Romance em 12 linhas
quanto tempo falta pra gente se ver hoje
quanto tempo falta pra gente se ver logo
quanto tempo falta pra gente se ver todo dia
quanto tempo falta pra gente se ver pra sempre
quanto tempo falta pra gente se ver dia sim dia não
quanto tempo falta pra gente se ver às vezes
quanto tempo falta pra gente se ver cada vez menos
quanto tempo falta pra gente não querer se ver
quanto tempo falta pra gente não querer se ver nunca mais
quanto tempo falta pra gente se ver e fingir que não se viu
quanto tempo falta pra gente se ver e não se reconhecer
quanto tempo falta pra gente se ver e nem lembrar que um dia se conheceu
BEBER, B. Disponível em: https://issuu.com. Acesso em: 15 mar. 2021.
A gradação é um recurso expressivo comumente empregado nos poemas. Ao apresentar um questionamento indireto, o eu-lírico apresenta um processo gradativo que revela um progresso comum nos relacionamentos conjugais. Trata-se
Questões relacionadas
- Geografia | 2. Cartografia
TEXTO I
Nas cartas aeronáuticas, as aerovias são marcadas com os nomes, rumo magnético (orientação pela bússola) de cada sentido e altitude mínima que o avião deve seguir. Um avião que voa de Brasília a Goiânia, por exemplo, deve pegar a aerovia W10.
Disponível em: https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br. Acesso em: 26 jan. 2019.
TEXTO II
Disponível em: http://www.ecoturismoaventura.com.br. Acesso em: 26 jan. 2019.
No trajeto mencionado entre as duas cidades no texto, o piloto
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de LinguagemCapítulo CVIIBilhete
“Não houve nada, mas ele suspeita alguma cousa; está muito sério e não fala; agora saiu. Sorriu uma vez somente, para Nhonhô, depois de o fitar muito tempo, carrancudo. Não me tratou mal nem bem. Não sei o que vai acontecer; Deus queira que isto passe. Muita cautela, por ora, muita cautela.”
Capítulo CVIII
Que não se entende
Eis aí o drama, eis aí a ponta da orelha trágica de Shakespeare. Esse retalhinho de papel, garatujado em partes, machucado das mãos, era um documento de análise, que eu não farei neste capítulo, nem no outro, nem talvez em todo o resto do livro. Poderia eu tirar ao leitor o gosto de notar por si mesmo a frieza, a perspicácia e o ânimo dessas poucas linhas traçadas à pressa; e por trás delas a tempestade de outro cérebro, a raiva dissimulada, o desespero que se constrange e medita, porque tem de resolver-se na lama, ou no sangue, ou nas lágrimas?
Machado de Assis, Memórias Pósumas de Brás Cubas
(FUVEST 2015 1ª FASE) Ao comentar o bilhete de Virgília, o narrador se vale, principalmente, do seguinte recurso retórico:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO)
La tolerancia es la capacidad de conceder la misma importancia a la forma de ser, de pensar y de vivir de los demás que a nuestra propia manera de ser, de pensar y de vivir.
Si entendemos que nuestras creencias y costumbres no son ni mejores ni peores que las de otras personas, sino simplemente distintas, estaremos respetando a los demás.
Compartir las diferencias nos enriquece, nos hace más grandes. Algunas veces, a lo largo del tiempo se pueden observar una serie de ejemplos de individuos, cuyas formas de actuar se originan precisamente de la falta de respeto hacia los demás. El dejar pasar actitudes desconsideradas e injustas es una forma indirecta de no respetar a quien las sufre y de no importarnos en lo absoluto. Por eso, ser tolerante es también definirse, dar un paso al frente, hacer una opción por la justicia y la paz.
DE LAI, J. Disponível em: www.elobservatodo.cl. Acesso em: 9 ago. 2013 (adaptado).
O texto discute o sentido de tolerância. Nele, esse sentido assume um papel social, uma vez que a tolerância
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.05 Editorial
Vocabulário de apoio:
- 1.Curgetes: abobrinhas.
- 2.Pimentos: pimentões.
Os gêneros textuais compõem as situações comunicativas que norteiam a vida em sociedade. Cada gênero é representativo de uma esfera discursiva e apresenta uma intencionalidade. O editorial, por exemplo, pertence ao universo jornalístico e tem como principal objetivo
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Imagens de partes internas do corpo humano
- Giz de cêra
- Canetinha
- Lápis e borracha
- Tesoura e Cola
- Papel A4
Desenvolvimento:
Apresentar às crianças imagens de partes internas do corpo humano.
O professor poderá organizar tais imagens para serem apresentadas impressas e montadas em papel cartão preto.
Sugerimos as seguintes imagens:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 3 Imagem 4
Caso o professor considere realizar sua própria pesquisa de imagens considerar na escolha um resultado estético agradável que desperte o encantamento das crianças em relação a este mundo maravilhoso que é o corpo humano!
Primeiramente o professor deve fixar as imagens na parede da sala de aula, devidamente montadas em papel cartão preto ou branco e deixar que as crianças observem e construam suas suposições. Em seguida o professor pode orientar a elaboração de conceitos a partir de perguntas, tais como:
- O que vocês acharam destas imagens?
- Vocês já viram algo parecido? Com que elas se parecem?
- Revelar que são imagens do corpo humano e de que parte do corpo fazem parte.
- Perguntar às crianças quais as curiosidades presentes em cada imagem.
- Pedir para que demonstrem onde a linha e o ponto estão definidos nas imagens.
- Discutir sobre as cores. Se são cores que pertencem ao corpo conforme o imaginamos, se são cores surpreendentes para representarem algo que está dentro de nós ou se serão cores artificiais vinculadas por exemplo às cores da revelação fotográfica e que importância elas tem dentro das imagens, qual o papel das cores nestas imagens.
Em seguida distribuir duas folhas de papel branco A4, canetinha hidrocor e giz de cêra e pedir que façam dois desenhos observando as imagens. Estes desenhos poderão ser feitos nas cores que eles escolherem, sem necessariamente seguir o modelo de cores do original.
Em seguida cada um escolherá seu melhor desenho e explicará para turma porque o considera como o melhor entre os dois.
Já o segundo desenho poderá ser utilizado em grupo para recorte e montagem de uma linda colagem que certamente trará um belo resultado quanto à textura a partir da linha, do ponto e da cor.
Referências:
1. Imagem 1: O rim humano visto no microscópio
2. Imagem 2: As células sanguíneas vistas do microscópio
3. Imagem 3: Fibras Musculares
4. Neurônios maduros