As estatísticas mais recentes do Brasil rural revelam um paradoxo que interessa a toda sociedade: o emprego de natureza agrícola definha em praticamente todo o país, mas a população residente no campo voltou a crescer; ou pelo menos parou de cair. Esses sinais trocados sugerem que a dinâmica agrícola, embora fundamental, já não determina sozinha os rumos da demografia no campo. Esse novo cenário é explicado em parte pelo incremento do emprego não agrícola no campo. Ao mesmo tempo, aumentou a massa de desempregados, inativos e aposentados que mantêm residência rural.
SILVA, J. G. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estudos Avançados, n. 43, dez. 2001.
Sobre o espaço brasileiro, o texto apresenta argumentos que refletem a
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
En el fragmento del texto, “Según el Grupo Intergubernamental de Expertos sobre el Cambio climático, cabe predecir que la temperatura del planeta habrá aumentado entre 1.4 y 5.8 grados centígrados en 2100.” la expresión destacada hace referencia al tiempo
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
A retina é um tecido sensível à luz, localizado na parte posterior do olho, onde ocorre o processo de formação de imagem. Nesse tecido, encontram-se vários tipos celulares específicos. Um desses tipos celulares são os cones, os quais convertem os diferentes comprimentos de onda da luz visível em sinais elétricos, que são transmitidos pelo nervo óptico até o cérebro.
Disponível em: www.portaldaretina.com.br. Acesso em: 13 jun. 2012 (adaptado)
Em relação à visão, a degeneração desse tipo celular irá:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1 - Apresente aos alunos esta imagem que ilustra muito bem o que seja a hachura:
Forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Nesse sentido, a performance liga-se ao happening
Disponível em: http://artemarcello.arteblog.com.br/r15614/Canetas-Nanquim-Descartaveis/. Acesso em: 03 set. 2013.
2 - A hachura consiste nesta técnica de colocar uma linha ao lado da outra e preencher sucessivamente o espaço do desenho com este movimento, inclusive realizando sobreposições do movimento – obedecendo da segunda camada em diante a inversão de seu sentido – se começou na diagonal, na segunda camada comece na vertical; na terceira, na horizontal, e assim por diante.
3 - Pode-se também com a hachura elaborar texturas diferenciadas a partir do modo como as linhas se apresentam uma ao lado da outra.
4 - Veja aqui um lindo exemplo de aplicação da hachura no desenho:
Disponível em: http://ateliedaestezinha.blogspot.com.br/2011/04/hachura.html. Acesso em: 03 set. 2013.
5 - Veja como a leveza do traço (conseguido quando desenhamos sem colocar força demasiada no lápis) é transferida para o desenho como um todo.
6 - Agora veja a diferença quando a textura é aplicada para elaborar uma textura:
Hachura Abstrata by Juliana Biz Alfredo. Disponível em: http://flickeflu.com/tags/hachura. Acesso em: 03 set. 2013.
7 - E aqui a combinação das duas coisas:
Disponível em: http://studioeureka.wordpress.com/2013/01/22/inspiracao-em-desenho-com-hachura/. Acesso em: 03 set. 2013.
8 - Agora é propor aos alunos que realizem a mesma sequência de desenhos contida aqui nesta atividade:
8.1 - Realizar numa folha diferentes tipos de hachura.
8.2 - Compor uma imagem abstrata com texturas elaboradas com hachura.
8.3 - Realizar um desenho aplicando as duas possibilidades.
9 - O desenho a ser feito não precisa obedecer à complexidade do desenho apresentado no item 7. Pode ser uma simples fruta ou objeto. Vale muito pelo exercício e pela observação da luz e da sombra sobre o mesmo, ou seja, onde deverá haver mais hachura e onde deverá haver menos. Para isto, antes de iniciar o desenho, chame a atenção dos alunos para as partes mais iluminadas do objeto e para aquelas em que há menos luz.
10 - Oriente os alunos sobre a importância de começar traçando o desenho bem leve e, gradativamente, preencher a forma com traçados mais escuros. Dessa forma, o desenho ganha em qualidade e acabamento, sem contar o capricho!
Observações:
1 - Curiosidade importante!!!
O lápis grafite obedece a uma graduação de dureza e cor:
Disponível em: http://www.faber-castell.com.br/54340/Curiosidades/Curiosidades/Como-a-dureza-da-mina-grafite-expressa/fcv2_index.aspx. Acesso em: 03 set. 2013.
Lápis H: Nessa graduação, o grafite é mais duro. O H vem de hard, do inglês, que quer dizer duro.
Lápis B: Nessa graduação, o grafite é mais macio, o B vem de black, preto, pois o grafite, por ser mais macio, deixa o traço mais escuro.
Nesses dois casos, o número que segue a letra, por exemplo, 2H ou 6B, é o índice diferenciador do grau da dureza ou maciez do grafite do lápis.
Para os lápis que apresentam a letra H, quanto maior o número ao lado do H, maior a dureza do grafite, ou seja, mais esforço será necessário para fazer o traço.
Para os lápis que apresentam a letra B, quanto maior o número ao lado do B, mais macio é o grafite.
O lápis F, de for fine point, apresenta um grafite que permite manter a ponta do lápis fina por mais tempo.
Quanto ao lápis HB, o HB vem de hard/brand, dureza média; é o lápis normalmente usado para escrita.
Existe outra escala de 0 a 5 usada para numerar os lápis para escrita, sendo 0 (zero) o lápis mais macio. Nessa escala, o 2 corresponde ao HB. Por isso, quando compramos um lápis para escrita na papelaria, ele vem com o número 2.
(Disponível em: http://www.dayanafonseca.com/2009/12/graduacoes-de-grafite.html. Acesso em: 03 set. 2013).
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
Moça Linda Bem Tratada (1922)
Moça linda bem tratada,
Três séculos de família,
Burra como uma porta:
Um amor.
Grã-fino do despudor,
Esporte, ignorância e sexo,
Burro como uma porta:
Um coió.
Mulher gordaça, filó,
De ouro por todos os poros
Burra como uma porta:
Paciência...
Plutocrata sem consciência,
Nada porta, terremoto
Que a porta de pobre arromba:
Uma bomba.
Disponível em: https://www.pensador.com. Acesso em: 26 ago. 2020.
O poema escrito em 1922, por Mário de Andrade, constitui-se um retrato satírico da “alta roda” brasileira. De forma bem-humorada, elencam-se tipos caricaturais da sociedade da época.A exploração dessas caricaturas permite considerar que:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Descreva uma contribuição territorial garantida pelo Tratado de Tordesilhas às Coroas Portuguesa e Espanhola.