Uma professora utiliza brinquedos educativos para ajudar seus alunos a compreenderem as formas tridimensionais. O brinquedo é constituído de barras e esferas imantadas, que, quando agrupadas adequadamente, formam “esqueletos” de sólidos geométricos. As barras representam as arestas, e as esferas representam os vértices, como na imagem a seguir.
Uma aluna dessa professora utilizou 24 barras de mesmo tamanho e 14 esferas idênticas para construir o esqueleto de um poliedro convexo formado apenas por faces heptagonais e triangulares.
A quantidade de faces heptagonais do poliedro produzido pela aluna é igual a
Questões relacionadas
- Física
Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para mudá-lo de lugar. Para escapar da tarefa, o filho disse ter aprendido na escola que não poderia puxar o móvel, pois a Terceira Lei de Newton define que se puxar o móvel, o móvel o puxará igualmente de volta, e assim não conseguirá exercer uma força que possa colocá-lo em movimento. Qual argumento a mãe utilizará para apontar o erro de interpretação do garoto?
- Literatura | 4.2 Realismo
(PUC-SP) Eu deixava-me estar ao canto da mesa, a escrever desvairadamente num pedaço de papel, com uma ponta de lápis; traçava uma palavra, uma frase, um verso, um nariz, um triângulo, e repetia-os muitas vezes, sem ordem, ao acaso, assim:
Arma virumque cano
A
Arma virumque cano
Arma virumque cano
Arma virumque
Arma virumque cano
Virumque
Maquinalmente tudo isto; e, não obstante, havia certa lógica, certa dedução; por exemplo, foi o virumque que me fez chegar ao nome do próprio poeta, por causa da primeira sílaba; ia a escrever virumque, - e sai-me Virgílio, então continuei:
Vir Virgílio
Virgílio Virgílio
Virgílio
Virgílio
O trecho acima é do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrito por Machado de Assis. Dele é correto afirmar que
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Quais foram uma das formas de resistência dos negros à escravidão?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o artigo a seguir para responder à questão. Há cerca de 20 anos, era moderno dizer que se tinha “endereço eletrônico” ou trocar essa informação com amigos, namoradas, etc. Isto, hoje, em face do progresso, é coisa superada, em face das inovações tecnológicas que a cada dia nos surpreendem com avanços antes impensáveis. [...] Antes eram os celulares. Quando surgiram, eram um xodó! Hoje, o que menos se usa é o telefone, pois a gama de ofertas tecnológicas (inclusive como máquina de fotografia digital) faz com que as pessoas, a partir de crianças de pouca idade, passem o dia inteiro com ele nas mãos, descobrindo coisas. Tive uma empregada que tinha dois aparelhos, com quatro chips e atendia em média umas 10 ligações por dia. Ela fazia faxina com uma mão e segurava o celular com a outra. O fato é que o celular e a Internet se tornaram hoje um apêndice das pessoas, especialmente dos jovens. É raro quem não os tenha. É indiscutível que os celulares modernos, de última geração, são objetos de utilidade, mas em muitos casos se tornaram motivo de ostentação e estão virando uma paranoia.
Vi, em um consultório médico, enquanto a senhora fazia a ficha com a atendente, que as duas filhas digitavam seus aparelhinhos, buscando aquela “comunicação com o mundo” que o fabricante apregoa. Quatro rapazes estavam na praia, sentados em suas cadeirinhas, com os celulares na mão, fones ao ouvido: davam mais atenção ao que passava na tela do que à paisagem e às meninas que desfilavam pela orla.
É comum ver, em lugares públicos, pessoas conectadas através de celulares, laptops e tablets. Há dificuldades na comunicação com amigos e parentes, mas ela ocorre com os parceiros da web. Os professores têm dificuldade em fazer com que os jovens troquem seus celulares pelo conteúdo das matérias. Há pais que se queixam de que a garotada não abre mão dessa tecnologia nem na hora das refeições. No Brasil, há 2,5 celulares por pessoa. Isso proporciona uma comunicação incrível com o mundo virtual. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br>. Acesso em: 19. out. 2013.
Que ideia o autor defende em relação aos celulares e à Internet?
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Na montagem de uma cozinha para um restaurante, a escolha do material correto para as panelas é importante, pois a panela que conduz mais calor é capaz de cozinhar os alimentos mais rapidamente e, com isso, há economia de gás. A taxa de condução do calor depende da condutividade k do material, de sua área A, da diferença de temperatura e da espessura d do material, sendo dada pela relação Em panelas com dois materiais, a taxa de condução é dada por em que d1 e d2 são as espessuras dos dois materiais, e k1 e k2, são as condutividades de cada material. Os materiais mais comuns no mercado para panelas são o alumínio (k = 20 W/m K), o ferro (k = 8 W/m K) e o aço (k = 5 W/m K) combinado com o cobre (k = 40 W/m K).
Compara-se uma panela de ferro, uma de alumínio e uma composta de da espessura em cobre e da espessura em aço, todas com a mesma espessura total e com a mesma área de fundo.
A ordem crescente da mais econômica para a menos econômica é