Disponível em: http://turismo.gov.br. Acesso em: 16 set. 2020 (adaptado).
De acordo com o texto, a mediana dos visitantes de cada estado, em milhar, e a mediana dos valores gastos por eles em cada estado na Copa do Mundo, em milhão, são, respectivamente, iguais a
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(ESPM) Quem vir na escuridade da noite aquelas fornalhas tremendas perpetuamente ardentes, o ruído das rodas, das cadeias, da gente toda da cor da mesma noite, trabalhando vivamente, e gemendo tudo ao mesmo tempo sem momento de tréguas, nem de descanso; quem vir enfim toda a máquina e aparato confuso e estrondoso daquela Babilônia, não poderá duvidar, ainda que tenha visto Etnas e Vesúvios, que é uma semelhança de inferno.
(Padre Antonio Vieira. Citado por Lilia Schwarcz e Heloisa Starling in Brasil uma Biografia)
A leitura do trecho deve ser relacionada com:
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2013 2ª APLICAÇÃO) Logo todos na cidade souberam: Halim se embeiçara por Zana. As cristãs maronitas de Manaus, velhas e moças, não aceitavam a ideia de ver Zana casar-se com um muçulmano. Ficavam de vigília na calçada do Biblos, encomendavam novenas para que ela não se casasse com Halim. Diziam a Deus e ao mundo fuxicos assim: que ele era um mascate, um teque-teque qualquer, um rude, um maometano das montanhas do sul do Líbano que se vestia como um pé rapado e matraqueava nas ruas e praças de Manaus. Galib reagiu, enxotou as beatas: que deixassem sua filha em paz, aquela ladainha prejudicava o movimento do Biblos. Zana se recolheu ao quarto. Os clientes queriam vê-la, e o assunto do almoço era só este: a reclusão da moça, o amor louco do “maometano”.
HATOUM, M. Dois irmãos. São Paulo: Cia. das Letras, 2006 (fragmento).
Dois irmãos narra a história da família que Halim e Zana formaram na segunda metade do século XX. Considerando o perfil sociocultural das personagens e os valores sociais da época, a oposição ao casamento dos dois evidencia:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UEPA) Testes com a utilização de cebolas têm sido recomendados por agências internacionais de proteção ambiental para verificação do nível de toxicidade de misturas complexas como resíduos de uma indústria, pois a cebola é sensível mesmo em concentrações consideradas aceitáveis aos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Um estudo realizado, em águas, mostrou que uma concentração de 0,03 mg/L de cobre (Cu) dissolvido provoca uma inibição de 40% no crescimento das raízes de cebolas.
Para o experimento da toxidade de metal frente a um organismo (a cebola) o pesquisador preparou 100 mL de uma solução de sulfato de cobre (CuSO4 . 5H2O) para obter a concentração de 0,1 mol/L (desprezar as possíveis diluições). Assim, a massa utilizada no preparo desta é:
Dados: (Cu = 63; S = 32; O = 16 e H = 1g . mol-1)
- Física
Num sistema termodinâmico um gás ideal, ao receber 300J do meio externo, realiza um trabalho de 200J É correto afirmar que:
- Química | A. Cálculos Químicos
(Uefs) A hidroquinona, MM = 110, 0g.mol−1, é um antioxidante, que contém dois grupos −OH substituintes, no anel benzênico, utilizada em alguns cosméticos e na revelação de filmes fotográficos. A análise de uma amostra dessa substância química revelou que a composição percentual, em massa, é 65,4% de carbono, 5,5% de hidrogênio e 29,1% de oxigênio.
Considerando-se as informações do texto e a composição percentual de hidroquinona, é correto afirmar: