Em um laboratório, um químico possui 40 mL de uma mistura composta por água e álcool. Sabe-se que essa mistura é constituída por 25% de álcool e que esse químico deseja obter, a partir dela, uma nova mistura constituída por 90% de álcool. Para isso, ele utilizará, sucessivamente, o procedimento de retirar 10 mL da mistura e acrescentar 10 mL de álcool.
Considerando log 2 = 0,301 e log 3 = 0,477, para alcançar o resultado esperado, o número mínimo de realizações desse procedimento deve ser
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
A planta de Belo Horizonte
Foi muito grande o contraste entre a nova capital e as antigas vilas coloniais mineiras, nascidas das necessidades das populações do século XVIII, que se desenvolveram sem nenhum planejamento. A futura capital seria inovadora, moderna e progressista. Assim, o projeto urbanístico que o engenheiro paraense Aarão Reis elaborou para Belo Horizonte causou curiosidade e entusiasmo.
É digno de atenção observar os nomes que foram dados às ruas de Belo Horizonte: estados brasileiros, tribos indígenas, rios etc. Mencioná-los era uma verdadeira aula de estudos sociais. Era, inclusive, uma forma de ensinar a população, ainda carente de ensino formal.
Disponível em: www.descubraminas.com.br. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado).
TEXTO II
Ruas da cidade
Guaicurus, Caetés, Goitacazes
Tupinambás, Aimorés
Todos no chão
Guajajaras, Tamoios, Tapuias
Todos Timbiras, Tupis
Todos no chão
A parede das ruas não devolveu
Os abismos que se rolou
Horizonte perdido no meio da selva
Cresceu o arraial, arraial
Passa bonde, passa boiada
Passa trator, avião
Ruas e reis
Guajajaras, Tamoios, Tapuias
Tupinambás, Aimorés
Todos no chão
A cidade plantou no coração
Tantos nomes de quem morreu
Horizonte perdido no meio da selva
Cresceu o arraial, arraial
A parede das ruas não devolveu
Os abismos que se rolou
Horizonte perdido no meio da selva
BORGES, L.; BORGES, M. In: NASCIMENTO, M. Clube da esquina 2. Rio de Janeiro: EMI, 1978 (fragmento).
Os textos abordam a preservação da memória e da identidade nacional, presente na nomeação das ruas belorizontinas. Quais versos do Texto II contestam o projeto arquitetônico descrito no Texto I?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Plástico para forrar as mesas
- Balão
- Tinta guache – cores ariadas
- Bandeja de isopor
- Papel kraft
PROCEDIMENTOS
- O professor vai separar a turma em grupo de 04 crianças.
- Forrar as mesas.
- Pedir para cada criança encher um balão.
- Instruir as crianças para não encher muito pois ele pode estourar.
- Pedir as crianças para colocar a tinta no pratinho de isopor e misturar. O professor poderá
distribuir para cada grupo de crianças, 03 cores de tintas. Sugestão: Coloque as cores
primárias e deixe que elas façam as misturas.
- Com muito cuidado, a criança deverá pressionar o fundo do balão na tinta e ir carimbando
no papel kraft, dando uma sequência, até a tinta começar a falhar. Ai pressiona novamente
o fundo do balão na tinta e começa a carimbar de novo.
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Deixe as crianças explorarem várias cores.
- Vai ficar um painel super legal.
- Coloque para secar.
- Exponha o painel, nos corredores da escola.
Fonte:https://cdn.architecturendesign.net/wp-content/uploads/2015/06/AD-Amazing-Paintings-For-Your-Blank-Walls-18.jpg
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
Algumas doenças neurodegenerativas podem ser resultado da degradação progressiva da bainha de mielina dos neurônios pela ação do próprio sistema de defesa. Um exemplo é a adrenoleucodistrofia (ou ALD), uma doença hereditária na qual os portadores apresentam um acúmulo de grandes quantidades de um determinado tipo de gordura nos neurônios, o que estimula o ataque por leucócitos do próprio organismo. Outro exemplo de doença desmielinizante é a esclerose múltipla (figura a seguir) que apresenta características semelhantes à ALD, mas possui causas distintas. Embora os estudos já realizados não permitam uma conclusão definitiva, acredita-se que a esclerose múltipla tenha um componente genético, mas que a expressão da doença seja desencadeada pela ação de determinados micro-organismos.
A partir do texto lido e dos seus conhecimentos sobre tecido nervoso e doenças relacionadas, analise as seguintes afirmativas e aponte a que apresenta um ERRO:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
¿Cómo gestionar la diversidad lingüística en el aula?
El aprendizaje de idiomas es una de las demandas de la sociedad en la escuela: los alumnos tienen que finalizar la escolarización con un buen conocimiento, por lo menos, de las tres lenguas curriculares: catalán, castellano e inglés (o francés, portugués...).
La metodología que promueve el aprendizaje integrado de idiomas en la escuela tiene en cuenta las relaciones entre las diferentes lenguas: la mejor enseñanza de una lengua incide en la mejora de todas las demás. Se trata de educar en y para la diversidad lingüística y cultural.
Por eso, la V Jornada de Buenas Prácticas de Gestión del Multilingüismo, que se celebrará en Barcelona, debatirá sobre la gestión del multilingüismo en el aula. El objetivo es difundir propuestas para el aprendizaje integrado de idiomas y presentar experiencias prácticas de gestión de |a diversidad lingüística presente en las aulas.
Disponível em: www10.gencat.cat. Acesso em: 15 set. 2010 (adaptado).
Na região da Catalunha, Espanha, convivem duas línguas oficiais: o catalão e o espanhol. Além dessas, ensinam-se outras línguas nas escolas. De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
(ESPM) O valor do determinante abaixo é: