Disponível em: https://www.mpse.mp.br. Acesso em: 14 mar. 2021.
Esse anúncio publicitário propõe solução para um problema social pontual: a pandemia de Covid-19. O cartaz, pertencente à Campanha do Ministério Público de Sergipe, ao empregar a 1ª pessoa do plural, torna a clara a intenção de
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
26. Leia o texto e responda à questão.
SE O BRASIL AINDA FOSSE UMA MONARQUIA, QUEM SERIA O IMPERADOR?
Seria o bisneto da princesa Isabel e do conde D’eu - tataraneto de d. Pedro II, o último imperador a governar o Brasil. O nome do cara é dom Luiz de Orleans e Bragança, que atualmente tem 68 anos e vive em São Paulo (SP). Caso a República não tivesse sido proclamada, Isabel, a filha de Pedro II, o teria sucedido, sendo nossa primeira imperatriz. Ela tinha dois irmãos, mas eles morreram ainda bebês e ela era a mais velha entre as duas mulheres. (...)
Disponível em < http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_287512.shtml> Acesso em 01/07/2010
Preencha o quadro com informações sobre o período monárquico no Brasil.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Sobre o fim da escravidão no Brasil é correto afirmar que:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UFSM) Observe a figura:
Um dos grandes empecilhos no desenvolvimento de drogas para o combate às doenças virais é a variedade de mecanismos de infecção, integração e replicação dos vírus. Os vírus são adaptados a tipos celulares e a hospedeiros específicos. A figura representa dois tipos de ciclos de vida de vírus (ciclos A e B). A partir da figura, é correto afirmar:
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(FUVEST)
Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e 1tragava dois dedos de parati 2 "pra cortar a friagem".
Uma 3transformação, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, 4reviscerando-lhe o corpo e 5alando-lhe os sentidos, num 6trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia-se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil 7patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; 8tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguiçoso, 9resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor, muralha de fogo com que o espírito eternamente revoltado do último tamoio entrincheirou a pátria contra os conquistadores aventureiros.
E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. (...)
E o curioso é que, quanto mais ia ele caindo nos usos e costumes brasileiros, tanto mais os seus sentidos se apuravam, 10posto que em detrimento das suas forças físicas. Tinha agora o ouvido menos grosseiro para a música, compreendia até as intenções ,poéticas dos sertanejos, quando cantam à viola os seus amores infelizes; seus olhos, dantes só voltados para a esperança de tornar à terra, agora, como os olhos de um marujo, que se habituaram aos largos horizontes de céu e mar, já se não revoltavam com a turbulenta luz, selvagem e alegre, do Brasil, e abriam-se amplamente defronte 11dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e das cordilheiras sem fim, donde, de espaço a espaço, surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e ricas pedrarias refulgentes e as nuvens toucam de alvos turbantes de cambraia, num luxo oriental de arábicos príncipes voluptuosos.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
Ao comparar Jerônimo com uma crisálida, o narrador alude, em linguagem literária, a fenômenos do desenvolvimento da borboleta, por meio das seguintes expressões do texto:
I. "transformação, lenta e profunda" (ref.3);
II. "reviscerando" (ref.4);
III. "alando" (ref.5);
IV. "trabalho misterioso e surdo" (ref.6).
Tais fenômenos estão corretamente indicados em
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia a curiosidade sobre a centopeia publicada no Guia dos curiosos. Curiosidade A centopeia não tem 100 pernas. De acordo com a espécie, a centopeia pode ter de 28 a 354 patinhas. Ainda assim, é o animal com mais pernas do mundo. Guia dos curiosos. Disponível em: <http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/1975/1/bichos.html>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
De acordo com essa informação, a menor centopeia tem 28 patas. Quantos pares de patas ela tem?