KOSUTH, J. One and Three Chairs. Museu Reina Sofia, Espanha, 1965.
Disponível em: www.museoreinasofia.es. Acesso em: 4 jun. 2018 (adaptado).
A obra de Joseph Kosuth data de 1965 e se constitui por uma fotografia de cadeira, uma cadeira exposta e um quadro com o verbete “Cadeira”. Trata-se de um exemplo de arte conceitual que revela o paradoxo entre verdade e imitação, já que a arte
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Texto base: Fija la atención en el texto que sigue para contestar la pregunta. Disponible en: http://www.ediciona.com/somontano_sostenible_1-dirpi-11347.htm. Acceso en: 20 oct. 2011.
Enunciado:
“¿Qué tenemos que hacer con nuestros residuos domésticos?” La palabra destacada puede ser sustituida sin provocar cambios en el sentido empleado en el texto por
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
Três pêndulos simples 1, 2 e 3 que oscilam em MHS possuem massas respectivamente iguais a m, 2m e 3m são mostrados na figura abaixo:
Os fios que sustentam as massas são ideais, inextensíveis e possuem comprimento respectivamente L1, L2 e L3.Para cada um dos pêndulos registrou-se a posição (x) em metro, em função do tempo t em segundo, e os gráficos desses registros são apresentados nas figuras 1, 2 e 3 abaixo.
Considerando a inexistência de atritos e que a aceleração da gravidade seja g = p2 m/s2 é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2022 2° APLICAÇÃO) Domésticas, de Fernando Meirelles e Nando Olival (2001) Drama de trabalhadoras domésticas na cidade de São Paulo, mostradas a partir do cotidiano de Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar; a outra é casada, mas sonha com um marido melhor; uma sonha em ser artista de novela e a outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos, mas vivem a mesma realidade: trabalhar como empregada doméstica. Conduzido com humor (e uma trilha musical dos hits populares do Brasil brega dos anos 1970), o filme de Meirelles e Olival retrata o universo particular dessa categoria de trabalhadoras domésticas. É curioso que, em nenhum momento, aparecem patrões ou patroas. A narrativa de Domésticas se desenvolve segundo a ótica contingente das classes subalternas, dos de baixo, com seus anseios e sonhos, expectativas e frustrações. Não aparecem situações de luta social por direitos, o que sugere que o filme se detém na epiderme da consciência de classe contingente, expressando, desse modo, a fragmentação das perspectivas de vida e trajetórias das domésticas (quase como um destino, como observa na palavra final a doméstica Roxane). Do mesmo modo, ao retratar Zé Pequeno (em Cidade de Deus), Meirelles tratou sua sina de bandido quase como destino. É baseado na peça de teatro de Renata Melo (2005).
Disponível em: www.telacritica.org. Acesso em: 25 ago. 2017 (adaptado)
A sinopse, para convencer o leitor a assistir ao filme Domésticas, lança mão da seguinte estratégia de linguagem:
- Biologia | 12.6 Populações
A figura abaixo apresenta três padrões hipotéticos de curvas de sobrevivência, frequentemente encontrados na natureza.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a essas curvas.
( ) A curva I ilustra uma situação na qual a probabilidade de sobrevivência é aproximadamente igual, durante a maior parte da vida.
( ) A curva II caracteriza organismos com poucos descendentes e muito investimento parental.
( ) A curva III é típica de organismos em que a sobrevivência é baixa entre os jovens.
( ) A curva III caracteriza organismos com muitos descendentes e nenhum cuidado parental.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) Meses depois de deixar o convés do Beagle, Darwin estabeleceu-se em Londres, o coração da Inglaterra. Ansioso para se juntar aos “verdadeiros naturalistas”, Darwin mergulhou no trabalho de redigir a sua pesquisa, realizada durante a viagem no Beagle. Enquanto isso, uma grande ideia estava tomando forma em sua mente. Será que suas reflexões iniciais a bordo do navio estavam certas? Era possível que novas espécies pudessem surgir de velhas espécies? Se fosse possível, como isso poderia ter acontecido?
Fragmento extraído do Material Educativo da Exposição. Darwin – Descubra o Homem e
a Teoria Revolucionária que Mudou o Mundo.Instituto Sangari, s/d.
Vários anos após o término de sua viagem ao redor do mundo a bordo do Beagle, Charles Darwin publicou sua revolucionária teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural. Graças às reflexões do cientista durante a viagem mencionada no texto, hoje se sabe que