A metabolização da glicose, C6H12O6, durante a respiração, pode ser representada pela equação química de combustão.
C6H12O6(s) + 6 O2(g) ® 6 CO2(g) + 6 H2O(l)
No quadro a seguir, são informadas reações químicas e seus respectivos calores de formação a 25°C e 1 atm.
Reações químicas | DHf° (kJ.mol-1) |
C(grafite) + O2(g) ® CO2(g) | -394 |
H2(g) + O2(g) ® H2O(l) | -286 |
6 C(grafite) + 6 H2(g) + 3 O2(g) ® C6H12O6(s) | -1260 |
Sendo conhecida a massa molar da glicose (180 g.mol-1), é possível calcular que a quantidade aproximada de energia liberada (em kJ), no estado padrão, na combustão da glicose consumida em 350 mL de refrigerante do tipo Cola, o qual possui, em sua composição, 30 g desse açúcar é mais próximo de
Questões relacionadas
- Química | 4. Química Ambiental
Na fotossíntese realizada pelos seres fotossintetizantes, com exceção das bactérias, o gás carbônico (CO2) e a água (H2O) são usados para a síntese de carboidratos, geralmente a glicose. Nesse processo, há a formação de oxigênio (O2), que é liberado para o meio.
A equação mostra que o gás carbônico e a água são convertidos em glicose, havendo liberação de oxigênio.
6 CO2 + 12H2O -> C6H12O6 + 6 O2 + 6H2O
<http://tinyurl.com/kyecb4o> Acesso em: 19.02.2016. Adaptado.
No processo descrito, a fonte de energia usada pelas plantas é a energia
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Medicina especial
Médicos não nascem prontos, precisam ser treinados. E, como lidam com um dos bens mais preciosos de cada indivíduo, a própria saúde, garantir que sua formação seja adequada torna-se de relevante interesse social. Infelizmente, no Brasil, essa preparação não ocorre até o momento de forma satisfatória.
Uma fase vital no treinamento do médico é a residência. É nesse período – em geral, de dois a cinco anos – que ele aprende a pôr em prática a formação teórica recebida nos seis anos da graduação. Aí também ele desenvolve a capacidade de reconhecer os casos graves em situações do mundo real e, se for um cirurgião, adquire a confiança necessária para operar.
Lamentavelmente, faltam vagas de residência em todo o país. Em especial nas regiões mais afastadas dos grandes centros.
Dados compilados no estudo “Demografia Médica no Brasil – 2”, encomendado pelo Conselho Federal de Medicina e coordenado por Mário Scheffer, mostram que é alto o número de profissionais que não cursaram residência médica nem obtiveram título de especialista através de prova específica. Nessa categoria de “generalistas” estão mais de 180 mil dos 388 mil médicos que atuam no país, ou 46%.
É preciso, porém, relativizar essa cifra. O número inclui tanto profissionais jovens, que ainda não tiveram tempo de concluir sua formação, quanto aqueles mais velhos, sobreviventes de tempos em que a especialização não era considerada importante.
Se considerado somente o universo de médicos com idade entre 30 e 60 anos, o índice de generalistas cai para pouco mais de um terço. Verifica-se ainda que nas faixas etárias imediatamente posteriores aos 30 anos cresce a proporção dos titulados, o que aponta tendência de paulatina redução na quantidade de médicos com formação menos completa.
Constata-se assim que a formação dos médicos brasileiros está melhorando. Porém, como há ainda carência de profissionais realmente bem preparados, é essencial que se invista mais em todos os elos da rede de capacitação desses profissionais de saúde no Brasil.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/opiniao/1237412-editorial-medicina-especial.shtml>. Acesso em: 17 fev. 2014. Adaptado.
O autor relata diversos fatos em seu texto. No entanto, em alguns trechos, ele emite a sua opinião, o que ocorre em
- História | 6.08 Imperialismo
(IFSP) A natureza distribuiu desigualmente no planeta os depósitos e a abundância de suas matérias-primas; enquanto localizou o gênio inventivo das raças brancas e a ciência da utilização das riquezas naturais nesta extremidade continental que é a Europa, concentrou os mais vastos depósitos de matérias-primas nas Áfricas, Ásias tropicais, Oceanias equatoriais, para onde as necessidades de viver e de criar lançariam o elã dos países civilizados. Estas imensas extensões incultas, de onde poderiam ser tiradas tantas riquezas, deveriam ser deixadas virgens, abandonadas à ignorância ou à incapacidade? (...) A humanidade total deve poder usufruir da riqueza total espalhada pelo planeta. Esta riqueza é o tesouro comum da Humanidade."
SARRAUT, Albert. Grandeur et Servitude Coloniales. Paris: Nathan, 1931. p. 18-19. CARVALHO, Alek Sander de. Documentos para análise: Discursos Imperialistas no Século XIX/XX.
Disponível em: http://apreenderhistoria.blogspot.com.br/2015/02/documentos-para-analise-discursos.html. Acesso: 09 out. 2017.
O texto acima é um documento que se refere ao Imperialismo, também conhecido como o Colonialismo Contemporâneo, marcado pelo processo de expansão das potências industrializadas.
A partir dele e de seus conhecimentos sobre o Imperialismo, marque a alternativa CORRETA.
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UEFS)
Os ácidos orgânicos são, na grande maioria, fracos. Entretanto, existem exceções, como a do ácido tricloro-acético que é um ácido forte, utilizado em solução aquosa a 50%(v/v)por dentistas para cauterizar ferimentos na gengiva. Como é um ácido forte, destrói o tecido lesado e estimula o crescimento de uma nova porção sadia da gengiva. É também empregado por dermatologistas para extrair pequenos focos potenciais de câncer de pele e de manchas escuras decorrentes de idade avançada.
Considerando-se essas informações sobre as aplicações do ácido tricloro-acético, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Tratado de Madri redefiniu as fronteiras das Américas Portuguesa e Espanhola.
Comente uma mudança ocorrida no território brasileiro após a assinatura desse tratado.