Durante as várias etapas exigidas para a liberação habilitação para condutores de veículos, uma que está diretamente relacionada com a saúde visual do futuro condutor é o exame oftalmológico. Apesar de ocorrer em uma parcela menor da população a hipermetropia é um defeito visual que pode ser causado por uma deformação do globo ocular ou por uma menor vergência do cristalino, e pode ser corrigida utilizando-se uma lente convergente.
Qual o esquema que melhor representa a formação da imagem (i) de um objeto distante, nesse tipo de problema visual?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Studiare 105157
MATERIAL
- Rolinhos de papel
- Tesoura sem ponta
- Tinta guache (várias cores)
- Papel criativo color set A3-120g
- Panos para limpeza
- Potinhos com água
- Avental ou camiseta velha
- Bandeja de isopor
ORIENTAÇÕES
- Este trabalho pode ser feito em pequenos grupos.
- Colocar o avental ou blusa velha nas crianças.
- Distribuir os potinhos com água e panos para limpeza.
- Pedir para as crianças escolherem uma cor de papel A3 para ser trabalhada.
- Sistribuir os rolinhos de papel, e as tintas, já colocadas nas bandejas de isopor.
- Mostrar alguns modelos de carimbos como nos modelos abaixo.
- Fonte: http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/artes/carimbos-super-faceis-para-divertir-criancas/
- Se fizer uma dobrinha já tem alguns corações.
- Dobrando da maneira certa você faz estrelas de quatro pontas
- Utilizando o rolinho e tinta, você já tem um carimbo de circunferências.
- Fonte: http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/artes/carimbos-super-faceis-para-divertir-criancas/
- Auxiliar os alunos nas dobraduras dos rolinhos e manuseio da tesoura.
- Depois de escolhido as formas pelos alunos, começar a carimbar.
- Molhar o rolinho na tinta e carimbar no papel.
- Lembrete: Como estamos trabalhando com estampas, as carimbadas devem seguir uma sequência.
Enunciado:
AS CORES NA ESTAMPARIA
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Hoje é dia da gincana de perguntas e respostas na aula de Matemática. Nesta atividade, os alunos formam duas equipes. Disponível em: <http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br>. Acesso em: 02 dez. 2015. Observe como foi marcada a pontuação dos alunos:
Enunciado:
De acordo com a pontuação de cada equipe, o total de pontos da equipe vencedora foi
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(ACAFE) Os seres vivos interagem e estabelecem relações entre si e com o ambiente. A seguir está representada, esquematicamente, a relação de alimentação entre os organismos de um ecossistema e a respectiva transferência de energia e de nutrientes.
Sobre o tema abordado no esquema, analise as afirmações a seguir.
I. Uma cadeia alimentar é sempre composta por diferentes níveis que são caracterizados de acordo com o tipo de nutrição dos organismos. Dependendo do nível trófico ocupado, os organismos podem ser produtores, ou consumidores, ou decompositores.
II. Os produtores são seres autótrofos, sintetizam matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas, por isso estão obrigatoriamente no início de qualquer cadeia alimentar. Transformam energia luminosa em energia química através da fotossíntese. Essa energia nutre os tecidos vegetais que servirão de fonte energética para outros organismos, com eficiência ecológica média de 90%.
III. A decomposição é um processo de transformação da matéria orgânica em moléculas simples, que podem ser reutilizadas pelos produtores, num processo natural de reciclagem.
IV. A teia alimentar é caracterizada pelo conjunto de cadeias alimentares, ligadas entre si e, geralmente, representadas como um diagrama das relações tróficas (alimentares) entre os diversos organismos ou espécies de um ecossistema.
V. A produtividade de um ecossistema depende de diversos fatores, dentre os quais os mais importantes são a luz, a água, o gás carbônico e a disponibilidade de nutrientes. A produtividade bruta corresponde ao total de matéria orgânica acumulada depois de descontados os gastos referentes à atividade metabólica, enquanto a produtividade líquida corresponde ao total de matéria orgânica acumulada.
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o Papa Francisco encerrou no dia 09/07/2018 o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, “a globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”.
Disponível em: http://cartamaior.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).
No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:
- Literatura | 5.2 Modernismo
Já a tarde caía quando recolhemos muito lentamente. E toda essa adorável paz do céu, realmente celestial, e dos campos, onde cada folhinha conservava uma quietação contemplativa, na luz docemente desmaiada, pousando sobre as coisas com um liso e leve afago, penetrava tão profundamente Jacinto, que eu o senti, no silêncio em que caíramos, suspirar de puro alívio.
Depois, muito gravemente:
– Tu dizes que na Natureza não há pensamento...
– Outra vez! Olha que maçada! Eu...
– Mas é por estar nela suprimido o pensamento que lhe está poupado o sofrimento! Nós, desgraçados, não podemos suprimir o pensamento, mas certamente o podemos disciplinar e impedir que ele se estonteie e se esfalfe, como na fornalha das cidades, ideando gozos que nunca se realizam, aspirando a certezas que nunca se atingem!... E é o que aconselham estas colinas e estas árvores à nossa alma, que vela e se agita – que viva na paz de um sonho vago e nada apeteça, nada tema, contra nada se insurja, e deixe o mundo rolar, não esperando dele senão um rumor de harmonia, que a embale e lhe favoreça o dormir dentro da mão de Deus. Hem, não te parece, Zé Fernandes?
– Talvez. Mas é necessário então viver num mosteiro, com o temperamento de S. Bruno, ou ter cento e quarenta contos de renda e o desplante de certos Jacintos...
Eça de Queirós, A cidade e as serras.
(FUVEST 2007 1ª FASE) Entre os seguintes fragmentos do excerto, aquele que, tomado isoladamente, mais se coaduna com as ideias expressas na poesia de Alberto Caeiro é o que está em