Disponível em: https://www.amazon.com. Acesso em: 18 out. 2020.
Frases motivacionais são compartilhadas na web todos os dias, criando assim uma corrente de ajuda entre as pessoas que se sentem desestimuladas no cotidiano. A frase acima pode ser direcionada para pessoas que
Questões relacionadas
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(IFSP) Observe a figura abaixo.
É correto afirmar que a figura acima é uma representação esquemática de uma célula de um organismo que tem como característica principal:
- Geografia | 3.4 Clima
A região, conhecida como o Terceiro Polo pela enorme quantidade de gelo que contém, está aquecendo quase o dobro da média global. Embora a área esteja ficando mais úmida por enquanto, os especialistas temem que nas próximas décadas o recuo das geleiras possa levar à escassez de água no continente. O Terceiro Polo tem cerca de 100.000 quilômetros quadrados de geleiras e alimenta mais de dez sistemas fluviais e 12.000 lagos. É o maior armazenamento de água congelada depois dos polos Norte e Sul e fornece água para cerca de um quarto da população mundial.
(Disponível em: https://bit.ly)
As informações do texto se aplicam à região indicada no planisfério pelo número
- Física | A. Leis de Newton
Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(IFCE) TEXTO Fofoca: uma obra sem autor
O próprio som da palavra fofoca dá a ela um certo ar de frivolidade. Fofoca, mexerico, coisa sem importância. Difamação é crime, 1mas fofoca é só uma brincadeira. O que seria da vida sem um bom diz que me diz que, não?
Não. Dispenso fofocas e fofoqueiros. 2Quando alguém se aproxima de mim, segura no meu braço e olha para o lado antes de começar a falar, já sei que 3vem aí uma lama que não me diz respeito. Se não tiver como fugir, deixo que a indiscrição entre por um ouvido e saia pelo outro, dando assim o pior castigo para o meu interlocutor: não passarei adiante nem uma palavra.
Não recuso uma olhada na revista Caras, especialista em entregar 4quem dormiu com quem, quem traiu quem, quem faliu, quem casou, quem separou. É a única publicação do gênero que passa alguma credibilidade, 5porque sei que os envolvidos foram escutados, deram declarações por vontade própria, deixaram-se fotografar. São fofocas profissionais, consentidas e quase sempre assinadas. Fofoca anônima é que é golpe baixo.
A fofoca nasce na boca de quem? Ninguém sabe. Ouviu-se falar. É uma afirmação sem fonte, uma suspeita sem indício, uma leviandade órfã de pai e mãe. Quem fabrica uma fofoca quer ter a sensação de poder. Poder o quê? Poder divulgar algo seu, ver seu “trabalho” passado adiante, provocando reações, mobilizando pessoas. Quem dera o criador da fofoca pudesse contribuir para a sociedade com um quadro, um projeto de arquitetura, um 6plano educacional, mas sem talento para tanto, ele gera boatos.
Quem faz intrigas sobre a vida alheia quer ter algo de sua autoria, uma obra que se alastre e cresça, que se torne pública e que seja muito comentada. Algo que lhe dê continuidade. É por isso que fofocar é uma tentação. Porque nos dá, por poucos minutos, a sensação de ser portador de uma informação valiosa que está sendo gentilmente dividida com os outros. Na verdade, está-se exercitando uma pequena maldade, não prevista no Código Penal. Fofocas podem provocar lesões emocionais. 7Por mais inocente ou absurda, sempre deixa um rastro de desconfiança. Onde há fumaça há fogo, acreditam todos, o que transforma toda fofoca numa verdade em potencial. Não há fofoca que compense. Se for mesmo verdade, é uma bala perdida. Se for mentira, é um tiro pelas costas.
MEDEIROS, Martha. Almas gêmeas, 20 set. 1999.
Disponível em: http://almas.terra.com.br/martha/martha_2D_09.htm/. Acesso em: 7 dez. 2005.
Em “... plano educacional ...” (ref. 6), o adjetivo em destaque pode ser substituído pela locução de educação. Essa mesma correspondência não foi observada na opção:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UFRGS) Uma partícula de massa m e velocidade horizontal Vi colide elasticamente com uma barra vertical de massa M que pode girar livremente, no plano da página, em torno de seu ponto de suspensão. A figura (i) abaixo representa a situação antes da colisão. Após a colisão, o centro de massa da barra sobe uma altura h e a partícula retorna com velocidade Vf, de módulo igual a Vi/2, conforme representa a figura (ii) abaixo.
O módulo do impulso recebido pela partícula é