Considerando-se os elementos constitutivos do texto, esse anúncio visa resolver um problema relacionado ao(à)
Questões relacionadas
- Geografia | 3.3 Solo
Os solos tropicais são naturalmente ácidos, em razão da pobreza do material de origem ou devido aos processos de gênese. Além disso, o manejo das áreas agrícolas pode conduzir os solos à acidificação.
SOUZA, H. A. et al. Calagem e adubação boratada na produção de feijoeiro.Revista Ciência Agronômica, v. 42, n. 2, abr.-jun. 2011.
Em solos ácidos como os brasileiros, o método mais indicado, com o elemento utilizado para a correção do problema descrito no texto é o(a)
- Geografia | 2. Cartografia
Algumas salas de aula de escolas públicas de Boston, no nordeste dos Estados Unidos, começaram a usar o mapa do mundo elaborado a partir da projeção cartográfica de Gall-Peters, batizada em homenagem a James Gall, escocês aficionado por astronomia que a desenhou pela primeira vez em 1855, e ao historiador alemão Arno Peters, que a difundiu na década de 1970. Esse mapa mostra o tamanho e a proporção entre as áreas de países, continentes e oceanos com mais precisão. Em 2017, cerca de 600 escolas públicas da cidade norte-americana receberam cópias dele, noticiou o jornal The Boston Globe.
Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2020 (Adaptação).
As informações mencionadas no texto evidenciam que a projeção cartográfica de Gall-Peters é classificada como:
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Retroprojetor
- Canetas para retroprojetor
- Tesoura e Cola
- Lápis e borracha
- Papel A4 e giz de cêra
Desenvolvimento:
O céu sempre foi objeto de investigação do homem. Seus mistérios, a manifestação das forças da natureza, a presença dos deuses, tudo isto nutriu e ainda nutre a imaginação humana de histórias. Assim como observamos as nuvens e encontramos nelas formas diversas que nos fazem contar histórias, os antigos observavam as estrelas e construíam histórias sobre o mundo visível e invisível.
Os estudos sobre o céu desencadearam as maiores revoluções no pensamento humano! Grandes nomes como os de Galileu, Copérnico, Kepler e Ptolomeu permeiam as histórias míticas sobre o universo, aproximam o desconhecido do pensamento racional enquanto mantém acesos os mistérios do imaginário humano.
As Constelações, conjunto de estrelas agrupadas no céu, são resultantes de formas imaginadas por Ptolomeu a partir da junção de pequenos pontos (as estrelas) que unidos por linhas se transformam em figuras, na maioria míticas.
Ptolomeu, pensador egípcio, registrou suas descobertas em um livro denominado Almagesto por volta do ano II d.C. E quanto a nós? Vamos criar constelações?
Caro professor, você poderá iniciar este trabalho pedindo aos alunos que façam uma pequena pesquisa sobre as constelações e tragam imagens a respeito das mesmas. Veja abaixo como é curioso observar que, por mais que os pontos ligados entre si se aproximem da imagem, havia outros interesses na composição da referência das mesmas, concorda? O que elas podem nos dizer?
Constelação de Centauro
Outra maneira de complementar a sensibilização dos alunos seria contar-lhes uma história mítica vinculada a uma constelação ou até mesmo preparar imagens para projeção em data-show. Após a sensibilização entregar a eles as transparências com uma canetinha e pedir a eles que, colocando-a sobre a constelação que tem em mãos, façam o desenho da mesma. Em seguida ligar o retroprojetor e transformar a sala num grande jogo de constelações possibilitando experiências diversas com os alunos que poderão ser fotografadas para uma bela exposição.
Observações:
Outras possibilidades de finalização são viáveis para esta atividade:
- Recortar as transparências usando-as para frotagem das imagens em papéis ou um grande painel de frotagens e pontos.
- Orientar os alunos para que, em grupo e sobrepondo as transparências umas sobre as outras, criem seus próprios desenhos a partir destas fusões.
- Distribuir o papel branco e pedir que fechem os olhos e desenhem pontos aleatórios sobre ele. Trocar com o colega o papel e descobrir neste céu de pontos uma constelação.
Referências:
- Sobre Ptolomeu:
- Lista de Constelações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_constela%C3%A7%C3%B5es
- Sobre Constelações:
astro.if.ufrgs.br/const.htm;
www.brasilescola.com › Física;
- Geografia - Fundamental | 7.04 Vegetação do Continente Africano
Observe as imagens.
As imagens retratam qual aspecto do continente africano?
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UFRGS) O fogão mostrado na figura 1 abaixo não produz chamas nem propaga calor. O cozimento ou aquecimento dos alimentos deve ser feito em panelas de ferro ou de aço e ocorre devido à existência de campos magnéticos alternados, produzidos em bobinas, conforme representado no esquema da figura 2. Os campos magnéticos penetram na base das panelas, criando correntes elétricas que as aquecem.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
O processo físico que fundamenta essa aplicação tecnológica é conhecido como __________ e é regido pela lei de __________.