Ócio entre os gregos era um conceito, de origem aristocrática, que implicava, precisamente, a liberdade, eleutheria, que advém de não se ter obrigatoriamente que trabalhar. Mas liberdade para quê? Liberdade para participar da vida pública e para refletir sobre o mundo, para flanar, para dedicar-se a discussões estimulantes.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2019. (VOT2021)
Bem diferente da nossa atualidade, na Grécia Antiga o ócio era valorizado, o que servia para entender a relação entre
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(FCC) Qual das seguintes estruturas celulares desempenha papel importante na formação de cílios e flagelos?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto abaixo para responder à questão. Dentes que contam história
Arqueólogos descobriram que o homem já ocupava o continente europeu
bem antes do que imaginávamos Quando o assunto é investigar a vida dos primeiros humanos da história, a ciência precisa encontrar pistas em achados fósseis – afinal, ninguém vive tanto para saber o que aconteceu há milhares de anos. Cada pista encontrada muda um pouquinho a história que contamos sobre nossos ancestrais. E acabam de chegar mais novidades: a análise de cinco dentes de cerca de 45 mil anos mudou mais uma vez o que se pensava sobre os homens pré-históricos. Os dentes já haviam sido encontrados há mais de 50 anos em duas cavernas na Europa. Mas só agora os pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, e de Oxford, na Inglaterra, conseguiram fazer testes que comprovaram a sua origem e a sua tão antiga idade.
Três dentes de adulto encontrados em uma caverna da Inglaterra e dois de leite em uma caverna na Itália são agora
considerados os mais antigos vestígios do homem moderno na Europa (Foto: Chris Collins/ Natural History Museum) [...] Uma análise detalhada, que incluiu a criação de um modelo em 3D dos dentes, revelou seus verdadeiros donos. “Com o modelo tridimensional, conseguimos estudar cada detalhe da forma dos dentes e concluímos que eles eram mesmo de Homo sapiens”, afirma o arqueólogo Stefano Benazzi, da Universidade de Viena. “Há 50 anos, não era possível fazer uma análise tão sofisticada por causa da limitação da nossa tecnologia.” [...] Até hoje não se sabia ao certo quando a nossa espécie tinha chegado à Europa, mas a descoberta desses dentes mostra que nossos ancestrais já estavam lá bem antes do que se pensava, há pelo menos 45 mil anos! Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/dentes-que-contam-historia/>. Acesso em: 22 jan. 2016.
Enunciado:
A partir da análise do texto, assinale a alternativa correta.
- Filosofia | 2.3 Helenismo
(UEL) Leia a tirinha e o texto a seguir para responder a questão.
Exercita-te primeiro, caro amigo, e aprende o que é preciso conhecer para te iniciares na política; antes, não. Então, primeiro precisarás adquirir virtude, tu ou quem quer que se disponha a governar ou a administrar não só a sua pessoa e seus interesses particulares, como a cidade e as coisas a ela pertinentes. Assim, o que precisas alcançar não é o poder absoluto para fazeres o que bem entenderes contigo ou com a cidade, porém justiça e sabedoria.
PLATÃO, O primeiro Alcebíades. Trad. Carlos Alberto Nunes.Belém: EDUFPA, 2004. p. 281-285.
Com base na tirinha, no texto e nos conhecimentos sobre a ética e a política em Platão, assinale a alternativa correta.
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
Um tipo muito comum de acidente de trânsito ocorre quando um veículo avança por uma via ignorando a sinalização presente. Perto de uma esquina, dois veículos 1 e 2 transitam com a mesma velocidade (em módulo), sendo que o veículo 1 tem o dobro da massa do veículo 2. Na esquina, eles colidem (em O) e os veículos se engancham, em um choque totalmente inelástico.
Uma trajetória possível dos dois veículos, após a colisão, é compatível com a indicada por
- Biologia | 8.6 Verminoses
O Ascaris lumbricoides é um verme causador da ascaridíase, uma verminose muito comum em países subdesenvolvidos. Quando adultos, esses vermes se instalam no intestino, onde se reproduzem. Assinale a alternativa correta.