Disponível em: http://turismo.gov.br. Acesso em: 16 set. 2020 (adaptado).
De acordo com o texto, a mediana dos visitantes de cada estado, em milhar, e a mediana dos valores gastos por eles em cada estado na Copa do Mundo, em milhão, são, respectivamente, iguais a
Questões relacionadas
- Matemática | 1.04 Equação do 1º Grau
(UNISINOS) Numa sala de cinema, o preço da entrada inteira é R$ 20,00 e o da meia-entrada é R$ 10,00 Num certo dia, foram vendidos 1500 ingressos, e a arrecadação foi de R$ 27.000,00 A razão entre a quantidade de meias-entradas e de entradas inteiras vendidas nesse dia foi de:
- Física
Enquanto movia-se por uma trajetória parabólica depois de ter sido lançada obliquamente e livre de resistência do ar, uma bomba de explodiu em três partes, A,B e C de massas Ma=200g e Mb=Mc=100 g e A figura representa as três partes da bomba e suas respectivas velocidades em relação ao solo, imediatamente depois da explosão.
Analisando a figura, é correto afirmar que a bomba, imediatamente antes de explodir, tinha velocidade de módulo igual a:
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Tampinhas de garrafa.
- Carretéis de linhas.
- Lápis de cor.
- Argila
- Papel fílmico (usado para embalar alimentos que vão para a geladeira).
- Água e flanela de limpeza.
- Outros objetos cuja inscrição sobre a argila reproduza a forma redonda do ponto.
Desenvolvimento:
1 - Após realizar a aplicação dos conceitos que estão apresentados ao longo das páginas 9, 10 e 11, proponha aos alunos a realização de uma placa de argila com pontos destacados pela inscrição de objetos.
2 - Forre as mesas com o papel fílmico a fim de dar maior liberdade para as crianças.
3 - Distribua um pouco de argila para cada criança a fim de que possam abrir a argila sobre a mesa formando uma placa de 1cm de espessura, aproximadamente.
4 - Em seguida, distribua as tampinhas de garrafa, os carretéis de linha, os lápis de cor (estes deverão ser usados do lado contrário da ponta) para que as crianças carimbem as formas redondas na placa de argila. Deixe que cada um use sua imaginação e criatividade livremente.
6 - Propicie a troca de materiais entre elas.
7 - Quando as crianças estiverem na metade da atividade, sugira que todos visitem os colegas em outras mesas para conversar e ver o que eles estão fazendo.
8 - Deixe que esta excursão/apreciação dure alguns minutos e convide as crianças a retornar para suas mesas e terminar o seu próprio trabalho.
Observações:
1 - Você poderá terminar a experiência no item 8 do desenvolvimento ou realizar a pintura da placa, assim:
- Cobrir as placas com uma camada de tinta branca (utilizada na pintura de paredes). Deixar secar.
- Sobre as formas carimbadas na argila, aplicar tintas guache coloridas.
Se decidir pintar a placa com as crianças, vocês precisarão de:
- Guache colorida (prefira a marca acrilex) / Pincéis de diferentes espessuras/
Água para limpeza/ Flanelinhas de limpeza.
2 - Ao manipular a argila, evitar o uso excessivo de água, pois quanto mais molhada a placa estiver maior o risco de rachaduras ao secar.
3 - Deixe a placa secar na sombra também para evitar a evaporação brusca da argila e evitar rachaduras.
4 - Realize uma bela exposição com os resultados!
- Matemática - Fundamental | 8.1 Problemas com Adição e Subtração
TEXTO PARA A QUESTÃO. NO SÍTIO DE JULIANA, HÁ CINCO CERCADOS PARA A CRIAÇÃO DE AVES. DOIS DELES POSSUEM FORMA RETANGULAR, OUTROS DOIS POSSUEM FORMA CIRCULAR E UM POSSUI FORMA TRIANGULAR. SABE-SE QUE: EM CADA CERCADO RETANGULAR, EXISTEM APENAS 3 GALINHAS E 2 PATOS. EM CADA CERCADO CIRCULAR, EXISTEM APENAS 3 PATOS E 3 GALINHAS. NO CERCADO TRIANGULAR, EXISTEM APENAS 2 GALINHAS E 2 PATOS. NÃO EXISTE NENHUMA OUTRA AVE NO SÍTIO DE JULIANA.
JULIANA RESOLVEU VENDER TODAS AS GALINHAS DOS CERCADOS E DOIS PATOS. SABENDO DISSO, RESPONDA AOS ITENS A SEGUIR:
A) QUANTAS AVES JULIANA VENDEU?
B) QUANTAS AVES SOBRARAM EM SEU SÍTIO?
- Geografia | 3.4 Clima
(CESGRANRIO)
Levando-se em consideração a paisagem selecionada, a única característica climática correta para a região destacada é: