Leandro Aparecido Ferreira, o MC Fioti, compôs em 2017 a música Bum bum tam tam, que gerou, em nove meses, 480 milhões de visualizações no YouTube. É o funk brasileiro mais ouvido na história do site.
A partir de uma gravação da flauta que achou na internet, MC Fioti fez tudo sozinho: compôs, cantou e produziu em uma noite só. “Comecei a pesquisar alguns tipos de flauta, coisas antigas. E nisso eu achei a ‘flautinha do Sebastian Bach’”, conta. A descoberta foi por acaso: Fioti não sabia quem era o músico alemão e não sabe tocar o instrumento.
A “flauta envolvente” da música é um trecho da Partita em Lá menor, escrita pelo alemão Johann Sebastian Bach por volta de 1723.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 6 jun. 2018 (adaptado).
A incorporação de um trecho da obra para flauta solo de Johann Sebastian Bach na música de MC Fioti demonstra a
Questões relacionadas
- História | 3.2 Era Vargas
TEXTO I
É notório que o universo do futebol caracteriza-se por ser, desde sua origem, um espaço eminentemente masculino; como esse espaço não é apenas esportivo, mas sociocultural, os valores nele embutidos e dele derivados estabelecem limites que, embora nem sempre tão claros, devem ser observados para a perfeita manutenção da “ordem”, ou da “lógica’” que se atribui ao jogo e que nele se espera ver confirmada. A entrada das mulheres em campo subverteria tal ordem, e as reações daí decorrentes expressam muito bem as relações presentes em cada sociedade: quanto mais machista, ou sexista, ela for, mais exacerbadas as suas réplicas.
FRANZINI, F. Futebol é “coisa pra macho”? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol.
Revista Brasileira de História, v. 25, n. 50, jul.-dez. 2005 (adaptado)
TEXTO II
Com o Estado Novo, a circularidade de uma prática cultural nascida na elite e transformada por sua aceitação popular completou o ciclo ao ser apropriada pelo Estado como parte do discurso oficial sobre a nacionalidade. A partir daí, o Estado profissionalizou o futebol e passou a ser o grande promotor do esporte, descrito como uma expressão da nacionalidade. O futebol brasileiro refletiria as qualidades e os defeitos da nação.
SANTOS, L. C. V. G. O dia em que adiaram o carnaval: política externa e a construção do Brasil.
São Paulo: EdUNESP, 2010.
Os dois aspectos ressaltados pelos textos sobre a história do futebol na sociedade brasileira são respectivamente:
- História
Por volta de 1926, formou-se na região do município de Crato, no Ceará, uma comunidade messiânica, coletiva e igualitária, comandada pelo Beato José Lourenço. Com milhares de sertanejos, tal comunidade incomodou a certos segmentos das elites ligados aos latifundiários, aos políticos e a alguns setores da Igreja Católica. Após a morte do Padre Cícero, protetor da comunidade, em 1934, gradativamente ela passou a sofrer perseguições, sendo totalmente destruída em 1937, com centenas de mortos.
O texto acima refere-se:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UPE) Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2e utilize π = 3 , (3)1/2 = 1,7 e 1 hp = 746 W.
Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira, o início da operação de instalação de um controverso sistema antimísseis na Coreia do Sul. Batizado de Terminal de Defesa Aérea para Grandes Altitudes (Thaad, na sigla em inglês), o sistema foi desenhado para proteger o país asiático de seu vizinho mais próximo, a Coreia do Norte. (...) O que é o Thaad? É um sistema capaz de interceptar mísseis de curto e médio-alcance na fase terminal de seu voo.
A fim de simular esse sistema, certo estudante reproduz um experimento de lançamento oblíquo, onde duas partículas de massa, m1 e m2, são arremessadas do solo, no instante t=0, com velocidades de módulos iguais a v1 e v2, respectivamente. As partículas colidem no instante de tempo t = T e no instante de tempo t = 4T ainda não atingiram o solo. Desprezando efeitos resistivos, o valor do módulo do impulso resultante sobre as partículas entre os instantes t = 0 e t = 4T vale
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
16. Texto base:
MATERIAL
Para a caixa tátil:
- Caixa de papelão
- Tesoura - Cola ou durex
- Papel colorido para encapar a caixa
Para o interior da caixa
- Objetos variados, com diferentes formas e texturas, como esponja, lixa, bolinhas, escova de dente, lápis, caixa de fósforo, bombril , etc.
- O professor poderá pedir aos alunos que tragam esses objetos de casa .(objetos presentes no seu cotidiano)
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá preparar com antecedência a caixa de papelão que vai ser usada na brincadeira do tato. Para isso, pegue a caixa de papelão e faça 02 furos nas laterais para que os alunos consigam introduzir as mãos.
- Encape a caixa com o papel colorido.
- Deixe livre a tampa da parte de cima da caixa, para que se tenha acesso ao interior, a fim de acrescentar diferentes objetos.
- O professor deverá organizar a sala em círculo, explicar o objetivo da atividade:. (que é o reconhecer as diferentes sensações e percepções relacionadas ao tato) e em seguida solicitar a um aluno que coloque as mãos no interior da caixa, escolha um objeto e o descreva.
- Depois que o objeto for desvendado, este deverá ser retirado da caixa a apresentado ao grupo.
- Enquanto o aluno descreve o objeto, os outros alunos podem tentar adivinhar qual objeto é.
- O procedimento deve ser realizado com todos os alunos.
- Para finalizar o professor deve escolher 03 objetos com texturas e formatos diferentes e salientar as sensações percebidas.
Fonte: https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/ciencias-para-conhecer-a-percepcao-tatil.htm
Enunciado:
TEXTURA TÁTIL
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
Analise as proposições em relação à ecologia.
I. As populações são formadas quando vários indivíduos da mesma espécie vivem em uma mesma área e mantêm relação entre si.
II. O habitat corresponde ao modo de vida ou ao papel ecológico que a espécie desempenha no ecossistema.
III. Comunidade ou biocenose são formadas por indivíduos da mesma espécie, que possuem pouca relação de interação entre si.
IV. Ecossistema é a reunião e a interação das comunidades com os fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
Assinale a alternativa correta.