Disponível em: https://www.facebook.com. Acesso em: 10 out. 2020. VOT2020.
O cartaz acima foi elaborado em 1931, durante a primeira grande crise política enfrentada por Getúlio Vargas. No contexto histórico que foi elaborado o cartaz, a relação entre o Presidente Vargas e os paulistas foi marcada
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe os mapas a seguir: Disponível em: <goo.gl/peQwoD>. Acesso em: 16 nov. 2016
Enunciado:
a) Identifique as principais nações envolvidas no conflito, destacando as principais alianças militares formadas nesse contexto.
b) Analise as principais consequências geopolíticas da Primeira Guerra Mundial para a Europa.
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
TEXTO I
A Marinha identifica, na voz de Thomas Barnett, uma ampla região potencialmente insubmissa ou simplesmente irredutível às normas gerais de funcionamento promovidas pelos Estados Unidos e sancionadas pelo Fundo Monetário Internacional, pela Organização Mundial do Comércio e pelo Banco Mundial. E não necessariamente por sua consciência rebelde, mas sim, em muitos casos, pela insubstancialidade de suas instituições estatais.
TEXTO II
CECEÑA, A. E. Hegemonias e emancipações no século XXI. Buenos Aires: Clacso, 2005.
As preocupações do governo estadunidense expressas no texto e no mapa evidenciam uma estratégia para
- Química | 3.7 Polímeros
(UNIT)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, proíbe a venda de mamadeiras fabricadas com bisfenol A, a partir de janeiro de 2012, em razão da suspeita de câncer, diabetes e infertilidade. A proibição visa proteger bebês de zero a doze meses, mas deixa de lado utensílios usados por crianças, como copos, pratos e talheres, além do revestimento interno de latas de leite e a comercialização de garrafões de água. O bisfenol A é usado como matéria-prima na produção de policarbonatos, um polímero de alta resistência mecânica e transparência.
A análise dessas informações permite corretamente concluir:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão O Encontro Em redor, o vasto campo. Mergulhado em névoa branda, o verde era pálido e opaco. Contra o céu, erguiam-se os negros penhascos tão retos que pareciam recortados a faca. Espetado na ponta da pedra mais alta, o sol espiava atrás de uma nuvem. “Onde, meu Deus?! – perguntava a mim mesma – Onde vi esta mesma paisagem, numa tarde assim igual?” Era a primeira vez que eu pisava naquele lugar. Nas minhas andanças pelas redondezas, jamais fora além do vale. Mas nesse dia, sem nenhum cansaço, transpus a colina e cheguei ao campo. Que calma! E que desolação. Tudo aquilo – disso estava bem certa – era completamente inédito pra mim. Mas por que então o quadro se identificava, em todas as minúcias, a uma imagem semelhante lá nas profundezas da minha memória? Voltei-me para o bosque que se estendia à minha direita. Esse bosque eu também já conhecera com sua folhagem cor de brasa dentro de uma névoa dourada. “Já vi tudo isto, já vi ... Mas onde? E quando?” Fui andando em direção aos penhascos. Atravessei o campo. E cheguei à boca do abismo cavado entre as pedras. Um vapor denso subia como um hálito daquela garganta de cujo fundo insondável vinha um remotíssimo som de água corrente. Aquele som eu também conhecia. Fechei os olhos. “Mas se nunca estive aqui! Sonhei, foi isso? Percorri em sonho estes lugares e agora os encontro palpáveis, reais? Por uma dessas extraordinárias coincidências teria eu antecipado aquele passeio enquanto dormia?” Sacudi a cabeça, não, a lembrança – tão antiga quanto viva – escapava da inconsciência de um simples sonho [...] TELLES, Lygia Fagundes. Oito contos de amor.
São Paulo: Ática.1996.
Considerando o contexto, infere-se que a paisagem descrita no primeiro parágrafo, em destaque no texto, provoca no narrador-personagem uma sensação de:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em:http://www.mt.gov.br. Acesso em: 28 jun. 2011 (adaptado).
O texto publicitário tem como objetivo principal o convencimento do seu público-leitor e, para alcançar esse objetivo, utiliza diferentes tipos de linguagem. Na peça publicitária, que foi divulgada na ocasião da aprovação da Lei Seca, os elementos verbais e não verbais foram usados a fim de levar a população a: