Durante as várias etapas exigidas para a liberação habilitação para condutores de veículos, uma que está diretamente relacionada com a saúde visual do futuro condutor é o exame oftalmológico. Apesar de ocorrer em uma parcela menor da população a hipermetropia é um defeito visual que pode ser causado por uma deformação do globo ocular ou por uma menor vergência do cristalino, e pode ser corrigida utilizando-se uma lente convergente.
Qual o esquema que melhor representa a formação da imagem (i) de um objeto distante, nesse tipo de problema visual?
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Observe a figura abaixo, representativo de uma organela citoplasmática. Agora, utilizando-se do esquema e dos conhecimentos científicos atuais, analise as proposições que seguem, colocando V (Verdadeiro) ou F (Falso).
( ) A complexidade destas organelas, o fato de possuírem genes, capacidade de autoduplicação e a semelhança genética e bioquímica com certas bactérias, além da capacidade de síntese proteica, decorrente da presença de 3 – DNA circular e 4 — mitorribossomos, sugerem que essas organelas sejam descendentes de seres procarióticos primitivos, que se instalaram no citoplasma de primitivas células eucarióticas. Essa hipótese é conhecida como simbiogênese.
( ) Em certos seres que apresentam reprodução sexuada, estas organelas têm sempre origem materna; isto é consequência do processo de degeneração que elas sofrem durante a formação do gameta masculino. Assim, doenças como Mal de Alzheimer e síndrome de Leigh estão codificadas na estrutura 3, que são moléculas circulares de DNA, tendo sempre herança materna.
( ) Nestas organelas ocorre a fotossíntese, processo no qual moléculas de CO2 e H2O reagem na presença da energia luminosa proveniente do Sol, formando glicídios e O2.
( ) Nestas organelas ocorre a respiração aeróbia, processo em que moléculas orgânicas provenientes do alimento reagem com O2, formando CO2, e H2O e liberando energia, que é armazenada em moléculas de ATP, que serão utilizadas pela célula para fornecimento de energia.
( ) No esquema acima, identificamos em 1 a membrana externa, que corresponde, na sua origem, à membrana plasmática do eucarionte ancestral e, em 2, as membranas internas, que correspondem, na sua origem, à membrana plasmática das bactérias aeróbias ancestrais dessas organelas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. - História | 3.1 Espada e Oligárquica
Considere as afirmações abaixo sobre a economia durante a República Velha (1889-1930).
I. A monocultura de produtos agrícolas destinados à exportação continuou na base da economia brasileira, sendo o café o principal produto, o qual atingiu o seu auge e, ainda nesse período, a sua decadência.
II. O primeiro ministro da Fazenda do novo governo Republicano foi Rui Barbosa (1889-1891). Preocupado com o deficit público e com a alta inflação deixados pela monarquia, Barbosa levou adiante uma política de controle das emissões monetárias e do crédito bancário, que ficou conhecida como “encilhamento”.
III. Para garantir um alto preço nas exportações do café, o Brasil adotou uma política de intervenção econômica, através do Convênio de Taubaté (1906), cuja principal medida era proibir o aumento da produção para não desvalorizar o produto.
IV. O Brasil passou por um pequeno processo de industrialização durante a Primeira Guerra Mundial, denominado “industrialização por substituição de importações”, na medida em que, estando impedido de comprar produtos europeus devido à guerra, o país passou a substituir os importados por produtos nacionais.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.05 Editorial
Elegância 1, racismo 0
O paradoxo costuma rondar sistemas democráticos. Até que ponto se pode tolerar a intolerância, ser liberal com quem pretende demolir as liberdades, assegurar os direitos dos que não os reconhecem?
Em alguns casos, a dúvida se resolve facilmente. Criminaliza-se a tentativa de derrubar pela força um governo legítimo. Atentados terroristas recebem sanções severas, não importando a fundamentação política que possam ter.
Nos chamados crimes de opinião, todavia, o debate se toma mais complexo. Poucas coisas são mais repugnantes e estúpidas do que o preconceito racial, e têm sido frequentes manifestações desse tipo nos estádios de futebol.
Do Reino Unido ao Peru, do Japão ao Brasil, registram-se atos de insulto a jogadores afrodescendentes por parte de alguns (ou muitos) torcedores que estão prontos a aplaudir o jogador negro ou mulato quando estes fazem gols para seus times de dileção.
Várias iniciativas se tomam para punir os responsáveis. Uma equipe peruana foi condenada a pagar multa (meros US$ 12 mil) depois de seus torcedores terem emitido gritos de "macaco" para agredir o jogador Tinga, do Cruzeiro. No Brasil, um time gaúcho perdeu nove pontos e foi rebaixado pelo fato de seus fãs terem atirado bananas contra um árbitro.
A questão é saber se punições como essas cumprem um papel determinante, pedagógico e civilizatório, no sentido de modificar a mentalidade do torcedor racista.
