O Avião
Levanta voo,
corta o espaço
o enorme pássaro.
Arroja-se longe
e rastro deixa
– novelos brancos
que se entrelaçam
e se desenrolam,
escrevendo no ar
letras de silêncio.
Seu corpo brilha,
sobrepaira e desaparece
na nuvem branca
estendida como um véu.
– Se eu fosse o piloto
desse avião
ia aterrissar no céu.
ARAÚJO, L. C. Cantochão. Belo Horizonte: Imprensa Publicações – Governo do Estado de Minas Gerais, 1967.
No poema de Cleonice Araújo, a descrição lírica do avião é orientada por um olhar que
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Relativamente referentes aos números π e 2,373737... podemos afirmar corretamente que:
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Analise os mapas a seguir, que mostram, respectivamente, a divisão das capitanias hereditárias em 1534 e a criação do Governo Geral em 1549.
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001601.pdf
A partir das informações contidas nos mapas, explique a razão das capitanias serem consideradas como um modelo de poder descentralizado e o Governo Geral como um modelo de poder centralizado.
- Biologia
A figura a seguir mostra imagens de um experimento utilizando técnicas de recombinante. Observe-a.
O texto a seguir descreve as seis etapas, identificadas com algarismos romanos, do processo de produção do biopolímero, imitando teias de aranha.
I. Pesquisadores da Embrapa isolaram os genes das glândulas de seda de cinco espécies de aranhas da biodiversidade brasileira.
II. Por meio de análises moleculares, bioquímicas, biofísicas e mecânicas, estudaram esses genes e suas funções e construíram sequências sintéticas de para a produção de fios.
III. Os genes modificados foram clonados e introduzidos no genoma de bactérias Escherichia coli, programadas para atuar como biofábricas.
IV. As bactérias transgênicas Escherichia coli passaram a produzir, em larga escala, as proteínas recombinantes, que formam os fios das aranhas.
V. O passo seguinte consistiu na extração das proteínas. Para isso, a massa de bactérias foi diluída em meio líquido e purificada para a separação das proteínas do restante do material.
VI. Com o auxílio de uma seringa, que imita o órgão das aranhas responsável pela fabricação do fio, eles utilizaram as proteínas para produzir os fios sintéticos em laboratório.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/02/12/teias-de-laboratorio. Adaptado
Sobre isso, correlacione as etapas citadas no texto com as figuras enumeradas acima e assinale a alternativa que indica a CORRETA correspondência.
- Arte - Fundamental | 03.1. Brincadeiras populares
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens ( Youtube)
- Fitas de cetim
- Poste
- Tesoura
- Cd (música escolhida pelo professor)
- Aparelho de som
- Filmadora
PROCEDIMENTOS
- No início da aula o professor poderá fazer uma breve introdução do tema falando sobre a
origem e a história da dança do pau-de-fita, bem como sobre seu enraizamento cultural em
diversas regiões do Brasil.
Sugestões de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau_de_fita
http://www.floripacultura.com/2009/09/o-trancar-do-pau-de-fita-conta- historia.html
- O professor poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que mostram como essa
dança é praticada em diferentes contextos no Brasil.
- Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=UJlFB8ZuFE4
http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-0XaBZTNlOU
- Para dar início às atividades o professor poderá construir o pau-de-fitas com o auxílio
das crianças (Figura 1). Cada uma delas escolherá a cor de sua fita e com a ajuda do
professor irá cortá-la com um comprimento de 3 metros. Em seguida, o professor fará
a fixação de cada uma das fitas em um poste de aproximadamente 2 metros de altura (ex.:
poste da rede de vôlei). Após fixadas, cada criança esticará sua respectiva fita e formarão um
círculo entorno do potes para iniciar o ensaio da dança.
- Dando sequência a atividade anterior as crianças postadas em círculo entorno do poste
iniciarão o ensaio de alguns passos da dança.
1º passo(troca de duplas): em duplas as crianças trocarão de lugar fazendo a primeira trança
na fita.
2º passo (troca grupos): a segunda troca será feita em grupos de 4 crianças onde um grupo irá
rodar no sentido horário e o outro no sentido anti-horário.
3º passo (troca dos meninos): as meninas levantarão suas fitas e o meninos passarão por
debaixo com a suas fitas dando uma volta completa no mastro até voltar ao seu lugar de
origem.
4º passo (troca das meninas): agora é a vez dos meninos levantarem suas fitas para que as
meninas façam a volta entorno do mastro.
5º passo (dançando com a fita): as mesmas duplas do primeiro passo vão se juntar e dançar
abraçadas. Nesse momento elas farão 5 rodopios para a direita.
- Em seguida, as duplas, ainda dançando juntas farão 5 rodopios para a esquerda para começar
a desfazer as tranças do mastro. Os passos que se seguem serão no sentido contrário ao que
foi feito até este momento do 4º para o 3º, do 3º para o 2º e do 2º para o 1º passo que irá
finalizar a coreografia. Ao final dos passos todas as fitas estarão desatadas das tranças. Os
movimentos durante as coreografias devem ser feitos com rebolados e requebrados no ritmo
da música, por isso, as repetições da coreografia devem ser feitas acompanhadas com
embalos musicais da dança do pau-de-fita.
Sugestão de musica:
- “Expresso da Rancheira” do Grupo Chiquito e Bordoneio
Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=4yu1yEEOYIE
- Para finalizar, o professor poderá convidar os professores, funcionários e demais turmas
da escola para assistir a coreografia que foi ensaiada pelas crianças. Esse momento deve ser
filmado para que as próprias crianças possam fazer uma avaliação posterior sobre a
performance do grupo diante do coletivo da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.htm
- Ciências - Fundamental | 01. Máquina Simples
As alavancas são dispositivos mecânicos simples que consistem em uma barra rígida que gira em torno de um ponto de apoio chamado de fulcro. Essas ferramentas são comuns no nosso cotidiano e estão presentes em diversos objetos, desde um alicate até uma tesoura. Os tipos de alavancas diferem em relação à posição do fulcro, da força aplicada e da resistência.
Qual é o tipo de alavanca em que a força é aplicada entre o fulcro e a resistência?