Em um laboratório, um químico possui 40 mL de uma mistura composta por água e álcool. Sabe-se que essa mistura é constituída por 25% de álcool e que esse químico deseja obter, a partir dela, uma nova mistura constituída por 90% de álcool. Para isso, ele utilizará, sucessivamente, o procedimento de retirar 10 mL da mistura e acrescentar 10 mL de álcool.
Considerando log 2 = 0,301 e log 3 = 0,477, para alcançar o resultado esperado, o número mínimo de realizações desse procedimento deve ser
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT) Uma bomba é acionada por um motor de rendimento de 48% e potência elétrica de 3675 W, para levar água verticalmente para um reservatório situado a 27,0 metros de altura acima do solo. Sabendo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10,0 m/s² e que a densidade da água é igual a 1,0 g/cm³, o volume de água bombeado em 30 minutos é, aproximadamente, igual, em m³, a
- Física | A. Escalar
(UERJ) A figura abaixo mostra dois barcos que se deslocam em um rio em sentidos opostos. Suas velocidades são constantes, e a distância entre eles, no instante t, é igual a 500 m.
Nesse sistema, há três velocidades paralelas, cujos módulos, em relação às margens do rio, são:
Vbarco 1 = Vbarco 2 = 5 m/s
Vrio = 3 m/s
o tempo necessário para ocorrer o encontro dos barcos, a partir de t é de
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
Os satélites sempre fascinaram a humanidade. Desde a antiguidade, as pessoas observam os corpos celestes que vagam pelo céu noturno. Em meados do século XX, durante a Guerra Fria, a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética acelerou a pesquisa e desenvolvimento de satélites artificiais. Hoje em dia, eles são utilizados para diversas finalidades. Enquanto isso, os satélites naturais, nos fascinam com sua beleza e mistérios. Com a chegada da era espacial, a exploração dos satélites naturais se intensificou e novas descobertas estão sendo feitas, como a presença de água em alguns deles, o que abre possibilidades para futuras missões tripuladas.
Qual foi o primeiro satélite artificial lançado na órbita da Terra?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Os textos I e II estão relacionados ao uso do celular. Leia-os e resolva as questões.
TEXTO I
SEU CELULAR TAMBÉM É NOSSO
Espero que você atenda seu telefone para resolver um problema meu. Você não pode fugir disso
Ter um endereço fixo significa que sabemos dizer onde podemos ser encontrados. Tornar acessível esse endereço é se dispor ao encontro: indica que estamos disponíveis.
Antigamente, se alguém morava fora da área de entrega dos Correios, alugava uma Caixa Postal, e lá passava, de tempos em tempos, para recolher a correspondência.
Hoje, temos outras pertinências e ficamos independentes do espaço geográfico. Mas o celular, o e-mail, o Skype e o Facebook também são endereços, é claro.
À primeira vista, podemos imaginar que o aumento no número de endereços representa enorme soma de liberdade e acessibilidade. Mas, como tudo, esse excesso é uma faca de dois gumes.
Por um lado, sou acessível. Por outro, não posso deixar de sê-lo. Aquele a quem forneci as informações sobre como me encontrar está contando com essa possibilidade.
Resta a secretária eletrônica, usada em momentos de necessidade e, também, para atender a um desejo eventual de isolamento, um pouquinho que seja.
O celular é para uso de cada um, mas também para uso de todos que receberam aquele número. Do mesmo modo que os outros podem organizar uma festa e contar com a sua presença, também podem contar com os seus serviços, com o seu apoio.
Esses recursos todos, do endereço da residência ao endereço na nuvem da internet, são prolongamentos de si próprio, são o "si próprio" em outras dimensões.
Assim como você não pode deixar de retribuir a um cumprimento face a face (a não ser que queira fazer uma má-criação), não pode se ausentar de suas dimensões tecnológicas e virtuais. O outro conta com você. Você é o seu e-mail. Se você me deu o seu endereço eletrônico, é porque você o consulta e eu posso imaginar que a mensagem que te mandei tenha sido recebida.
O aparelho de celular pode ser seu, mas é meu também, quando quero falar com você. Eu conto com você atendendo o seu celular para resolver um problema meu. Fosse em 1900, eu precisaria mandar um mensageiro até você ou uma carta. O seu celular faz parte da programação do meu tempo. O ato de deixá-lo sem bateria ou desligado por muito tempo pode acarretar dificuldades para aqueles que te conhecem nas dimensões virtual e tecnológica.
Você não é mais apenas um corpo com uma localização geográfica. O outro com quem você compartilha o universo virtual é, também, alguém que te vê e te sente em todas as suas extensões.
MAUTNER, Anna Veronica. Seu celular também é nosso. Jornal Folha de São Paulo. 19 de jul. de 2011. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq1907201101.html. Acesso em: 19 de jul. de 2011.
TEXTO II
O objetivo comunicativo do texto II é fazer uma campanha contra o uso do celular ao volante. Relacione o texto I ao objetivo comunicativo do texto II.
- Física | 3.2 Dilatação
(EPCAR-AFA) Em um laboratório de física é proposta uma experiência em que os alunos deverão construir um termômetro, o qual deverá ser constituído de um bulbo, um tubo muito fino e uniforme, ambos de vidro, além de álcool colorido, conforme a figura abaixo.
O bulbo tem capacidade de 2,0 cm3 o tubo tem área de secção transversal de 1,0.10-2 cm2 e comprimento de 25 cm.
No momento da experiência, a temperatura no laboratório é 30 oC, e o bulbo é totalmente preenchido com álcool até a base do tubo. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação do álcool é 11.10-4 oC-1 e que o coeficiente de dilatação do vidro utilizado é desprezível comparado ao do álcool, a altura h, em cm, atingida pelo líquido no tubo, quando o termômetro for utilizado em um experimento a 80 oC é