TEXTO I
EMIN, T. My bed, 1999.
Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 15 jan. 2019.
TEXTO II
A instalação My bed (1999), da artista Tracey Emin é considerada um dos trabalhos mais emblemáticos da cipro-britânica de 51 anos. A obra nada mais é do que é cama desfeita, com lençóis amarfanhados e manchados, roupas íntimas, guimbas de cigarro, garrafas de vodca vazias, aspirinas e preservativos usados e não usados. É uma espécie de resumo do período difícil por que teria passado depois de uma desilusão amorosa, como já explicou algumas vezes.
Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 15 jan. 2019.
A obra de Emin chocou o público na época em que foi feita, e recebeu forte influência de um movimento artístico que se caracterizava pela
Questões relacionadas
- Biologia
(PUCMG) O esqueleto dos equinodermos é um:
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2016 1º APLICAÇÃO)
Mauritius: gender roles and statuses
Division of Labor by Gender. The economic success of industry has led to low unemployment rales. This has changed the workplace and home life as women joined the workforce. This industrialization also led to women being promoted faster. According to the Minister of Women, Family Welfare, and Child Development, a quarter of all managers are now women.
Women are the traditional homekeepers of the society. Between 1985 and 1991 the number of women working outside the home increased from percent to percent. With that trend continuing, hired housekeeping and child care have become relatively new and important industries.
The Relative Status of Women and Men. Historically, women have had subordinate roles in Mauritian society. However, the Constitution specifically prohibits discrimination based on sex, and women now have access to education, employment, and governmental services.
In March 1998 the Domestic Violence Act was passed. This gave greater protection and legal authority to combat domestic abuse. In that same year it also became a crime to abandon one’s family or pregnant spouse for more than two months, not to pay food support, or to engage in sexual harassment.
Women are underrepresented in the government. The National Assembly has seventy seats, of which women hold five.
Disponível em: www.everyculture.com. Acesso em: 4 fev. 2013.
Questões como o papel de homens e mulheres na sociedade contemporânea vêm sendo debatidas de diferentes pontos de vista, influenciados por valores culturais específicos de cada sociedade. No caso das Ilhas Maurício, esses valores sustentam a tomada de decisão em torno da
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
A maior diversidade de plantas do mundo
Depois de sete anos de trabalho, um grupo de botânicos do Brasil e de outros países concluiu a versão mais recente de um amplo levantamento sobre a diversidade de plantas, algas e fungos do Brasil, agora calculada em espécies. Quase metade, é exclusiva (endêmica) do território nacional. O total coloca o Brasil como o país com a maior riqueza de plantas no mundo.
Fonte: Revista FAPESP - ED. 241 | Marco 2016.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/
Em relação ao processo reprodutivo das plantas, correlacione as colunas a seguir.
1. Dicogamia
2. Apomixia
3. Cleistogamia
4. Reprodução Gâmica
5. Propagação vegetativa
( ) Mecanismo que favorece a autofecundação, já que a polinização ocorre antes da abertura do botão floral ou antese
( ) Amadurecimento da parte feminina (gineceu) da flor e da parte masculina (androceu) em momentos diferentes, favorecendo a alogamia.
( ) Reprodução biológica sem fecundação, meiose ou produção de gametas, com o resultado das sementes serem geneticamente idênticas às da planta mãe.
( ) Multiplicação assexuadamente de partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando novos indivíduos.
( ) Fusão de gametas maternos e paternos oriundos da mesma planta ou de diferentes plantas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Aumento do efeito estufa ameaça plantas, diz estudo.
O aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustíveis fósseis e das queimadas, pode ter consequências calamitosas para o clima mundial, mas também pode afetar diretamente o crescimento das plantas. Cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, mostraram que, embora o dióxido de carbono seja essencial para o crescimento dos vegetais, quantidades excessivas desse gás prejudicam a saúde das plantas e têm efeitos incalculáveis na agricultura de vários países.
O Estado de São Paulo, 20 set. 1992, p.32.
O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manutenção temática. A partir dessa perspectiva, conclui-se que:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
15. MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (you-tube)
- Cotonetes
- Tinta guache nas cores vermelho, azul e amarelo
- Papel ofício
- Pano para limpeza
- Jornal
- Pratinhos de plástico
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre as cores secundarias.
Cores Secundárias: São as cores formadas a partir da combinação de duas primárias.
- Este trabalho será feito em duplas. O professor vai pedir as crianças para se sentar
em duplas.
- Forrar as mesas com jornal
- Distribuir os pratinhos, já com as tintas nas cores primárias.
- Com antecedência, o professor vai fazer riscos na posição horizontal, na folha oficio,
de uma ponta até a outra.
- Distribuir as folhas para as crianças.
- Pedir para cada criança ir misturando as cores com o cotonete, em outro pratinho
descobrindo as cores secundárias.
- Instruir as crianças para pintar com o cotonete, fazendo bolinhas até preencher todo
o espaço da folha.
- Depois que os desenhos estiverem todos pintados , pedir as crianças para recortar e colar em
um papel color set entregue pelo professor.
- Sugestão.: O professor deverá recortar um retângulo do tamanho da folha ofício, nas cores
secundárias e dar para cada criança colar o trabalho, dando um acabamento de moldura para
esta atividade.
- Guarde este exercício para colocar em exposição com os outros que vão ser feitos
posteriormente.
Fonte: http://jisjoaosalaa.blogspot.com/2014/10/
A FORMAÇÃO DAS CORES