De acordo com o Boletim Epidemiológico 20 (2019), entre 9 de junho e 31 de agosto de 2019, o Brasil registrou 2 753 casos confirmados de sarampo em 13 estados brasileiros. O aumento de 18% em relação aos registros do Boletim Epidemiológico 19 (2019) se deve à confirmação clínica de casos que estavam em investigação. A maioria dos casos, 2 708, ocorreu no estado de São Paulo.
Disponível em: http://www.saude.gov.br. Acesso em: 18 set. 2019. (adaptado)
O número de casos correspondente ao aumento de confirmações entre esses boletins foi de, aproximadamente,
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
(FUVEST 2014 1° FASE) Considere as seguintes comparações entre Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da areia, de Jorge Amado:
I. Quanto à relação desses livros com o contexto histórico em que foram produzidos, verifica-se que ambos são tributários da radicalização político-ideológica subsequente, no Brasil, à Revolução de 1930.
II. Embora os dois livros comportem uma consciência crítica do valor da linguagem no processo de dominação social, em Vidas secas, essa consciência relaciona-se ao emprego de um estilo conciso e até ascético, o que já não ocorre na composição de Capitães da areia.
III. Por diferentes que sejam essas obras, uma e outra conduzem a um final em que se anuncia a redenção social das personagens oprimidas, em um futuro mundo reconciliado, de felicidade coletiva.
Está correto o que se afirma em
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o H2CO3, formado pela reação do CO2 atmosférico com a água, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis.
A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas?
- Física | B. Vetorial
(UFG) A figura abaixo ilustra duas catracas fixas, cujos dentes têm o mesmo passo, da roda traseira de uma bicicleta de marchas que se desloca com velocidade constante, pela ação do ciclista.
Os dentes P e Q estão sempre alinhados e localizados a distâncias RP e RQ (RP > RQ) em relação ao eixo da roda.
As grandezas ω, v, α, e a, representam, respectivamente, a velocidade angular, a velocidade tangencial, a aceleração angular e a aceleração centrípeta. As duas grandezas físicas que variam linearmente com o raio e a razão de cada uma delas entre as posições Q e P são:
- Geografia | 3.1 Movimentos da Terra
(UFRGS) Como consequência dos movimentos de rotação e translação, realizados pelo planeta Terra, há uma variação na incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre, no decorrer do ano.
A esse respeito, considere as seguintes afirmações.
I. Os raios solares atingem a superfície da Terra durante o dia e, à noite, a superfície se resfria.
II. A incidência de radiação solar diminui em direção às regiões de alta latitude.
III. A incidência da radiação solar, nas regiões localizadas em zonas temperadas, varia muito ao longo do ano.
Quais estão corretas?
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Impressão da obra “ Criança com um Pombo “ – Pablo Picasso (tamanho A3)
Disponível:
https://pt.wahooart.com/@@/8EWMXC-Pablo-Picasso-Crian%C3%A7a-com-um- pombo
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Papel cartão ou cartolina branca cortados no tamanho de 10x10cm
- O professor vai iniciar a aula falando um pouco sobre as cores.
- Mostre para as crianças como as cores nos dão uma série de informações a respeito do
mundo que nos rodeia, desde a escolha dos alimentos até as regras de trânsito ou a leitura
fisionômica das pessoas. A cor também é importante para que possamos expressar nossas
idéias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho,
gravura, teatro, dança).
- Fale um pouco sobre o pintor espanhol Pablo Picasso e suas obras, relacionando os
acontecimentos da vida do pintor com as cores escolhidas por ele para a representação de
cada fase em sua vida (tristeza - azul, paixão-rosa).
- Apresente para as crianças a obra “Criança com um Pombo” (1901) – Pablo Picasso ,que fez
da cor uma expressão de seu trabalho e de sua vida. (coloque a impressão desta obra no
centro da sala onde todos os alunos possam visualizá-la ).
- Instrua as crianças a observar a importância da cor nesta obra destacando as expressões que
retratam sentimentos de tristeza, paixão, alegria. Fale com as crianças , que em suas vidas,
eles podem escolher outras cores para a representação desses sentimentos e de outros
sentimentos.
- À partir desta observação, o professor vai pedir as crianças para fazer um desenho para
expressar um sentimento usando uma cor para representá-lo.
- O professor vai separar a turma em duplas.
- Distribuir 10 cartões para cada dupla .
- Serão 05 cartões para cada criança.
- Cada criança vai tentar mostrar os seus sentimentos com expressões em seu rosto.
- O professor deverá fazer intervenções, questionando-os sobre que cor cada um acredita que representa a expressão que o colega está fazendo( saudade, amor, tristeza , felicidade).
- A outra criança deverá observar o colega e tentará desenhar a expressão e pintar o cartão
com a cor correspondente, evitando desenhos prontos, fotos copiadas ou xerocadas.
- O importante é explorar a expressividade das crianças.
- Depois de terminada a atividade, o professor deverá fazer uma exposição dos desenhos para
a apreciação de todos. Os cartões também poderão ser utilizados na aula para as
brincadeiras, jogo de adivinhação, entre outros.
- Vai ser uma atividade muito divertida.
Fonte: http://colentandosaberes.blogspot.com/2012/10/expressividade-da-cor.html
Criança com um Pombo – Pablo Picasso
Fonte: https://pt.wahooart.com/@@/8EWMXC-Pablo-Picasso-Crian%C3%A7a-com-um-pombo
A EXPRESSIVIDADE DA COR