A família brasileira continua encolhendo, de maneira gradual, mas, ao que parece, segue um rumo irreversível. Pelas projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mantido o ritmo de queda dos nascimentos, a partir de 2030 – quando o país deve chegar a 225 milhões de habitantes – a população começará a declinar.
Disponível em: https://www.gazetadigital.com.br. Acesso em: 3 mar. 2021.
A tendência demográfica destacada no texto trará como consequência o (a)
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
A utilização dos métodos da Revolução Verde (RV) fez com que aumentasse dramaticamente a produção mundial de alimentos nas quatro últimas décadas, tanto assim que agora se produz comida suficiente para alimentar todas as pessoas do mundo. Mas o fundamental é que, apesar de todo esse avanço, a fome continua a assolar vastas regiões do planeta.
LACEY , H.; OLIVEIRA, M. B. Prefácio. In: SHIVA, V. Biopirataria: a pilhagem da natureza e do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.
O texto considera que para erradicar a fome é necessário
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Se olharmos para a disposição de zonas desérticas ao redor do mundo, perceberemos que não existe deserto ao leste da Cordilheira dos Andes, mesmo com as condições propícias para que isso acontecesse. Para Antonio Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a grande responsável por manter o clima ameno no coração do continente sul-americano é a Floresta Amazônica. No caso do Sudeste brasileiro, a Amazônia teria sido a responsável por manter as condições climáticas naturais da região, mesmo com a destruição completa da Mata Atlântica.
Disponível em: http://www.observatoriodoclima.eco.br. Acesso em: 18 set. 2019.
A relação apontada no texto, entre Floresta Amazônica e regulação do clima, está associada ao fato de que a floresta apresenta altos valores de
- Geografia | 5.3 Urbanização
O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento no número absoluto de cidades, teve como uma de suas consequências
- Biologia | 15.2 Mutações
(FAC. ALBERT EINSTEIN) Um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sugere que a perda de um gene (CMAH) no ancestral humano foi o que tornou o Homo sapiens propenso à aterosclerose, ou seja, à formação de placas de gorduras nas artérias que pode afetar o coração. Provavelmente o gene CMAH regula uma série de aspectos bioquímicos, relacionados ao acúmulo de gordura. Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores modifi caram o gene de ratos em laboratório com o objetivo de interromper a produção de uma molécula Neu5Gc – processo comandado pelo gene ausente em humanos. Com isso, o depósito de gordura nos vasos sanguíneos dos roedores aumentou e a eliminação total do tal gene fez com que a severidade da aterosclerose praticamente dobrasse nesses animais.
(Sabrina Brito. “Corações frágeis”. Veja, 31.07.2019. Adaptado.)
O estudo citado no texto e os conhecimentos sobre o assunto sugerem que
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(CPS) A calagem é um processo usado para preparar o solo para a agricultura. Tem a finalidade de diminuir a acidez do solo, fornecendo suprimento de cálcio e magnésio para as plantas. Nesse processo, pode-se usar calcário, no qual o principal componente e o carbonato de cálcio, CaCO3.
Sobre as informações fornecidas é correto afirmar que