Megaespetáculos com queima de grande quantidade de fogos de artifício em festas de final de ano são muito comuns no Brasil. Após a queima, grande quantidade de material particulado permanece suspensa no ar. Entre os resíduos, encontram-se compostos de sódio, potássio, bário, cálcio, chumbo, antimônio, cromo, além de percloratos e gases, como os dióxidos de nitrogênio e enxofre.
BRUNNING, A. The Chemistry of Firework Pollution. Disponível em: www.compoundchem.com. Acesso em: 1 dez. 2017 (adaptado).
Esses espetáculos promovem riscos ambientais, porque
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Explique como eram as condições de vida dos trabalhadores das fazendas de cacau no Brasil no período indicado
b) Qual era a origem da maioria destes trabalhadores?
- Química | 3.8 Bioquímica
(FUVEST 2008 1ª FASE) O seguinte fragmento (adaptado) do livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella, refere-se à produção clandestina de bebida no presídio:
"O líquido é transferido para uma lata grande com um furo na parte superior, no qual é introduzida uma mangueirinha conectada a uma serpentina de cobre. A lata vai para o fogareiro até levantar fervura. O vapor sobe pela mangueira e passa pela serpentina, que Ezequiel esfria constantemente com uma caneca de água fria. Na saída da serpentina, emborcada numa garrafa, gota a gota, pinga a maria-louca (aguardente). Cinco quilos de milho ou arroz e dez de açúcar permitem a obtenção de nove litros da bebida."
Na produção da maria-louca, o amido do milho ou do arroz é transformado em glicose. A sacarose do açúcar é transformada em glicose e frutose, que dão origem a dióxido de carbono e etanol.
Dentre as equações químicas,
Dado: C6H12O6 = glicose ou frutose
as que representam as transformações químicas citadas são
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(FUVEST 2015 1ª FASE) A notícia “Satélite brasileiro cai na Terra após lançamento falhar”, veiculada pelo jornal O Estado de S. Paulo de 10/12/2013, relata que o satélite CBERS-3, desenvolvido em parceria entre Brasil e China, foi lançado no espaço a uma altitude de 720 km (menor do que a planejada) e com uma velocidade abaixo da necessária para colocá-lo em órbita em torno da Terra.
Para que o satélite pudesse ser colocado em órbita circular na altitude de 720 km, o módulo de sua velocidade (com direção tangente à órbita) deveria ser de, aproximadamente,
Note e adote:
- raio da Terra = 6 x 103 km
- massa da Terra = 6 x 1024 kg
- constante de gravitação universal G = 6,7 x 10-11 m3 / (s2 kg)
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UNIT) O heredograma registra, na espécie humana, a transmissão de uma anormalidade, considerando quatro gerações. Com base na análise do heredograma, concluise que:
- História - Fundamental | 04. Expansão Marítima Europeia
Texto base: Leia o texto a seguir. A fim de que numa palavra todas as coisas brevemente narre, saiba que ... navegamos continuamente... com chuvas, trovões e relâmpagos, em tal modo escuro que nem o sol no dia, nem o sereno na noite jamais vimos. Por essa coisa toda em nós entrou um tão grande pavor que quase já toda esperança de vida tínhamos perdido. [...] O dia exatamente VII de agosto de MDI [1501] nas costas daqueles países surgimos, agradecendo ao nosso Senhor Deus com solenes súplicas e celebrando uma missa cantada. Lá aquela terra soubemos não ser ilha mas continente, porque em longuíssimas praias estende não circundantes a ela e de infinitos habitantes era repleta. E descobrimos nela muita gente e povos e todo gênero de animais silvestres que nos nossos países não se encontram, e muitos outros por nós nunca vistos, dos quais seria longo um a um se referir. VESPÚCIO, Américo. Novo mundo: cartas de viagens e descobertas. Porto Alegre. L&PM, 1984, p. 92. (Fragmento)
- A) Identifique, a partir de sua leitura de texto, a qual tipo de documento ele pertence, quem seria seu possível destinatário e qual o contexto em que foi escrito.
- B) Quais eram os perigos que ameaçavam a viagem de Américo Vespúcio? Além daqueles apontados por ele no texto.
Comente sobre outras dificuldades enfrentadas pelos navegantes durante o período da expansão marítima.
- C) Analise qual foi a percepção que o autor teve da terra em que chegou e de seus habitantes, destacando o que mais chamou a atenção do viajante.
- A) Identifique, a partir de sua leitura de texto, a qual tipo de documento ele pertence, quem seria seu possível destinatário e qual o contexto em que foi escrito.
- B) Quais eram os perigos que ameaçavam a viagem de Américo Vespúcio? Além daqueles apontados por ele no texto.
Comente sobre outras dificuldades enfrentadas pelos navegantes durante o período da expansão marítima.
- C) Analise qual foi a percepção que o autor teve da terra em que chegou e de seus habitantes, destacando o que mais chamou a atenção do viajante.
Enunciado: