Um programa de edição de imagens possibilita transformar figuras em outras mais complexas. Deseja-se construir uma nova figura a partir da original. A nova figura deve apresentar simetria em relação ao ponto O.
A imagem que representa a nova figura é:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
A eficiência de um coletor solar depende de uma série de variáveis. Na tabela abaixo, são mostradas diferenças na radiação solar incidente em diferentes capitais brasileiras localizadas em ordem crescente da latitude. Energia útil avaliada como média anual para um sistema de aquecimento de água via energia solar. (Coletores solares inclinados de um ângulo igual à latitude, acrescentados mais 10º).
*Energia útil média: índice de aproveitamento da energia solar incidente.
Observação: o sistema de aquecimento conta com uma área de 4 m2 de coletores solares.
LA ROVERE, E., et al. Economia e tecnologia da energia. Rio de Janeiro, Editora Marco Zero/ Finep. p. 331. 1985 (adaptado).
Considerando os dados mostrados na tabela, na transformação da energia luminosa, observa-se que
- Física | B. Força Magnética
(EEAR) Um corpúsculo de 10g está eletrizado com carga de 20 µC e penetra perpendicularmente em um campo magnético uniforme e extenso de 400 T a uma velocidade de 500 m/s descrevendo uma trajetória circular. A força centrípeta (Fcp) em N e o raio da trajetória (rT) em m são:
- Física
O gráfico representado a seguir é um modelo ideal do ciclo das transformações que ocorrem em um motor à explosão de quatro tempos (de um automóvel, por exemplo), uma das máquinas térmicas mais populares que existem. As transformações são realizadas no interior de um cilindro, usando uma mistura de vapor de gasolina e ar (considerada um gás ideal), para produzir movimento em um pistão. As evoluções de A para B e de C para D são processos adiabáticos enquanto de B para C e de D para A são processos isométricos da) para
Considerando o texto e o gráfico representados acima, analise as seguintes afirmações:
I. Na transformação de A para B, o trabalho realizado é positivo.
II. Na transformação de B para C, a variação da energia interna do gás é negativa.
III. Na transformação de C para D, a temperatura do gás diminui.
IV. A variação da entropia, na transformação reversível de C para D, é nula.
Estão corretas somente
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Rachel de Queiroz estreou na literatura com apenas 20 anos. Seu romance O quinze retrata o drama da seca e dos retirantes de forma pessoal e intensa. Ela viveu a experiência da seca, o que lhe serviu de base para retratar o drama dos nordestinos. Suas obras iniciais tematizam a seca, o coronelismo e a miséria humana, sem perder o traço psicológico do indivíduo da terra, que, diante da fatalidade existencial, acaba se conformando com sua situação e sua condição de pobreza.
Disponível em: www.https://maestro.plurall.net. Acesso em: 23 fev. 2021.
TEXTO II
Na primeira noite, arrancharam-se numa tapera que apareceu junto da estrada, como um pouso que uma alma caridosa houvesse armado ali para os retirantes. O vaqueiro foi aos alforjes e veio com uma manta de carne de bode, seca, e um saco cheio de farinha, com quartos de rapadura dentro. Já as mulheres tinham improvisado uma trempe e acendiam o fogo. E a carne foi assada sobre as brasas, chiando e estalando o sal. Pondo na boca o primeiro pedaço, Chico Bento cuspiu:
– Ih! sal puro! Mesmo que pia!
Mocinha explicou:
– Não tinha água mode lavar…
Sem se importarem com o sal, os meninos metiam as mãos na farinha, rasgavam lascas de carne, que engoliam, lambendo os dedos.
Cordulina pediu:
– Chico, vê se tu arranja uma aguinha pro café…
Apesar da fadiga do longo dia de mancha, Chico Bento levantou-se e saiu; a garganta seca e ardente, parecendo ter fogo dentro, também lhe pedia água.
Os meninos, passado o furor do apetite, exigiam com força o que beber; gemiam, pigarreavam, engoliam mais farinha, ou lambiam algum naco de rapadura, entretendo com o doce a garganta sedenta. […]
QUEIROZ, R de. O quinze. São Paulo: José Olympio, 2012.
A rotina dos retirantes, fugidos da seca, é o cenário em que Rachel de Queiroz expõe a condição humana. O “conformar-se com a situação” evidenciado no Texto I encontra exemplificação no Texto II ao se apresentar
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNINORTE) Considere uma mola de constante elástica igual a 20,0 N/m que se encontra sobre um plano inclinado, formando um ângulo de 30° com a superfície horizontal. Uma das extremidades da mola está presa no ponto mais alto desse plano e, na outra extremidade, encontra-se um bloco, com massa de 1,0 kg, em equilíbrio estático.
Considerando-se o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície igual a 0,4, o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s² e √3 igual a 1,73, pode-se afirmar que a deformação da mola, em cm, é igual a