As fêmeas de dragões de Komodo são heterogaméticas (genótipo ZW) e os machos são homogaméticos (genótipo ZZ). Curiosamente, duas fêmeas mantidas isoladas há mais de 2 anos, em diferentes zoológicos, botaram ovos dos quais nasceram apenas machos. Estudos evidenciaram que seus descendentes são partenogenéticos e seguem o padrão cromossômico citado, possibilitando, inclusive, a fecundação de suas próprias progenitoras. Assim, concluiu-se que as fêmeas podem alternar entre a reprodução sexuada e assexuada.
WATTS, P. C., et al. Parthenogenesis in Komodo dragons. Londres: Nature, 2006 (adaptado).
Apesar de a flexibilidade reprodutiva possibilitar aumento da população desses animais, populações isoladas apresentarão baixo poder adaptativo a longo prazo, pois haverá
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
No Brasil, o governo implantado após o Golpe de 1964 se caracterizou por
- Geografia - Fundamental | 6.5 Aquecimento Global
Texto 1
Terra sofre com o consumo excessivo
O consumo excessivo e o desperdício são os vilões do planeta. São eles os responsáveis pela crescente emissão de gases do efeito estufa, a falta d’água e a redução das áreas de floresta. O diagnóstico é do ministro de Ciência e Tecnologia da Índia, Murli Manohar Joshi, que esteve ontem na Academia Brasileira de Ciências, no Rio. Para Joshi, há apenas um caminho para salvar a Terra: a união da política com a ciência.
''As tecnologias, hoje, são ineficazes. Temos que aumentar a eficiência das máquinas para conservar energia e matéria-prima. E isso só conseguimos com o desenvolvimento do conhecimento, apoiado por uma política nacional voltada para ciência'', disse o ministro, que considera o atual modelo de produção insustentável.
Apesar da segregação no campo econômico, o atual modelo de desenvolvimento coloca todos no mesmo plano quando o que está em discussão é o meio ambiente. Rico ou pobre, todos serão afetados pela poluição atmosférica, uma das principais consequências do consumismo exacerbado. A diferença é que, apesar da poluição não respeitar fronteiras, as fontes poluidoras estão em territórios muito bem delimitados: os 20% mais ricos emitem 53% do CO2 lançado na atmosfera. Já o quinto mais pobre do planeta responde por apenas 3%.
Fonte: www.jbonline.com.br(acessado em 07/10/09)
Texto 2
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS RISCOS
- O aquecimento mínimo esperado para os próximos 100 anos é mais que o dobro do aumento de 0,6 grau centígrado registrado desde 1900.
- O nível do mar já subiu entre 10 cm e 20 cm em relação às médias do período pré-industrial.
- Um futuro de tempestades e inundações cada vez mais severas nas zonas litorâneas, crescentemente ocupadas, é provável e será ruim até mesmo nos melhores cenários das previsões.
- Espera-se uma redução geral do rendimento das culturas na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Áreas situadas no meio dos continentes, como o “grain belt” dos EUA e vastas áreas da Ásia, poderão provavelmente secar. Onde a agricultura em terrenos secos depende apenas da chuva, como na África subsaariana, as colheitas diminuirão dramaticamente até mesmo com aumentos mínimos na temperatura. Essas mudanças poderão causar a desorganização do suprimento de alimentos em um mundo já caracterizado pela escassez de alimentos e fome.
- Grande parte das espécies em risco no mundo, entre elas 25% dos mamíferos e 12% dos pássaros, poderá ser extinta nas próximas décadas, em virtude das alterações que serão provocadas pelo aquecimento em florestas, pântanos e rangelands.
- As altas temperaturas poderão expandir o alcance de doenças transmitidas por vetores, como a malária, que já matam um milhão de pessoas anualmente, a maioria delas crianças.
Fonte: http://www.fea.usp.br/noticias.php(acessadoem 05/12/09)
Texto 3
Painel - Conferência de Copenhague pode ter resultado surpreendente
Os estudiosos mais otimistas esperam que a reunião de Copenhague termine pelo menos com um compromisso dos maiores emissores que leve a uma efetiva redução das emissões nacionais dos gases de efeito estufa. Essa visão leva em conta importantes mudanças como a política ambiental do presidente Barack Obama, nos Estados Unidos, e a anunciada disposição de países em desenvolvimento, como China e Índia, de participar de um novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto após 2012.
Além da China e da Índia, o Brasil também parece propenso a aceitar um novo compromisso internacional. Isso ficou evidenciado em agosto na entrevista que o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim concedeu ao jornalista André Trigueiro, da Globo News, especializado em questões ambientais. Segundo o ministro, o governo brasileiro poderá assumir em Copenhague metas de redução das emissões nacionais de gases que contribuem para o efeito estufa. A entrevista de Amorim foi recebida com surpresa porque até aqui, como lembrou outro estudioso do tema, o jornalista Washington Novaes, o Brasil “tem-se recusado assumir compromissos de redução”.
Fonte: http://www.fea.usp.br/noticias.php(acessadoem 05/12/09)
A) A partir da leitura e interpretação dos textos acima, EXPLIQUE o problema ambiental global. Utilize três situações para EXEMPLIFICAR as conseqüências desse problema.
B) DESCREVA duas possíveis causas para o problema ambiental global.
- Química | 1.7 Gases
(ITA) Um motor pulso-jato é uma máquina térmica que pode ser representada por um ciclo termodinâmico ideal de três etapas:
I. Aquecimento isocórico (combustão).
II. Expansão adiabática (liberação de gases).
III. Compressão isobárica (rejeição de calor a pressão atmosférica).
Considerando que essa máquina térmica opere com gases ideais, indique qual dos diagramas pressão versus volume a seguir representa o seu ciclo termodinâmico.
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Os refrigerantes têm-se tornado cada vez mais o alvo de políticas públicas de saúde. Os de cola apresentam ácido fosfórico, substância prejudicial à fixação de cálcio, o mineral que é o principal componente da matriz dos dentes. A cárie é um processo dinâmico de desequilíbrio do processo de desmineralização dentária, perda de minerais em razão da acidez. Sabe-se que o principal componente do esmalte do dente é um sal denominado hidroxiapatita. O refrigerante, pela presença da sacarose, faz decrescer o pH do biofilme (placa bacteriana), provocando a desmineralização do esmalte dentário. Os mecanismos de defesa salivar levam de 20 a 30 minutos para normalizar o nível do pH, remineralizando o dente. A equação química seguinte representa esse processo: GROISMAN, S. Impacto do refrigerante nos dentes é avaliado sem tirá-lo da dieta.
Disponível em: http://www.isaude.net. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).
Considerando que uma pessoa consuma refrigerantes diariamente, poderá ocorrer um processo de desmineralização dentária, devido ao aumento da concentração de
- Matemática | 15.3 Circunferência
Considere que os quarteirões de um bairro tenham sido desenhados no sistema cartesiano, sendo a origem o cruzamento das duas ruas mais movimentadas desse bairro. Nesse desenho, as ruas têm suas larguras desconsideradas e todos os quarteirões são quadrados de mesma área e a medida de seu lado é a unidade do sistema.
A seguir há uma representação dessa situação, em que os pontos A, B, C e D representam estabelecimentos comerciais desse bairro.
Suponha que uma rádio comunitária, de fraco sinal, garante área de cobertura para todo estabelecimento que se encontre num ponto cujas coordenadas satisfaçam à inequação: x² + y² – 2x – 4y – 31 ≤ 0.
A fim de avaliar a qualidade do sinal, e proporcionar uma futura melhora, a assistência técnica da rádio realizou uma inspeção para saber quais estabelecimentos estavam dentro da área de cobertura, pois estes conseguem ouvir a rádio enquanto os outros não.
Os estabelecimentos que conseguem ouvir a rádio são apenas: