Após serem utilizadas nos circuitos elétricos, as fontes de tensão contínua que alimentam os aparelhos elétricos e eletrônicos são desligadas, levando normalmente certo tempo para atingir ddp nula (U=0). Para analisar tal fenômeno recomenda-se o uso de um amperímetro e um relógio para acompanhar o decréscimo da corrente que circula pelo circuito em função do tempo, após a fonte ser desligada. Um circuito foi montado por um técnico para demostrar o fenômeno.
Qual a diferença de potencial o técnico verificou sobre o resistor R = 100 Ω para t = 200 ms?
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UEFS) Os elementos químicos do grupo 1, com exceção do hidrogênio, ilustram, de modo mais claro, do que em qualquer outro grupo, o efeito do tamanho dos átomos ou dos íons sobre as propriedades físicas e químicas relacionadas à estrutura atômica.
Considerando-se as tendências das propriedades desse grupo de elementos químicos e ao relacioná-las com as de elementos químicos de outros grupos e períodos da Tabela Periódica, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho abaixo: Crise econômica no Brasil Entretanto, houve grave erro estratégico na medida em que o ajuste estrutural brasileiro dependeu, em boa medida, de recursos externos. Assim, [...] houve aumento da vulnerabilidade na esfera financeira. O endividamento externo se tornou crítico e se transformou na principal restrição ao desenvolvimento econômico, tendo em vista a elevação do preço do petróleo e das taxas de juros internacionais em 1979, a contração dos fluxos internacionais de capitais, o fraco desempenho da economia mundial no período 1980-83, e a moratória do México e eclosão da crise da dívida externa em 1982. GONÇALVES, Reinaldo. Jornal dos Economistas, abr. 2014, p. 10. Disponível em: <https://bit.ly/2O5owOz>. Acesso em: 20 jul. 2018.
Enunciado:
As diversas crises econômicas a que se refere o texto foram responsáveis por
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Sempre que a relevância do discurso entra em jogo, a questão torna-se política por definição, pois é o discurso que faz do homem um ser político. E tudo que os homens fazem, sabem ou experimentam só tem sentido na medida em que pode ser discutido. Haverá, talvez, verdades que ficam além da linguagem e que podem ser de grande relevância para o homem no singular, isto é, para o homem que, seja o que for, não é um ser político. Mas homens no plural, isto é, os homens que vivem e se movem e agem neste mundo, só podem experimentar o significado das coisas por poderem falar e ser inteligíveis entre si e consigo mesmos.
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
No trecho, a filósofa Hannah Arendt mostra a importância da linguagem no processo de
- Química | 2.4 Cinética Química
(UNICAMP) De tempos em tempos, o mundo se choca com notícias sobre o uso de armas químicas em conflitos. O sarin é um composto organofosforado líquido, insípido, incolor e inodoro, altamente volátil, que se transforma em gás quando exposto ao ar, sendo um dos principais alvos dessas notícias. Em 1955, um projeto confidencial do exército americano estudou a eficiência de hipoclorito na eliminação de sarin em ambientes contaminados. A tabela a seguir mostra alguns resultados obtidos nesse estudo.
Sendo t1/2 o tempo para a concentração do sarin cair à metade, de acordo com a tabela a reação é mais rápida em:
- História | 4. Patrimônio Cultural
O ponto de partida para o nascimento de uma cozinha brasileira foi o livro de receitas Cozinheiro Imperial, de 1840. Estimulava a nobreza e os ricos a acrescentarem ingredientes e pratos locais em suas festas. A princesa Isabel comemorou as bodas de prata com um banquete no qual foram servidos bolo de mandioca e canja à brasileira.
RIBEIRO, M. Fome imperial: Dom Pedro II não era um gourmet, mas ajudou a dar forma à gastronomia brasileira.Aventuras na História, mar. 2014 (adaptado).O uso da culinária popular brasileira, no contexto apresentado, colaborou para: