SABOR DE LARANJA
Meu verso nasce duro como pedra
Às vezes áspero e pontudo.
Preciso cortar. Esculpir. Bater forte. Ajeitar-lhe um jeito.
Tem vez é fácil de trabalhar.
Outros há, dura tempo.
Bem que gostaria de escrevê-los como quem chupa laranja:
Sentindo o caldo a escorrer-me macio dentro da boca.
MAGNO, F. A. Disponível em: http://rauldeleoni.com.br. Acesso em: 14 mar. 2021.
O poema Sabor de laranja integra o livro O dia do canto imaginado em que o poeta Magno apresenta uma poesia moderna. Nesse poema, o eu lírico apresenta uma linguagem
Questões relacionadas
- Matemática | 1.11 Produtos Notáveis e Fatoração
(CEFET-MG) Se então o valor de M é:
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Retroprojetor
- Canetas para retroprojetor
- Tesoura e Cola
- Lápis e borracha
- Papel A4 e giz de cêra
Desenvolvimento:
O céu sempre foi objeto de investigação do homem. Seus mistérios, a manifestação das forças da natureza, a presença dos deuses, tudo isto nutriu e ainda nutre a imaginação humana de histórias. Assim como observamos as nuvens e encontramos nelas formas diversas que nos fazem contar histórias, os antigos observavam as estrelas e construíam histórias sobre o mundo visível e invisível.
Os estudos sobre o céu desencadearam as maiores revoluções no pensamento humano! Grandes nomes como os de Galileu, Copérnico, Kepler e Ptolomeu permeiam as histórias míticas sobre o universo, aproximam o desconhecido do pensamento racional enquanto mantém acesos os mistérios do imaginário humano.
As Constelações, conjunto de estrelas agrupadas no céu, são resultantes de formas imaginadas por Ptolomeu a partir da junção de pequenos pontos (as estrelas) que unidos por linhas se transformam em figuras, na maioria míticas.
Ptolomeu, pensador egípcio, registrou suas descobertas em um livro denominado Almagesto por volta do ano II d.C. E quanto a nós? Vamos criar constelações?
Caro professor, você poderá iniciar este trabalho pedindo aos alunos que façam uma pequena pesquisa sobre as constelações e tragam imagens a respeito das mesmas. Veja abaixo como é curioso observar que, por mais que os pontos ligados entre si se aproximem da imagem, havia outros interesses na composição da referência das mesmas, concorda? O que elas podem nos dizer?
Constelação de Centauro
Outra maneira de complementar a sensibilização dos alunos seria contar-lhes uma história mítica vinculada a uma constelação ou até mesmo preparar imagens para projeção em data-show. Após a sensibilização entregar a eles as transparências com uma canetinha e pedir a eles que, colocando-a sobre a constelação que tem em mãos, façam o desenho da mesma. Em seguida ligar o retroprojetor e transformar a sala num grande jogo de constelações possibilitando experiências diversas com os alunos que poderão ser fotografadas para uma bela exposição.
Observações:
Outras possibilidades de finalização são viáveis para esta atividade:
- Recortar as transparências usando-as para frotagem das imagens em papéis ou um grande painel de frotagens e pontos.
- Orientar os alunos para que, em grupo e sobrepondo as transparências umas sobre as outras, criem seus próprios desenhos a partir destas fusões.
- Distribuir o papel branco e pedir que fechem os olhos e desenhem pontos aleatórios sobre ele. Trocar com o colega o papel e descobrir neste céu de pontos uma constelação.
Referências:
- Sobre Ptolomeu:
- Lista de Constelações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_constela%C3%A7%C3%B5es
- Sobre Constelações:
astro.if.ufrgs.br/const.htm;
www.brasilescola.com › Física;
- História | 1.4 Expansão Territorial
(FUVEST 2008 1ª FASE) A atividade extrativista desenvolvida na Amazônia, durante o período colonial, foi importante, porque
- Biologia
Células adultas removidas de tecidos normais de uma pessoa podem ser infectadas com certos tipos de retrovírus ou com adenovírus geneticamente modificados, a fim de produzir as denominadas células-tronco induzidas. Essa manipulação é feita com a introdução, no genoma viral, de cerca de quatro genes retirados de células embrionárias humanas, tornando a célula adulta indiferenciada. O uso terapêutico de células-tronco induzidas, no entanto, ainda sofre restrições.
Observe a tabela a seguir:
Consequências do uso de células-tronco em geral
1. regeneração de qualquer tecido
2. regeneração de poucos tecidos
3. indução impossível de outras doenças
4. indução possível de outras doenças
5. compatibilidade imunológica
6. rejeição imunológica
Células-tronco induzidas originárias de um paciente, se usadas nele próprio, apresentariam as consequências identificadas pelos números:
- Ciências - Fundamental | 12. Desequilíbrios Ambientais e Suas Soluções
Texto base: 11106717
Texto introdutório Todos os dias, milhares de litros de esgoto são produzidos pelas cidades e precisam ser tratados antes de serem descartados. Para isso, as estações de tratamento de esgoto (ETEs) são responsáveis por várias etapas que garantem a limpeza do líquido.
Enunciado:
Qual a diferença entre gradeamento e decantação no processo de tratamento de esgoto em uma ETE?