A repressão a um sentimento, por mais odioso que seja, não o desarma. Pode-se desencorajar, pela lei, certos comportamentos que o manifestem de forma explícita. Seu fundo de ressentimento e destrutividade permanece e pode até fermentar, depois de recalcado.
Não poderia ser mais educativa — no que teve de superioridade, humor e indiferença — a reação do brasileiro Daniel Alves, que soberanamente comeu a banana que lhe fora atirada.
Uma agência publicitária tomou daí a inspiração, a pedido do atacante Neymar, também hostilizado nos campos espanhóis, para campanha contra o racismo.
“Somos todos macacos”, diz o slogan, obtendo a adesão de inúmeras celebridades. Torna- -se moda, nas redes sociais, divulgar fotos com a fruta em mãos; o insulto se neutraliza, o agressor se desconcerta, o símbolo inverte o sentido.
É no campo das formas de expressão que o embate se leva a efeito. Gesto contra gesto, solidariedade contra particularismo, ironia contra estupidez: ainda que essa luta jamais tenha fim, é bom que seu lado mais inteligente tenha, também, as armas mais inteligentes a seu dispor.
Folha de S.Paulo. Opinião. 1º maio 2014, p. A2.
Assinale a alternativa correta
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Parque Nacional Tierra del Fuego
Lo pasamos a buscar por su hotel y haremos un recorrido de 12 kilómetros por la ruta nacional n.o 3 hasta llegar al ingreso del Parque Nacional. Antes, llegaremos a la estación del Ferrocarril Austral Fueguino, el tren del Fin del Mundo. Una vez finalizado, haremos un recorrido de solo 2 km hasta llegar al ingreso al Parque Nacional Tierra del Fuego. El último tramo de la excursión, nos lleva hasta Bahía Lapataia, donde encontraremos vestigios del antiguo pueblo aborigen que habitaba la región. Desde este lugar, iniciaremos el regreso a la ciudad de Ushuaia.
¿Qué llevar? Ropa y calzado cómodos para desplazarse por ambientes y senderos agrestes y húmedos.
Dificultad: No tiene, apta para todas las edades.
No incluye:
• Entrada al Parque Nacional Tierra del Fuego. Las entradas al Parque se pagan al ingreso del mismo, solo en efectivo.
• Almuerzo ni vianda.
• Ingreso al Tren del Fin del Mundo (opcional).
Frecuencia: Todos los días, todo el año.
Duração: de 8 h a 13 h 30.
Política de menores:
• Menores de 0 a 2 años de edad: sin cargo.
• Menores de 3 a 11 años de edad: 50% de descuento.
• Las edades se toman en la fecha de la excursión.
Observações:
Siempre se recomienda reservar la excursión cuando se tenga definida la fecha en que se desea realizar y el hotel donde se hospedará, para asegurarse sus lugares. Generalmente no es aconsejable reservar una vez en destino ya que no se podrá asegurar la disponibilidad para el día siguiente de su llegada.
Internet: <www.visitecalafate.com> (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem.
Lo ideal para no quedarse sin plaza para poder visitar el Parque Nacional es hacer la reserva una vez se haya llegado al hotel.
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Diferentes desenhos impressos de mandalas.
- Disponível:
- https://www.valeoclique.com.br/12-desenhos-de-mandalas-para-colorir-e-desestressar/
- https://www.colorirgratis.com/desenhos-de-mandala-para-colorir.html
- Cola
- Papéis diversos
- Canetinha
- Lápis de cor
- Miçangas
- Pedra de bijouterias
- Cola colorida
- Gliter
PROCEDIMENTOS
- Falar mais um pouco sobre as mandalas.
- Mandala (em Sânscrito significa "círculo"), é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino. No tantrismo, compõe-se de círculos e quadrados concêntricos (ou seja, com um centro comum) que formam uma imagem simbólica do mundo e que servem de instrumento para meditação.
- Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandala
- Disponível: http://www.belattrix.com.br/MANDALOQUEE.htm
- Falar com as crianças para observarem as diferentes formas geométricas presentes na construção de uma mandala. Mostrar como a mandala se identifica com objeto, relacionados ao nosso cotidiano.
- O professor vai pedir as crianças para cada uma escolher um desenho de mandala (diferente).
- Formar grupo de 04 crianças e distribuir o material: miçangas, pedras para bijouteria, canetinha, papéis coloridos , lápis de cor, cola , cola colorida, gliter, etc.
- Pedir as crianças para começarem a preencher o desenho da mandala escolhida, utilizando os diversos materiais que estão sobre a mesa. Deixar as crianças trabalharem livremente no desenho das mandalas .
- Incentive as crianças a utilizar vários materiais. Dê sugestão de fazerem bolinhas de papel crepom, cobrir de fitas coloridas, etc . Auxilie-as neste momento.
- Depois do trabalho pronto, o professor deverá recortar as mandalas e fazer um lindo painel.
- Fazer uma exposição dos trabalhos nos corredores da escola.