemos, el concepto de Sudoku no se inventó en Japón, como mucha gente cree, pero sí que lo fue el nombre. En 1984, Nikoli, la compañía líder en creación de 3puzles de Japón, descubrió los Number Place de Dell y decidió presentarlos a los fans japoneses de los rompecabezas. Los rompecabezas, que inicialmente se llamaron Suuji Wa Dokushin Ni Kagiru (Los números deben ser únicos o Los números deben existir solo una vez) 4pronto se volvieron muy populares.
En 1986, después de 5añadir muchas mejoras, sobre todo creando patrones simétricos y reduciendo el número de pistas que se daban, el Sudoku llegó a ser uno de los rompecabezas más vendidos en Japón. Cuando 6se dio cuenta de que uno de los principales problemas del Sudoku era su largo nombre, Kaji Maki, el presidente de Nikoli, lo abrevió a Sudoku (Su = número, dígito; Doku = único, soltero). Hoy en dia hay más de copias de revistas de Sudoku publicadas mensualmente en Japón. En todo ese tiempo, prácticamente nadie en Europa conocía o había prestado atención a los Sudokus.
A finales de 72004, Wayne Gould, un juez retirado de Hong Kong, fan de los rompecabezas y programador, visitó Londres intentando convencer a los editores de The Times de que publicaran Sudokus. Gould, que había escrito un programa de ordenador que generaba Sudokus de diferentes niveles de dificultad, no pedía dinero por los rompecabezas. The Times decidió darle una oportunidad y el 12 de noviembre de 2004 publicó su primer Sudoku. La publicación de un Sudoku en el London Times fue solo el principio de un enorme fenómeno que rápidamente se extendió por toda Gran Bretaña y países como Australia y Nueva Zelanda. Tres dias después, el Daily Mail empezó a publicar Sudokus con el nombre Codenumber. El Daily Telegraph de Sidney los siguió el 20 de mayo de 2005. A finales de mayo de 2005 el rompecabezas 8se publicaba de forma regular en varios periódicos nacionales del Reino Unido, incluyendo Daily Telegraph, The Guardian, The Sun y The Daily Mirror. Pero eso no fue todo. En julio de 2005, el Canal 4 inglés, incluyó un Sudoku diario en su teletexto y Sky One lanzó el Sudoku más grande del mundo (un Sudoku cuadrado de 984 metros tallado en una cara de una colina en Chipping Sodbury, cerca de Bristol). La BBC Radio 4’s Today, también inglesa, empezó a leer números en voz alta en la primera versión radiofónica del Sudoku.
Famosas celebridades británicas, como Big Brother’s Jade Goody y Carol Vorderman (cuyo libro Cómo hacer Sudoku es el más vendido en el país), han declarado sus beneficios como un ejercicio mental en las clases y se ha insinuado que la resolución de Sudokus puede ayudar a frenar la progresión de enfermedades como el Alzheimer.
http//www.playsudoku.biz/historia-sudoku.aspx
En el fragmento... pronto se volvieron muy populares (ref. 4) se usa el adverbio muy. Señala la alternativa donde su uso es incorrecto según las reglas de la Real Academia Española.