O Azulão e os tico-ticos
Do começo ao fim do dia,
um belo Azulão cantava,
e o pomar que atento ouvia
o seus trilos de harmonia,
cada vez mais se enflorava.
Se um tico-tico e outras aves
vaiavam sua canção...
mais doce ainda se ouvia
a flauta desse Azulão.
CATULO DA PAIXÃO CEARENSE. O Azulão e os tico-ticos.
Porto Alegre: Elefante Letrado Serviços Educacionais, 2015.
Tomando por base a leitura do poema, verifica-se que o pomar, mencionado na primeira estrofe, é apresentado como
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UEFS) Com base nos conhecimentos referentes à organização básica dos seres vivos, pode-se inferir:
- Matemática | 14.6 Esfera
A bocha é um esporte jogado em canchas, que são terrenos planos e nivelados, limitados por tablados perimétricos de madeira. O objetivo desse esporte é lançar bochas, que são bolas feitas de um material sintético, de maneira a situá-las o mais perto possível do bolim, que é uma bola menor feita, preferencialmente, de aço, previamente lançada.
A Figura 1 ilustra uma bocha e um bolim que foram jogados em uma cancha. Suponha que um jogador tenha lançado uma bocha, de raio 5cm que tenha ficado encostada no bolim, de raio 2 cm conforme ilustra a Figura 2.
Considere o ponto C como o centro da bocha, e o ponto O como o centro do bolim. Sabe-se que A e B são os pontos em que a bocha e o bolim, respectivamente, tocam o chão da cancha, e que a distância entre A e B é igual a d.
Nessas condições, qual a razão entre d e o raio do bolim?
- História | 3.3 Populista
(PUCRJ) No Brasil, entre os anos de 1945 e 1964, vivenciou-se um momento de ampliação da participação popular na política e de renovação da possibilidade de livre associação e circulação de ideias. Ainda assim, os limites impostos pelo ambiente da Guerra Fria e pelas resistências de determinados setores da sociedade à experiência democrática brasileira de 1945-1964 não podem ser desconsiderados. Sobre este período, é INCORRETO afirmar que:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(Unit) A publicação do artigo de Mendel, em 1866, representou uma nova oportunidade para que seu trabalho fosse reconhecido, já que as notícias de sua palestra não haviam ultrapassado os limites da cidade. [...] Uma separata foi encontrada no escritório de Charles Darwin, de modo que Mendel também deve ter enviado um exemplar ao pai da teoria da evolução. Na verdade, o próprio Darwin havia observado [em seus experimentos] a proporção de 3 para 1 discutida por Mendel, embora não tivesse a menor ideia do seu significado. Em 1868, apenas um ano depois de receber a separata do artigo de Mendel, Darwin publicou um artigo em que mencionava a “prepotência” de uma característica hereditária. (HENIG, 2001. p. 130-131).
A “proporção de 3 para 1” e a “prepotência” mencionados no texto acima são termos que podem ser associados aos experimentos realizados por Mendel como referência, respectivamente, à
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Leia a adaptação da fábula O Cão e a Sombra, de Esopo.
Um Cão levava na boca um pedaço de carne quando, ao passar por um riacho, viu, no fundo da água, a sombra da carne, que parecia maior. Soltou a que levava nos dentes para tentar pegar a que via na água. O riacho levou para sua correnteza a verdadeira carne e a sombra, ficando o Cão sem uma nem outra.
SHAFAN, Joseph.O Cão e a Sombra. In: Fábulas de Esopo. Disponível em:
www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000378.pdf.
Acesso em: 6 nov. 2018.
As fábulas geralmente apresentam a moral da história narrada. A moral adequada à fábula O Cão e a Sombra está na alternativa