Tendo em vista a procura por atividades de lazer em períodos de recesso escolar, esse fôlder
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.8 Adjunto Adnominal
Texto base: Releia: “Sou uma mulher inteligente, determinada, vencedora, poderosa...”
Enunciado:
Os termos apresentados são classificados, sintaticamente, como adjuntos adnominais. Sua importância na oração é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: A questão 6 baseia-se no poema a seguir. Floripa Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra. Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças. Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos. Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães. Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda. Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa? “Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
Enunciado:
No último verso, a forma verbal “apedrejavam” apresenta o fato como:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
(ENEM 2011 1ª APLICAÇÃO)
TEXTO I
O Brasil sempre deu respostas rápidas através da solidariedade do seu povo. Mas a mesma força que nos motiva a ajudar o próximo deveria também nos motivar a ter atitudes cidadãs. Não podemos mais transferir a culpa para quem é vítima ou até mesmo para a própria natureza, como se essa seguisse a lógica humana. Sobram desculpas esfarrapadas e falta de competência da classe polítca.
Cartas. Istoé. 28 abr. 2010.
TEXTO IINão podemos negar ao povo sofrido todas as hipóteses de previsão dos desastres. Demagogos culpam os moradores; o governo e a prefeitura apelam para as pessoas saírem das áreas de risco e agora dizem que será compulsória a realocação. Então temos a realocar o Brasil inteiro! Criemos um serviço, similar ao SUS, com alocação obrigatória de recursos orçamentários com rede de atendimento preventivo, onde participariam arquitetos, engenheiros, geólogos. Bem ou mal, esse "SUS" organizaria brigadas nos locais. Nos casos da dengue, por exemplo, poderia verificar as condições de acontecer epidemias. Seriam boas ações preventivas.
Carta do Leitor. Carta Capital. 28 abr. 2010 (adaptado).
Os textos apresentados expressam opiniões de leitores acerca de relevante assunto para a sociedade brasileira. Os autores dos dois textos apontam para a:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: A família de Júlia tem o hábito de andar de bicicleta todos os domingos. Eles saem pela manhã e voltam na hora do almoço para almoçarem juntos. O passeio de bicicleta e o almoço aos domingos é um programa que envolve todos da família, pois durante a semana não é possível almoçarem juntos e se encontram rapidamente devido ao trabalho dos pais e aos horários escolares dos filhos.
Enunciado:
Escreva alguns hábitos familiares que você e sua família praticam durante a semana e nos finais de semana.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: A questão se baseia no texto a seguir. Dicas preciosas para uma pele saudável Cinco atitudes que são verdadeiros pecados quando o assunto é pele e adolescência: 1. Nunca apertar ou manipular cravos e espinhas, isso pode aumentar a infecção no local e favorecer a formação de cicatrizes ou manchas; 2. Jamais tomar sol sem proteção, as lesões inflamadas podem se transformar em manchas difíceis de tratar e eliminar; 3. Não usar maquiagem em excesso ou dormir sem lavar o rosto, esse hábito deixa os poros “tampados” e contribui para a formação ou piora dos cravos e espinhas; 4. Jamais fazer limpeza de pele com alguém que não seja um profissional habilitado (a melhor opção são as esteticistas de clínicas dermatológicas, pois são orientadas por médicos), já que a manipulação incorreta da pele aumenta as infecções e a formação de manchas e cicatrizes; 5. Ainda não há nada comprovado, mas o melhor é reduzir o consumo de alimentos com alto índice glicêmico, como doces, chocolates, pães, biscoitos, bolachas recheadas, macarrão e arroz branco. Eles disparam a insulina, que, por sua vez, estimula o hormônio cortisol que tem ligação direta com as glândulas sebáceas. Disponível em: <http://mulher.uol.com.br/noticias/redacao/2010/07/29/pele-jovem-e-adolescente-exigecuidados-especificos.htm>. Acesso em: 24 fev. 2016.>
Enunciado:
“Jamais tomar sol sem proteção, as lesões inflamadas podem se transformar em manchas difíceis de tratar e eliminar”.
I. O período é composto, sendo que a segunda oração indica a explicação da primeira.
II. O período é simples.
III. O período é composto por apenas duas orações.
Sobre as afirmações: