10. Materiais necessários
- Data show completo para visita ao site do artista plástico Henrique Oliveira ou se não for possível, pesquise com antecedência biografia do artista e imprima algumas imagens de trabalhos artísticos dele para a sua aula expositiva.
- Site do artista disponível em: <http://www.henriqueoliveira.com/>. Acesso em 04 jan. 2016.
- Um jornal completo para cada aluno. (Pedir aos alunos com antecedência).
- Fita crepe. Pelo menos uma para cada quatro alunos.
- Barbante.
- Máquina fotográfica.
- Uma música agitada à escolha do professor.
Procedimento
1º. Trabalhe com os alunos as atividades do manual do livro, com antecedência e peça a eles que providenciem um jornal completo, de preferência os de grande circulação que possuem as folhas melhores e grandes.
2º. Entre com os alunos no site do artista Henrique Oliveira. Explore bastante todos os lugares que o site disponibiliza, como a biografia do artista, textos, notícias, seus trabalhos em pintura, escultura e por fim, instalações. Nas instalações, explore bastante todas as imagens e deixe que os alunos fiquem a vontade para comentários, críticas e apreciações.
3º. Agora, coloque todos os alunos em círculo em volta de uma pilha feita com os jornais que trouxeram. Proponha que durante a música que você colocar, eles se sintam a vontade para “desmantelar” os jornais que estão na pilha. Explique que eles deverão espalhar o mais possível os jornais e depois, fazer grandes bolas de jornal para amassar bem o papel e deixá-las pelo chão. A atividade vai parecer um pandemônio, mas aos poucos, quando forem fazendo as bolas de jornal embolado, os alunos irão se acalmar.
4º. A música termina e você terá alunos exaustos e muitas bolas de jornal amassado. Proponha então que se reúnam em pequenos grupos que deverão montar uma instalação utilizando o jornal, que poderá ser usado em forma de bolas ou aberto. O importante é que as folhas estejam amassadas para facilitar o trabalho. Separe um local na sala ou no corredor, para receber a instalação. Apesar dos grupos trabalharem em separado, o trabalho da turma deverá ser um só, juntando todas as partes construídas pelos grupos menores. Auxilie nos trabalhos.
5º. Montem a instalação no local escolhido. Junto deve constar uma ficha técnica da obra de arte. Nome escolhido pela turma, uma breve explicação do conceito (o porquê de terem feito tal forma...), Material usado etc.
6º. Fotografe a instalação para guardar o registro.